Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Fernando Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pacheco, Luís Miguel, Sousa, Pedro Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1023
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as variáveis responsáveis pela atratividade dos shoppings. O método utilizado é quantitativo e exploratório. Foi efetuado um inquérito por questionário à população residente na área metropolitana do Porto, em Portugal. Os shoppings dispõem de meios de atração e modernidade e tornam-se em grandes centros de lazer e convívio, onde a vida social ganha novos contornos e as vivências citadinas se reinventam, concorrendo entre si para atrair o maior número possível de visitantes. Os resultados apresentam nove fatores com relevância na atratividade dos shoppings: a publicidade, os níveis de consumismo, o lazer, o estatuto social, a praça de restauração, a higiene e segurança, os cinemas, os hipermercados e as lojas de tecnologia. Apesar de tratar-se de um estudo exploratório, os nove fatores encontrados são uma contribuição para estudos na área do varejo, merecendo a atenção por parte de planejadores e operadores de shoppings.
id RCAP_f0bca01043e26e2b624df119dc1fbf46
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal.ShoppingsNecessidades do consumidorAtratividade dos shoppingsMotivações de compraVarejo urbanoEste artigo tem como objetivo analisar as variáveis responsáveis pela atratividade dos shoppings. O método utilizado é quantitativo e exploratório. Foi efetuado um inquérito por questionário à população residente na área metropolitana do Porto, em Portugal. Os shoppings dispõem de meios de atração e modernidade e tornam-se em grandes centros de lazer e convívio, onde a vida social ganha novos contornos e as vivências citadinas se reinventam, concorrendo entre si para atrair o maior número possível de visitantes. Os resultados apresentam nove fatores com relevância na atratividade dos shoppings: a publicidade, os níveis de consumismo, o lazer, o estatuto social, a praça de restauração, a higiene e segurança, os cinemas, os hipermercados e as lojas de tecnologia. Apesar de tratar-se de um estudo exploratório, os nove fatores encontrados são uma contribuição para estudos na área do varejo, merecendo a atenção por parte de planejadores e operadores de shoppings.FURB - Universidade de Blumenau2015-02-04T14:54:19Z2015-02-042014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1023http://hdl.handle.net/11328/1023porTavares, F.O., Pacheco, L.M., & Sousa, P.F. (2014). Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal. Revista de Negócios, 19 (4), 84-102. DOI:10.7867/1980 -4431.2014v19n4p84_103.http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/4441/2866Tavares, Fernando OliveiraPacheco, Luís MiguelSousa, Pedro Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:12:19Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:18.931925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal.
title Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal.
spellingShingle Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal.
Tavares, Fernando Oliveira
Shoppings
Necessidades do consumidor
Atratividade dos shoppings
Motivações de compra
Varejo urbano
title_short Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal.
title_full Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal.
title_fullStr Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal.
title_full_unstemmed Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal.
title_sort Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal.
author Tavares, Fernando Oliveira
author_facet Tavares, Fernando Oliveira
Pacheco, Luís Miguel
Sousa, Pedro Ferreira
author_role author
author2 Pacheco, Luís Miguel
Sousa, Pedro Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Fernando Oliveira
Pacheco, Luís Miguel
Sousa, Pedro Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Shoppings
Necessidades do consumidor
Atratividade dos shoppings
Motivações de compra
Varejo urbano
topic Shoppings
Necessidades do consumidor
Atratividade dos shoppings
Motivações de compra
Varejo urbano
description Este artigo tem como objetivo analisar as variáveis responsáveis pela atratividade dos shoppings. O método utilizado é quantitativo e exploratório. Foi efetuado um inquérito por questionário à população residente na área metropolitana do Porto, em Portugal. Os shoppings dispõem de meios de atração e modernidade e tornam-se em grandes centros de lazer e convívio, onde a vida social ganha novos contornos e as vivências citadinas se reinventam, concorrendo entre si para atrair o maior número possível de visitantes. Os resultados apresentam nove fatores com relevância na atratividade dos shoppings: a publicidade, os níveis de consumismo, o lazer, o estatuto social, a praça de restauração, a higiene e segurança, os cinemas, os hipermercados e as lojas de tecnologia. Apesar de tratar-se de um estudo exploratório, os nove fatores encontrados são uma contribuição para estudos na área do varejo, merecendo a atenção por parte de planejadores e operadores de shoppings.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-04T14:54:19Z
2015-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1023
http://hdl.handle.net/11328/1023
url http://hdl.handle.net/11328/1023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tavares, F.O., Pacheco, L.M., & Sousa, P.F. (2014). Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal. Revista de Negócios, 19 (4), 84-102. DOI:10.7867/1980 -4431.2014v19n4p84_103.
http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/4441/2866
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FURB - Universidade de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv FURB - Universidade de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134976948568064