O que ainda não tem nome: Processo de criação em animação como suporte da memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Cybelle do Amaral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12008
Resumo: O que ainda não tem nome é um filme de animação de curta-metragem realizado no âmbito do Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior, no intento de obtenção de grau académico de mestre. Este relatório pretende descrever o processo criativo e analisar o percurso pessoal para a concretização do filme. Começo por explicar as motivações iniciais para a realização deste curta-metragem e um pouco de história, as quais são importantes para que o leitor compreenda as questões políticas que contextualizaram os fatos com os quais o curta dialoga, bem como os elementos autobiográficos que contém e as implicações desta abordagem mais intimista. A pré-produção é abordada depois, no segundo capítulo, e nela se descreve a forma como foi feita a recolha de material documental, a organização deste material e as escolhas no que respeita à edição sonora, sendo o som um aspeto decisivo na obra. Em seguida, no terceiro capítulo, intitulado “Produção”, detalho como, antes da própria estruturação da narrativa, iniciei o desenho, o qual se uniu aos depoimentos selecionados, bem como o momento em que foi definida a técnica adotada, a rotoscopia, recorrendo a meios analógicos e digitais. Ao contrário da generalidade dos animadores, ao invés de seguir o caminho convencional de preparação de projeto com uma antevisão e detalhamento das cenas através do storyboard, neste projeto optei por um postoryboard, um storyboard realizado depois da pós-produção, abordagem que permitiu maior liberdade criativa e imaginativa. Os resultados indiretos do filme, as cenas não usadas e a vida autónoma que ganharam são tema para o quarto capítulo. São extras descartadas ao longo do processo de produção e que integram, e integrarão, outros projetos que, partindo daqui, constituirão obras independentes e livres. No quinto capítulo discorro acerca do papel do erro no fazer do filme, considerando e compreendendo a imperfeição de cenas e desenhos como fator criativo da obra artística. O erro, além de elemento constitutivo do processo de aprendizagem que me acompanhou ao longo dessa trajetória, faz parte da metodologia de trabalho do filme resultante. Por fim, concluo relatando minhas impressões pessoais do processo e motivações, e revelando, talvez, um pouco de raiva e tristeza.
id RCAP_f0c366bae6c0e4edfbaba988d1562336
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que ainda não tem nome: Processo de criação em animação como suporte da memóriaAnimaçãoDitaduraDocumentárioMemóriaRotoscopiaDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::CinemaO que ainda não tem nome é um filme de animação de curta-metragem realizado no âmbito do Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior, no intento de obtenção de grau académico de mestre. Este relatório pretende descrever o processo criativo e analisar o percurso pessoal para a concretização do filme. Começo por explicar as motivações iniciais para a realização deste curta-metragem e um pouco de história, as quais são importantes para que o leitor compreenda as questões políticas que contextualizaram os fatos com os quais o curta dialoga, bem como os elementos autobiográficos que contém e as implicações desta abordagem mais intimista. A pré-produção é abordada depois, no segundo capítulo, e nela se descreve a forma como foi feita a recolha de material documental, a organização deste material e as escolhas no que respeita à edição sonora, sendo o som um aspeto decisivo na obra. Em seguida, no terceiro capítulo, intitulado “Produção”, detalho como, antes da própria estruturação da narrativa, iniciei o desenho, o qual se uniu aos depoimentos selecionados, bem como o momento em que foi definida a técnica adotada, a rotoscopia, recorrendo a meios analógicos e digitais. Ao contrário da generalidade dos animadores, ao invés de seguir o caminho convencional de preparação de projeto com uma antevisão e detalhamento das cenas através do storyboard, neste projeto optei por um postoryboard, um storyboard realizado depois da pós-produção, abordagem que permitiu maior liberdade criativa e imaginativa. Os resultados indiretos do filme, as cenas não usadas e a vida autónoma que ganharam são tema para o quarto capítulo. São extras descartadas ao longo do processo de produção e que integram, e integrarão, outros projetos que, partindo daqui, constituirão obras independentes e livres. No quinto capítulo discorro acerca do papel do erro no fazer do filme, considerando e compreendendo a imperfeição de cenas e desenhos como fator criativo da obra artística. O erro, além de elemento constitutivo do processo de aprendizagem que me acompanhou ao longo dessa trajetória, faz parte da metodologia de trabalho do filme resultante. Por fim, concluo relatando minhas impressões pessoais do processo e motivações, e revelando, talvez, um pouco de raiva e tristeza.What Doesn’t Have a Name Yet is a short animation film made within the scope of the Master's Degree in Cinema of the University of Beira Interior, in the attempt to obtain a master's degree. This report intends to describe the creative process and analyze the personal journey towards the realization of the film. I begin by explaining the initial motivations for making this short film and a bit of history, which are important for the reader to understand the political issues that contextualized the facts with which the short film dialogues, as well as the autobiographical elements it contains and the implications of this more intimate approach. Pre-production is dealt with later, in the second chapter, and it the way the collection of documentary material was made, the organization of this material, and the choices about sound editing are described, the sound being a decisive aspect in the work. Then, in the third chapter, entitled Production, I detail how, before the very structuring of the narrative, I began the drawing, which was joined to the selected statements, as well as the moment when the adopted technique was defined, rotoscopy, using both analog and digital media. Contrary to the generality of animators, instead of following the conventional path of project preparation with a preview and detailing of scenes through storyboard, in this project, I opted for a post-storyboard, a storyboard made after post-production, an approach that allowed greater creative and imaginative freedom. The indirect results of the film, not used scenes, and the autonomous life they gained is the subject for the fourth chapter. They are extras discarded throughout the production process, and which integrate and will be part of other projects that, starting from here, will constitute independent works. In the fifth chapter, I discuss the role of the error in the making of the film, considering and understanding the imperfection of scenes and drawings as a creative factor of the artistic work. The error, besides being a constitutive element of the learning process that accompanied me throughout this trajectory, is part of the work methodology of the resulting film. Finally, I conclude by reporting my impressions of the process and motivations and revealing, perhaps, a little anger and sadness.Nogueira, Luis Carlos da CostauBibliorumMendes, Cybelle do Amaral2022-01-24T16:12:29Z2021-12-022021-10-112021-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12008TID:202890465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T03:39:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:42.410332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que ainda não tem nome: Processo de criação em animação como suporte da memória
title O que ainda não tem nome: Processo de criação em animação como suporte da memória
spellingShingle O que ainda não tem nome: Processo de criação em animação como suporte da memória
Mendes, Cybelle do Amaral
Animação
Ditadura
Documentário
Memória
Rotoscopia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
title_short O que ainda não tem nome: Processo de criação em animação como suporte da memória
title_full O que ainda não tem nome: Processo de criação em animação como suporte da memória
title_fullStr O que ainda não tem nome: Processo de criação em animação como suporte da memória
title_full_unstemmed O que ainda não tem nome: Processo de criação em animação como suporte da memória
title_sort O que ainda não tem nome: Processo de criação em animação como suporte da memória
author Mendes, Cybelle do Amaral
author_facet Mendes, Cybelle do Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Luis Carlos da Costa
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Cybelle do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Animação
Ditadura
Documentário
Memória
Rotoscopia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
topic Animação
Ditadura
Documentário
Memória
Rotoscopia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
description O que ainda não tem nome é um filme de animação de curta-metragem realizado no âmbito do Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior, no intento de obtenção de grau académico de mestre. Este relatório pretende descrever o processo criativo e analisar o percurso pessoal para a concretização do filme. Começo por explicar as motivações iniciais para a realização deste curta-metragem e um pouco de história, as quais são importantes para que o leitor compreenda as questões políticas que contextualizaram os fatos com os quais o curta dialoga, bem como os elementos autobiográficos que contém e as implicações desta abordagem mais intimista. A pré-produção é abordada depois, no segundo capítulo, e nela se descreve a forma como foi feita a recolha de material documental, a organização deste material e as escolhas no que respeita à edição sonora, sendo o som um aspeto decisivo na obra. Em seguida, no terceiro capítulo, intitulado “Produção”, detalho como, antes da própria estruturação da narrativa, iniciei o desenho, o qual se uniu aos depoimentos selecionados, bem como o momento em que foi definida a técnica adotada, a rotoscopia, recorrendo a meios analógicos e digitais. Ao contrário da generalidade dos animadores, ao invés de seguir o caminho convencional de preparação de projeto com uma antevisão e detalhamento das cenas através do storyboard, neste projeto optei por um postoryboard, um storyboard realizado depois da pós-produção, abordagem que permitiu maior liberdade criativa e imaginativa. Os resultados indiretos do filme, as cenas não usadas e a vida autónoma que ganharam são tema para o quarto capítulo. São extras descartadas ao longo do processo de produção e que integram, e integrarão, outros projetos que, partindo daqui, constituirão obras independentes e livres. No quinto capítulo discorro acerca do papel do erro no fazer do filme, considerando e compreendendo a imperfeição de cenas e desenhos como fator criativo da obra artística. O erro, além de elemento constitutivo do processo de aprendizagem que me acompanhou ao longo dessa trajetória, faz parte da metodologia de trabalho do filme resultante. Por fim, concluo relatando minhas impressões pessoais do processo e motivações, e revelando, talvez, um pouco de raiva e tristeza.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02
2021-10-11
2021-12-02T00:00:00Z
2022-01-24T16:12:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/12008
TID:202890465
url http://hdl.handle.net/10400.6/12008
identifier_str_mv TID:202890465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136405549481984