Síndrome Fetal Alcoólico, psicomotricidade, leitura e escrita : uma intervenção simultânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Susana Margarida Prata
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5421
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
id RCAP_f0c481b684b0368d6c3ee1690c27638b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5421
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Síndrome Fetal Alcoólico, psicomotricidade, leitura e escrita : uma intervenção simultâneaSíndrome Fetal AlcoólicoLeituraEscritaPsicomotricidadeBateria de Observação PsicomotoraFetal Alcohol SyndromeReadingWritingPsychomotricityObservation Psychomotor BatteryDomínio/Área Científica::Ciências SociaisTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.O presente estudo teve como objetivo desenvolver o perfil psicomotor, as competências da leitura e da escrita, num jovem do género masculino de dezasseis anos de idade com síndrome fetal alcoólica. Procedeu-se a uma avaliação inicial do perfil psicomotor, através da aplicação da Bateria de Observação Psicomotora de Vítor da Fonseca (BPM), assim como da leitura e a escrita, através de uma grelha de palavras, com o objetivo de avaliar o número de palavras e a velocidade da leitura e da escrita. Posteriormente operacionalizámos um programa de intervenção para desenvolver o perfil psicomotor, em simultâneo com a leitura e a escrita, em contexto sala de aula e em meio aquático. No fim do programa de intervenção, realizou-se uma avaliação final, pelo mesmo método do processo inicial, procurando apurar evoluções nos domínios mais desfavorecidos. Destaca-se que o aluno apresentou uma evolução nos fatores psicomotores da equilibração e na lateralização, evidenciando ainda uma globalização de maior número de palavras face ao que globalizava no início, assim como melhorou a qualidade gráfica.The main purpose of this work is about an observation the reading, writing and psychomotricity abilities of a sixteen years old boy with alcoholic fetal syndrome. An initial assessment was made, where reading and writing were evaluated using a scale of words in order to evaluate the number of words and the speed of reading and writing. The psychomotricity skills were evaluated by applying the Observation Psychomotor Battery from Vítor da Fonseca (BPM). Then, an intervention plan on reading, writing and psychomotricity has been performed in classroom context and, on the other hand, in the aquatic environment. Finally, a final evaluation has been done in order to repeat the same evaluations applied at the beginning of the study to conclude if there was any improvement or not in the fields in which more difficulties were felt. After the final evaluation, we present the results of the study from the Observation Psychomotor Battery and the reading and writing abilities. It’s important to enhance the student’s improvement concerning the three fields of observation, once he became more efficient in globalizing words than before. He also improved his graphical skills and some of the BPM facts.Mesquita, Maria Helena Ferreira de PedroBatista, Marco Alexandre da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAzevedo, Susana Margarida Prata2017-01-11T14:43:16Z2016-11-152016-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5421TID:201547996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:30Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:11.318230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome Fetal Alcoólico, psicomotricidade, leitura e escrita : uma intervenção simultânea
title Síndrome Fetal Alcoólico, psicomotricidade, leitura e escrita : uma intervenção simultânea
spellingShingle Síndrome Fetal Alcoólico, psicomotricidade, leitura e escrita : uma intervenção simultânea
Azevedo, Susana Margarida Prata
Síndrome Fetal Alcoólico
Leitura
Escrita
Psicomotricidade
Bateria de Observação Psicomotora
Fetal Alcohol Syndrome
Reading
Writing
Psychomotricity
Observation Psychomotor Battery
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Síndrome Fetal Alcoólico, psicomotricidade, leitura e escrita : uma intervenção simultânea
title_full Síndrome Fetal Alcoólico, psicomotricidade, leitura e escrita : uma intervenção simultânea
title_fullStr Síndrome Fetal Alcoólico, psicomotricidade, leitura e escrita : uma intervenção simultânea
title_full_unstemmed Síndrome Fetal Alcoólico, psicomotricidade, leitura e escrita : uma intervenção simultânea
title_sort Síndrome Fetal Alcoólico, psicomotricidade, leitura e escrita : uma intervenção simultânea
author Azevedo, Susana Margarida Prata
author_facet Azevedo, Susana Margarida Prata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro
Batista, Marco Alexandre da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Susana Margarida Prata
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome Fetal Alcoólico
Leitura
Escrita
Psicomotricidade
Bateria de Observação Psicomotora
Fetal Alcohol Syndrome
Reading
Writing
Psychomotricity
Observation Psychomotor Battery
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Síndrome Fetal Alcoólico
Leitura
Escrita
Psicomotricidade
Bateria de Observação Psicomotora
Fetal Alcohol Syndrome
Reading
Writing
Psychomotricity
Observation Psychomotor Battery
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-15
2016-11-15T00:00:00Z
2017-01-11T14:43:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5421
TID:201547996
url http://hdl.handle.net/10400.11/5421
identifier_str_mv TID:201547996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130821948342272