Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/4230 |
Resumo: | Projetando-se para além da ideia do corpo orgânico e expressivo e, cimentando uma estreita relação entre motricidade, cognição e linguagem, as atuais práticas de Psicomotricidade alcançam um novo campo concetual. Neste artigo, de natureza qualitativa, pretendeu-se traçar o perfil psicomotor de uma criança de 8 anos com Perturbação Específica da Linguagem (PEL) e Dislexia, através da aplicação da Bateria de Observação Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca e correlacioná-lo com o perfil cognitivo e linguístico. Através da triangulação dos resultados obtidos nos testes psicomotores, cognitivos e linguísticos corroboraram-se os dados encontrados na literatura, que apontam claramente para a existência de co-morbilidade entre PEL, Dislexia e alterações no perfil psicomotor, demonstrando, assim, uma forte correlação entre psicomotricidade, cognição e linguagem. Por conseguinte, torna-se urgente e exequível sensibilizar a família, os técnicos de saúde e da educação para a necessidade de uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade e linguagem, quer a nível profilático quer reabilitativo. |
id |
RCAP_11c3b10c3c5b8b0ef1c215945f0e11b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4230 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e DislexiaPsychomotor profile of a child with specific language impairment and DyslexiaBateria de observação psicomotoraPerturbação específica da linguagemDislexiaObservation psychomotor’s batterySpecific language impairmentDyslexiaProjetando-se para além da ideia do corpo orgânico e expressivo e, cimentando uma estreita relação entre motricidade, cognição e linguagem, as atuais práticas de Psicomotricidade alcançam um novo campo concetual. Neste artigo, de natureza qualitativa, pretendeu-se traçar o perfil psicomotor de uma criança de 8 anos com Perturbação Específica da Linguagem (PEL) e Dislexia, através da aplicação da Bateria de Observação Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca e correlacioná-lo com o perfil cognitivo e linguístico. Através da triangulação dos resultados obtidos nos testes psicomotores, cognitivos e linguísticos corroboraram-se os dados encontrados na literatura, que apontam claramente para a existência de co-morbilidade entre PEL, Dislexia e alterações no perfil psicomotor, demonstrando, assim, uma forte correlação entre psicomotricidade, cognição e linguagem. Por conseguinte, torna-se urgente e exequível sensibilizar a família, os técnicos de saúde e da educação para a necessidade de uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade e linguagem, quer a nível profilático quer reabilitativo.Projecting beyond the ideia of the organic and expressive body and cementing a close relationship between motor skills, cognition and language, the current practices Psychomotricity reach a new conceptual field. In this paper of qualitative nature, it was intended to draw the psychomotor profile of a 8 years old child with Specific language impairment (SLI) and Dyslexia, by using the Vitor da Fonseca ‘s Observation Psychomotor Battery (OPB) and correlate it with the linguistic and cognitive profiles. Througt the triangulation of the results obtained in psychomotor, cognitive and language tests, the data in literature was corroborated, which clearly point to the existence of co-morbidity between PEL, Dyslexia and disturbances in the psychomotor’s profile, thereby demonstrating a strong correlation between psychomotricity, cognition and language. Therefore, it’s urgent, and possible, to sensitize the family, the health and education professionals for the need to a multidisciplinary approach in the areas of psychomotricity and language, both at a prophylactic or rehabilitative level.Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDias, Tânia Patrícia CostaMesquita, Helena2016-04-16T09:37:20Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/4230porDIAS, Tânia; MESQUITA, Helena; (2013) – Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia. Revista Educação Especial. ISSN 1808-270X. Vol. 26, nº 45, p. 11-301808-270Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T01:48:28Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T01:48:28Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia Psychomotor profile of a child with specific language impairment and Dyslexia |
title |
Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia |
spellingShingle |
Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia Dias, Tânia Patrícia Costa Bateria de observação psicomotora Perturbação específica da linguagem Dislexia Observation psychomotor’s battery Specific language impairment Dyslexia |
title_short |
Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia |
title_full |
Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia |
title_fullStr |
Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia |
title_full_unstemmed |
Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia |
title_sort |
Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia |
author |
Dias, Tânia Patrícia Costa |
author_facet |
Dias, Tânia Patrícia Costa Mesquita, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Tânia Patrícia Costa Mesquita, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bateria de observação psicomotora Perturbação específica da linguagem Dislexia Observation psychomotor’s battery Specific language impairment Dyslexia |
topic |
Bateria de observação psicomotora Perturbação específica da linguagem Dislexia Observation psychomotor’s battery Specific language impairment Dyslexia |
description |
Projetando-se para além da ideia do corpo orgânico e expressivo e, cimentando uma estreita relação entre motricidade, cognição e linguagem, as atuais práticas de Psicomotricidade alcançam um novo campo concetual. Neste artigo, de natureza qualitativa, pretendeu-se traçar o perfil psicomotor de uma criança de 8 anos com Perturbação Específica da Linguagem (PEL) e Dislexia, através da aplicação da Bateria de Observação Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca e correlacioná-lo com o perfil cognitivo e linguístico. Através da triangulação dos resultados obtidos nos testes psicomotores, cognitivos e linguísticos corroboraram-se os dados encontrados na literatura, que apontam claramente para a existência de co-morbilidade entre PEL, Dislexia e alterações no perfil psicomotor, demonstrando, assim, uma forte correlação entre psicomotricidade, cognição e linguagem. Por conseguinte, torna-se urgente e exequível sensibilizar a família, os técnicos de saúde e da educação para a necessidade de uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade e linguagem, quer a nível profilático quer reabilitativo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2016-04-16T09:37:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/4230 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/4230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
DIAS, Tânia; MESQUITA, Helena; (2013) – Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia. Revista Educação Especial. ISSN 1808-270X. Vol. 26, nº 45, p. 11-30 1808-270X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817542965423243264 |