Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Tânia Patrícia Costa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mesquita, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/4230
Resumo: Projetando-se para além da ideia do corpo orgânico e expressivo e, cimentando uma estreita relação entre motricidade, cognição e linguagem, as atuais práticas de Psicomotricidade alcançam um novo campo concetual. Neste artigo, de natureza qualitativa, pretendeu-se traçar o perfil psicomotor de uma criança de 8 anos com Perturbação Específica da Linguagem (PEL) e Dislexia, através da aplicação da Bateria de Observação Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca e correlacioná-lo com o perfil cognitivo e linguístico. Através da triangulação dos resultados obtidos nos testes psicomotores, cognitivos e linguísticos corroboraram-se os dados encontrados na literatura, que apontam claramente para a existência de co-morbilidade entre PEL, Dislexia e alterações no perfil psicomotor, demonstrando, assim, uma forte correlação entre psicomotricidade, cognição e linguagem. Por conseguinte, torna-se urgente e exequível sensibilizar a família, os técnicos de saúde e da educação para a necessidade de uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade e linguagem, quer a nível profilático quer reabilitativo.
id RCAP_11c3b10c3c5b8b0ef1c215945f0e11b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e DislexiaPsychomotor profile of a child with specific language impairment and DyslexiaBateria de observação psicomotoraPerturbação específica da linguagemDislexiaObservation psychomotor’s batterySpecific language impairmentDyslexiaProjetando-se para além da ideia do corpo orgânico e expressivo e, cimentando uma estreita relação entre motricidade, cognição e linguagem, as atuais práticas de Psicomotricidade alcançam um novo campo concetual. Neste artigo, de natureza qualitativa, pretendeu-se traçar o perfil psicomotor de uma criança de 8 anos com Perturbação Específica da Linguagem (PEL) e Dislexia, através da aplicação da Bateria de Observação Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca e correlacioná-lo com o perfil cognitivo e linguístico. Através da triangulação dos resultados obtidos nos testes psicomotores, cognitivos e linguísticos corroboraram-se os dados encontrados na literatura, que apontam claramente para a existência de co-morbilidade entre PEL, Dislexia e alterações no perfil psicomotor, demonstrando, assim, uma forte correlação entre psicomotricidade, cognição e linguagem. Por conseguinte, torna-se urgente e exequível sensibilizar a família, os técnicos de saúde e da educação para a necessidade de uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade e linguagem, quer a nível profilático quer reabilitativo.Projecting beyond the ideia of the organic and expressive body and cementing a close relationship between motor skills, cognition and language, the current practices Psychomotricity reach a new conceptual field. In this paper of qualitative nature, it was intended to draw the psychomotor profile of a 8 years old child with Specific language impairment (SLI) and Dyslexia, by using the Vitor da Fonseca ‘s Observation Psychomotor Battery (OPB) and correlate it with the linguistic and cognitive profiles. Througt the triangulation of the results obtained in psychomotor, cognitive and language tests, the data in literature was corroborated, which clearly point to the existence of co-morbidity between PEL, Dyslexia and disturbances in the psychomotor’s profile, thereby demonstrating a strong correlation between psychomotricity, cognition and language. Therefore, it’s urgent, and possible, to sensitize the family, the health and education professionals for the need to a multidisciplinary approach in the areas of psychomotricity and language, both at a prophylactic or rehabilitative level.Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDias, Tânia Patrícia CostaMesquita, Helena2016-04-16T09:37:20Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/4230porDIAS, Tânia; MESQUITA, Helena; (2013) – Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia. Revista Educação Especial. ISSN 1808-270X. Vol. 26, nº 45, p. 11-301808-270Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T01:48:28Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T01:48:28Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia
Psychomotor profile of a child with specific language impairment and Dyslexia
title Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia
spellingShingle Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia
Dias, Tânia Patrícia Costa
Bateria de observação psicomotora
Perturbação específica da linguagem
Dislexia
Observation psychomotor’s battery
Specific language impairment
Dyslexia
title_short Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia
title_full Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia
title_fullStr Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia
title_full_unstemmed Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia
title_sort Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia
author Dias, Tânia Patrícia Costa
author_facet Dias, Tânia Patrícia Costa
Mesquita, Helena
author_role author
author2 Mesquita, Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Tânia Patrícia Costa
Mesquita, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Bateria de observação psicomotora
Perturbação específica da linguagem
Dislexia
Observation psychomotor’s battery
Specific language impairment
Dyslexia
topic Bateria de observação psicomotora
Perturbação específica da linguagem
Dislexia
Observation psychomotor’s battery
Specific language impairment
Dyslexia
description Projetando-se para além da ideia do corpo orgânico e expressivo e, cimentando uma estreita relação entre motricidade, cognição e linguagem, as atuais práticas de Psicomotricidade alcançam um novo campo concetual. Neste artigo, de natureza qualitativa, pretendeu-se traçar o perfil psicomotor de uma criança de 8 anos com Perturbação Específica da Linguagem (PEL) e Dislexia, através da aplicação da Bateria de Observação Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca e correlacioná-lo com o perfil cognitivo e linguístico. Através da triangulação dos resultados obtidos nos testes psicomotores, cognitivos e linguísticos corroboraram-se os dados encontrados na literatura, que apontam claramente para a existência de co-morbilidade entre PEL, Dislexia e alterações no perfil psicomotor, demonstrando, assim, uma forte correlação entre psicomotricidade, cognição e linguagem. Por conseguinte, torna-se urgente e exequível sensibilizar a família, os técnicos de saúde e da educação para a necessidade de uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade e linguagem, quer a nível profilático quer reabilitativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-04-16T09:37:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/4230
url http://hdl.handle.net/10400.11/4230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIAS, Tânia; MESQUITA, Helena; (2013) – Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia. Revista Educação Especial. ISSN 1808-270X. Vol. 26, nº 45, p. 11-30
1808-270X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817542965423243264