A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Maria Inácia Vidigal
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/900
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
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spelling A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridadePsicologia educacionalAprendizagemEpistemologiaLinguagem escritaIdade escolarEducational psychologyLearningEpistemologyWritten languageSchool-age childrenDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO presente estudo procura compreender como a escrita na escola, designadamente a revisão de textos realizada sistematicamente e em interacção, pode contribuir para a aprendizagem dos próprios processos de escrita pelas crianças, através da reflexão sobre a língua. Para isso foi realizado um estudo longitudinal de curta duração, num contexto escolar interactivo, em que a escrita, socialmente finalizada, era utilizada nas suas diversas funções. Numa amostra de doze crianças de uma turma do 3o ano de escolaridade, seis consideradas menos competentes na escrita e seis mais competentes, foi observada, ao longo do ano, a revisão de textos livres dos alunos, realizada individualmente por metade da amostra e em díades heterogéneas, em situação de co-elaboração, pela outra metade. Este processo iniciou-se com um pré-teste individual e terminou com um pós-teste realizado nas mesmas condições. Do pré para o pós teste foi analisada a evolução da consciência da tarefa de revisão, bem como os níveis textuais e linguísticos, os tipos de operações utilizados pelos alunos, comparando os resultados dos que trabalharam individualmente e a pares durante as revisões de textos ao longo do ano. Analisou-se ainda a interdiscursidade das díades para perceber os níveis de reflexão sobre a escrita desenvolvida pelos alunos. Verificou-se que as crianças da amostra evoluíram positivamente do início para o final do ano, no que se refere à consciência da tarefa, e registaram mais modificações de profundidade e semânticas. Comparando os dois grupos, verificaram-se, no final do ano, relativamente àqueles níveis textuais e linguisticos, valores significativamente superiores nas crianças que trabalharam a pares, designadamente nas menos competentes. Estes resultados apontam para a conclusão de que a instituição de rotinas de revisão de textos dos alunos, sobretudo em díades heterogéneas, inscritas em sistemas pedagógicos cooperativos, propicia níveis superiores de reflexão sobre a escrita, os quais concorrem para a apropriação de saberes e de competências no domínio da metatextualidade e da metalinguística, cumprindo, assim, a sua função epistémica.Instituto Superior de Psicologia AplicadaMartins, Margarida AlvesRepositório do ISPASantana, Maria Inácia Vidigal2011-09-26T20:30:07Z2003-01-01T00:00:00Z2003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:00Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:00.433729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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