A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/900 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
id |
RCAP_f0dbecbd4c2c40850928ab27b6a1bd2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/900 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridadePsicologia educacionalAprendizagemEpistemologiaLinguagem escritaIdade escolarEducational psychologyLearningEpistemologyWritten languageSchool-age childrenDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO presente estudo procura compreender como a escrita na escola, designadamente a revisão de textos realizada sistematicamente e em interacção, pode contribuir para a aprendizagem dos próprios processos de escrita pelas crianças, através da reflexão sobre a língua. Para isso foi realizado um estudo longitudinal de curta duração, num contexto escolar interactivo, em que a escrita, socialmente finalizada, era utilizada nas suas diversas funções. Numa amostra de doze crianças de uma turma do 3o ano de escolaridade, seis consideradas menos competentes na escrita e seis mais competentes, foi observada, ao longo do ano, a revisão de textos livres dos alunos, realizada individualmente por metade da amostra e em díades heterogéneas, em situação de co-elaboração, pela outra metade. Este processo iniciou-se com um pré-teste individual e terminou com um pós-teste realizado nas mesmas condições. Do pré para o pós teste foi analisada a evolução da consciência da tarefa de revisão, bem como os níveis textuais e linguísticos, os tipos de operações utilizados pelos alunos, comparando os resultados dos que trabalharam individualmente e a pares durante as revisões de textos ao longo do ano. Analisou-se ainda a interdiscursidade das díades para perceber os níveis de reflexão sobre a escrita desenvolvida pelos alunos. Verificou-se que as crianças da amostra evoluíram positivamente do início para o final do ano, no que se refere à consciência da tarefa, e registaram mais modificações de profundidade e semânticas. Comparando os dois grupos, verificaram-se, no final do ano, relativamente àqueles níveis textuais e linguisticos, valores significativamente superiores nas crianças que trabalharam a pares, designadamente nas menos competentes. Estes resultados apontam para a conclusão de que a instituição de rotinas de revisão de textos dos alunos, sobretudo em díades heterogéneas, inscritas em sistemas pedagógicos cooperativos, propicia níveis superiores de reflexão sobre a escrita, os quais concorrem para a apropriação de saberes e de competências no domínio da metatextualidade e da metalinguística, cumprindo, assim, a sua função epistémica.Instituto Superior de Psicologia AplicadaMartins, Margarida AlvesRepositório do ISPASantana, Maria Inácia Vidigal2011-09-26T20:30:07Z2003-01-01T00:00:00Z2003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:00Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:00.433729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridade |
title |
A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridade |
spellingShingle |
A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridade Santana, Maria Inácia Vidigal Psicologia educacional Aprendizagem Epistemologia Linguagem escrita Idade escolar Educational psychology Learning Epistemology Written language School-age children |
title_short |
A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridade |
title_full |
A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridade |
title_fullStr |
A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridade |
title_sort |
A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridade |
author |
Santana, Maria Inácia Vidigal |
author_facet |
Santana, Maria Inácia Vidigal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Margarida Alves Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Maria Inácia Vidigal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Aprendizagem Epistemologia Linguagem escrita Idade escolar Educational psychology Learning Epistemology Written language School-age children |
topic |
Psicologia educacional Aprendizagem Epistemologia Linguagem escrita Idade escolar Educational psychology Learning Epistemology Written language School-age children |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01T00:00:00Z 2003-01-01T00:00:00Z 2011-09-26T20:30:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/900 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130049697284096 |