A importância da comunicação alternativa e aumentativa na inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/11927 |
Resumo: | A linguagem é utilizada pelo ser humano para expressar as suas ideias, sentimentos, desejos e emoções. Através da comunicação com o outro, os indivíduos organizam o seu meio social exploram relações e aprendem, ao longo da toda a vida, a gerir a sua autonomia e capacidade de compreender o mundo. Podemos considerar a linguagem, quer recetiva, quer expressiva como uma forma de interação entre o “nós” e os outros. Porém, alguns indivíduos apresentam dificuldades ao nível da linguagem expressiva ou da linguagem recetiva levando-nos a um questionamento sobre a causa dessas dificuldades e de como encontrar estratégias que possam contribuir para a sua superação. A literatura especializada refere que as causas podem ser multifatoriais e que provocam alterações que condicionam a vida dos indivíduos. A importância da escola inclusiva é a de tentar remover as barreiras, à participação, de todos os alunos encontrando alternativas e utilizando diferentes recursos. Nos casos relacionados com a linguagem expressiva e recetiva, um dos procedimentos que pode ser utilizado é a da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). Esta estratégia pode ser um fator de autonomia comunicativa ajudando o indivíduo a desenvolver uma comunicação eficaz nos ambientes aos quais pertence. Neste estudo foi feita uma pesquisa para saber se a Comunicação Alternativa e Aumentativa é utilizada como estratégia de inclusão nas escolas públicas do Município de Nova Mutum onde estão incluídos alunos com Necessidades Educativas Especiais e Transtornos Severos da Linguagem. Até pouco tempo, acreditava-se que a prática da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) iria comprometer, de forma definitiva, o aparecimento e o desenvolvimento da fala, quando de fato corre o contrário: a prática de programas bem estruturados de CAA faz crescer ainda mais a oportunidade de a criança desenvolver fala futuramente. A CAA tem uma função de grande importância na inclusão escolar. Muitos alunos considerados diferentes acabam enfrentando grande dificuldade para serem incluídos socialmente no ambiente escolar, sobretudo por causa das dificuldades de fala e comunicação. Sendo assim, constituir um canal eficaz de comunicação entre a comunidade escolar e a criança com NEE, mesmo que não seja oral, é fundamental. O desenvolvimento da comunicação funcional tem um forte impacto sobre o comportamento geral da criança, minimizando inclusive comportamentos agressivos. Ao recomendar quais ferramentas serão utilizadas para a implantação da CAA, o ideal é que a avaliação do aluno seja realizada por uma equipe transdisciplinar. Para que a CAA consiga alcançar os objetivos propostos e tenha sucesso, o aluno também precisa atender a alguns pré-requisitos, exatamente do mesmo modo que acontece com a obtenção e desenvolvimento da fala. Logo depois esta avaliação inicial, é necessário determinar se a CAA acontecerá com ou sem apoio, o que vai depender das particularidades de cada um. Uma comunicação com apoio acontecerá através do uso de instrumentos como imagens, placas com figuras, fotos, tablets, note-books e computadores. Já na CAA que utiliza uma comunicação sem apoio, o aluno fará uso de recursos oriundos de seu próprio corpo como língua de sinais, gestos, entre outros. Dentro deste contexto é fundamental reconhecer e ressaltar a necessidade de formação do professor em Educação Especial para a Inclusão Escolar de alunos com NEE com Transtornos Severos da Linguagem. Diante desta proposta de trabalho, foram analisadas as estratégias utilizadas em sala de aula e a importância do professor, do gestor e da escola, no processo de inclusão. |
id |
RCAP_f0e2af8e6e5bbd3db4f2ec5f938aac02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/11927 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da comunicação alternativa e aumentativa na inclusão escolarComunicação alternativa e aumentativaInclusão escolarNecessidades educativas especiaisAlternative and augmentative communicationSchool inclusionSpecial educational needsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA linguagem é utilizada pelo ser humano para expressar as suas ideias, sentimentos, desejos e emoções. Através da comunicação com o outro, os indivíduos organizam o seu meio social exploram relações e aprendem, ao longo da toda a vida, a gerir a sua autonomia e capacidade de compreender o mundo. Podemos considerar a linguagem, quer recetiva, quer expressiva como uma forma de interação entre o “nós” e os outros. Porém, alguns indivíduos apresentam dificuldades ao nível da linguagem expressiva ou da linguagem recetiva levando-nos a um questionamento sobre a causa dessas dificuldades e de como encontrar estratégias que possam contribuir para a sua superação. A literatura especializada refere que as causas podem ser multifatoriais e que provocam alterações que condicionam a vida dos indivíduos. A importância da escola inclusiva é a de tentar remover as barreiras, à participação, de todos os alunos encontrando alternativas e utilizando diferentes recursos. Nos casos relacionados com a linguagem expressiva e recetiva, um dos procedimentos que pode ser utilizado é a da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). Esta estratégia pode ser um fator de autonomia comunicativa ajudando o indivíduo a desenvolver uma comunicação eficaz nos ambientes aos quais pertence. Neste estudo foi feita uma pesquisa para saber se a Comunicação Alternativa e Aumentativa é utilizada como estratégia de inclusão nas escolas públicas do Município de Nova Mutum onde estão incluídos alunos com Necessidades Educativas Especiais e Transtornos Severos da Linguagem. Até pouco tempo, acreditava-se que a prática da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) iria comprometer, de forma definitiva, o aparecimento e o desenvolvimento da fala, quando de fato corre o contrário: a prática de programas bem estruturados de CAA faz crescer ainda mais a oportunidade de a criança desenvolver fala futuramente. A CAA tem uma função de grande importância na inclusão escolar. Muitos alunos considerados diferentes acabam enfrentando grande dificuldade para serem incluídos socialmente no ambiente escolar, sobretudo por causa das dificuldades de fala e comunicação. Sendo assim, constituir um canal eficaz de comunicação entre a comunidade escolar e a criança com NEE, mesmo que não seja oral, é fundamental. O desenvolvimento da comunicação funcional tem um forte impacto sobre o comportamento geral da criança, minimizando inclusive comportamentos agressivos. Ao recomendar quais ferramentas serão utilizadas para a implantação da CAA, o ideal é que a avaliação do aluno seja realizada por uma equipe transdisciplinar. Para que a CAA consiga alcançar os objetivos propostos e tenha sucesso, o aluno também precisa atender a alguns pré-requisitos, exatamente do mesmo modo que acontece com a obtenção e desenvolvimento da fala. Logo depois esta avaliação inicial, é necessário determinar se a CAA acontecerá com ou sem apoio, o que vai depender das particularidades de cada um. Uma comunicação com apoio acontecerá através do uso de instrumentos como imagens, placas com figuras, fotos, tablets, note-books e computadores. Já na CAA que utiliza uma comunicação sem apoio, o aluno fará uso de recursos oriundos de seu próprio corpo como língua de sinais, gestos, entre outros. Dentro deste contexto é fundamental reconhecer e ressaltar a necessidade de formação do professor em Educação Especial para a Inclusão Escolar de alunos com NEE com Transtornos Severos da Linguagem. Diante desta proposta de trabalho, foram analisadas as estratégias utilizadas em sala de aula e a importância do professor, do gestor e da escola, no processo de inclusão.Language is used by human beings to express their ideas, feelings, desires and emotions. Through communication with others, individuals organize their social environment, explore relationships and learn, throughout their lives, to manage their autonomy and ability to understand the world. We can consider language, whether receptive or expressive, as a form of interaction between “us” and others. However, some individuals present difficulties in terms of expressive or receptive language, leading us to question the cause of these difficulties and how to find strategies that can contribute to overcoming them. The specialized literature states that the causes can be multifactorial and that they cause changes that affect the lives of individuals. The importance of an inclusive school is to try to remove barriers to participation for all students by finding alternatives and using different resources. In cases related to expressive and receptive language, one of the procedures that can be used is the Alternative and Augmentative Communication. This strategy can be a factor of communicative autonomy helping the individual to develop effective communication in the environments to which he belongs. This master's study defends a research that aimed to know if the Alternative and Augmentative Communication is used as an inclusion strategy in public schools in the Municipality of Nova Mutum where students with Special Educational Needs and Severe Language Disorders are included. Until recently, it was believed that the practice of Alternative and Augmentative Communication (AAC) would definitively compromise the appearance and development of speech, when in fact the opposite occurs: the practice of well-structured AAC programs makes it grow even more the opportunity for the child to develop speech in the future. CAA has a very important role in school inclusion. Many students considered different end up facing great difficulty to be socially included in the school environment, mainly because of speech and communication difficulties. Therefore, constituting an effective channel of communication between the school community and the child with SEN, even if not oral, is essential. The development of functional communication has a strong impact on the child's general behavior, even minimizing aggressive behavior. When recommending which tools will be used for the implementation of the CAA, the ideal is that the student assessment is carried out by a transdisciplinary team. For the CAA to be able to achieve the proposed objectives and be successful, the student also needs to meet some prerequisites, in exactly the same way as with the acquisition and development of speech. Soon after this initial assessment, it is necessary to determine whether the CAA will take place with or without support, which will depend on the particularities of each one. Supportive communication will take place through the use of instruments such as images, picture boards, photos, tablets, notebooks and computers. In CAA, which uses unsupported communication, the student will make use of resources from their own body such as sign language, gestures, among others. Within this context, it is essential to recognize and emphasize the need for teacher training in Special Education for School Inclusion of students with SEN with Severe Language Disorders. In view of this work proposal, the strategies used in the classroom and the importance of the teacher, the manager and the school were analyzed in the inclusion process.Alves, Ana Paula AntunesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPais, Sibele Renata2023-06-19T09:25:31Z2023-01-112023-01-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11927porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-27T02:00:58Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:48.707136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da comunicação alternativa e aumentativa na inclusão escolar |
title |
A importância da comunicação alternativa e aumentativa na inclusão escolar |
spellingShingle |
A importância da comunicação alternativa e aumentativa na inclusão escolar Pais, Sibele Renata Comunicação alternativa e aumentativa Inclusão escolar Necessidades educativas especiais Alternative and augmentative communication School inclusion Special educational needs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A importância da comunicação alternativa e aumentativa na inclusão escolar |
title_full |
A importância da comunicação alternativa e aumentativa na inclusão escolar |
title_fullStr |
A importância da comunicação alternativa e aumentativa na inclusão escolar |
title_full_unstemmed |
A importância da comunicação alternativa e aumentativa na inclusão escolar |
title_sort |
A importância da comunicação alternativa e aumentativa na inclusão escolar |
author |
Pais, Sibele Renata |
author_facet |
Pais, Sibele Renata |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Ana Paula Antunes Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pais, Sibele Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação alternativa e aumentativa Inclusão escolar Necessidades educativas especiais Alternative and augmentative communication School inclusion Special educational needs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Comunicação alternativa e aumentativa Inclusão escolar Necessidades educativas especiais Alternative and augmentative communication School inclusion Special educational needs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A linguagem é utilizada pelo ser humano para expressar as suas ideias, sentimentos, desejos e emoções. Através da comunicação com o outro, os indivíduos organizam o seu meio social exploram relações e aprendem, ao longo da toda a vida, a gerir a sua autonomia e capacidade de compreender o mundo. Podemos considerar a linguagem, quer recetiva, quer expressiva como uma forma de interação entre o “nós” e os outros. Porém, alguns indivíduos apresentam dificuldades ao nível da linguagem expressiva ou da linguagem recetiva levando-nos a um questionamento sobre a causa dessas dificuldades e de como encontrar estratégias que possam contribuir para a sua superação. A literatura especializada refere que as causas podem ser multifatoriais e que provocam alterações que condicionam a vida dos indivíduos. A importância da escola inclusiva é a de tentar remover as barreiras, à participação, de todos os alunos encontrando alternativas e utilizando diferentes recursos. Nos casos relacionados com a linguagem expressiva e recetiva, um dos procedimentos que pode ser utilizado é a da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). Esta estratégia pode ser um fator de autonomia comunicativa ajudando o indivíduo a desenvolver uma comunicação eficaz nos ambientes aos quais pertence. Neste estudo foi feita uma pesquisa para saber se a Comunicação Alternativa e Aumentativa é utilizada como estratégia de inclusão nas escolas públicas do Município de Nova Mutum onde estão incluídos alunos com Necessidades Educativas Especiais e Transtornos Severos da Linguagem. Até pouco tempo, acreditava-se que a prática da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) iria comprometer, de forma definitiva, o aparecimento e o desenvolvimento da fala, quando de fato corre o contrário: a prática de programas bem estruturados de CAA faz crescer ainda mais a oportunidade de a criança desenvolver fala futuramente. A CAA tem uma função de grande importância na inclusão escolar. Muitos alunos considerados diferentes acabam enfrentando grande dificuldade para serem incluídos socialmente no ambiente escolar, sobretudo por causa das dificuldades de fala e comunicação. Sendo assim, constituir um canal eficaz de comunicação entre a comunidade escolar e a criança com NEE, mesmo que não seja oral, é fundamental. O desenvolvimento da comunicação funcional tem um forte impacto sobre o comportamento geral da criança, minimizando inclusive comportamentos agressivos. Ao recomendar quais ferramentas serão utilizadas para a implantação da CAA, o ideal é que a avaliação do aluno seja realizada por uma equipe transdisciplinar. Para que a CAA consiga alcançar os objetivos propostos e tenha sucesso, o aluno também precisa atender a alguns pré-requisitos, exatamente do mesmo modo que acontece com a obtenção e desenvolvimento da fala. Logo depois esta avaliação inicial, é necessário determinar se a CAA acontecerá com ou sem apoio, o que vai depender das particularidades de cada um. Uma comunicação com apoio acontecerá através do uso de instrumentos como imagens, placas com figuras, fotos, tablets, note-books e computadores. Já na CAA que utiliza uma comunicação sem apoio, o aluno fará uso de recursos oriundos de seu próprio corpo como língua de sinais, gestos, entre outros. Dentro deste contexto é fundamental reconhecer e ressaltar a necessidade de formação do professor em Educação Especial para a Inclusão Escolar de alunos com NEE com Transtornos Severos da Linguagem. Diante desta proposta de trabalho, foram analisadas as estratégias utilizadas em sala de aula e a importância do professor, do gestor e da escola, no processo de inclusão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-19T09:25:31Z 2023-01-11 2023-01-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/11927 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/11927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131676748546048 |