Utilização do correio eletrónico na comunicação entre utentes e médicos de família : vantagens e desvantagens na perspectiva dos utentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41949 |
Resumo: | Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2018 |
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Utilização do correio eletrónico na comunicação entre utentes e médicos de família : vantagens e desvantagens na perspectiva dos utentesRelação médico-utenteCuidados de saúde primáriosMédico de famíliaComunicação mediada pelo computadorE-mailDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2018Introdução: o e-mail é uma solução para as restrições têmporo-espaciais limitantes da relação médico-utente (RMU). Existe, todavia, uma disparidade inexplicável entre os muitos utentes interessados em comunicar por e-mail com o médico de família (MF) e os que realmente o fazem. A investigação sobre a perspetiva dos utentes é escassa, totalmente nula em Portugal, pelo que identificar vantagens, desvantagens e preocupações dos mesmos nesta forma de comunicação poderá permitir compreender melhor a discrepância verificada. Objetivo: caracterizar a perspetiva dos utentes sobre vantagens, desvantagens e preocupações da comunicação com o MF através do e-mail. Materiais e métodos: após uma revisão não sistemática da literatura, elaborou-se um questionário dividido em duas vertentes: avaliação sociodemográfica (quantitativa) e avaliação de vantagens, desvantagens e preocupações (semi-quantitativa). Aplicou-se este questionário a 34 utentes que comunicam por e-mail com o MF em salas de espera de cinco centros de saúde. Resultados: pelo menos 30 dos 34 inquiridos concorda totalmente que o e-mail é conveniente e eficiente, negando dificuldades em utilizá-lo. Mais de metade considera-o preferível ao telefone, mas 28 favorecem a consulta; 23 inquiridos julgam-no adequado para abordar assuntos complexos ou íntimos. No mínimo, 25 utentes acham as respostas do MF adequadas e a assincronia uma mais-valia. 35,3% discorda de um aumento da confiança no MF, mas mais de 31 não constatam impactos negativos na RMU. A maioria dos utentes (20) não revelou preocupações. Discussão: os utentes veem a comunicação por e-mail como eficiente, fácil de utilizar e preferível ao contacto telefónico, sendo a assincronia uma grande vantagem. As respostas dos médicos são adequadas e a utilização do e-mail parece melhorar a RMU, não causando deterioração da mesma, sem aumentar a confiança no MF. Nos utentes com doenças crónicas, o e-mail ajuda significativamente a gestão da mesma. Quanto a preocupações, a maioria dos utentes não as tem.e-mail presents itself as a solution for the time-space restrictions on the doctor-patient relationship (DPR). There is, however, an unexplainable disparity between the many patients interested in communicating with their family doctor (FD) through e- mail and the ones actually doing it. Research on patients’ perspectives is rare, totally absent in Portugal, therefore identifying their perceived advantages, disadvantages and concerns with this kind of communication may shed some light on said discrepancy. Aim: describe patients’ perspectives regarding the advantages, disadvantages and concerns of e-mail communication with their FD. Materials and methods: after a non-systematic review of the literature, a questionnaire was designed with two parts: sociodemographic evaluation (quantitative) and advantages, disadvantages and concerns evaluation (semi-quantitative). The questionnaire was applied to 34 patients who used e-mail to communicate with their FD, in waiting rooms of five primary care health centres. Results: At least 30 out of 34 respondents totally agree that e-mail is convenient and effective, denying any difficulties using it. More than half considers it better than calling, but 28 favour traditional appointments; 23 patients regard it as appropriate to approach intimate, complex subjects. Leastways, 25 answerers see their FD’s answers as adequate and asynchrony is a plus. 35,3% disagrees with an increased trust on their FD, but over 31 do not see any negative impacts on the DPR. Most patients (20) has no concerns. Discussion: patients see e-mail communication as efficient, easy to use and preferable to phone calls, asynchrony being a great advantage. FD answers are adequate and e-mail use seems to improve DPR, without damaging it nor increasing trust in the FD. Patients with chronic diseases find e-mails to be helpful managing their condition. With respect to concerns, most patients do not have any.Cardoso, SaraRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Catarina Santos2020-02-19T14:58:32Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41949TID:202429377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:07.244194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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