O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cannas, Ana Cristina Gouveia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2982
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentda à Universidade Aberta
id RCAP_f0eac62e3dc585e2c0f3c0dfc63e76f3
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina ManiqueEnsino de línguasCursos de educação e formaçãoEnsino profissionalProfessoresPapel do professorQualificação do professorProcessos de aprendizagemTeacher’s profileVocational educationDifferentiated learning contextsEducation and training coursesDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentda à Universidade AbertaO trabalho que desenvolvemos pretendeu caracterizar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação (CEF) definem o seu perfil pedagógicodidático; como conduzem e desenvolvem o processo de ensino e aprendizagem e como procedem à avaliação desse processo. Para concretizar estes objetivos, o estudo incidiu sobre o grupo de professores de línguas dos CEF do CED de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, I.P., instituição vocacionada para o ensino profissionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de refletir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas a todos os professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Para além disso, recorremos ainda à observação direta de aulas de alguns destes professores e à análise de documentos da instituição. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que, de facto, existe a necessidade destes professores possuírem um perfil diferenciado, composto por uma forte componente pedagógica adequada a este contexto específico, aliada a uma série de características pessoais positivas, como a flexibilidade, a tolerância, a capacidade de comunicação e um relacionamento interpessoal de elevado nível. Os dados também revelam que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógicodidáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especificidades das próprias línguas.The work we developed was intended to characterize the way Cursos de Educação e Formação (CEF), (Education and Training Courses), language teachers define their pedagogical-didactic profile; how they lead and develop the teaching and learning process and how they proceed to the evaluation of that process. To achieve these goals, the study focused on the Group of CEF language teachers of CED de Pina Manique of Casa Pia de Lisboa, I.P., an institution dedicated to the vocational education, that is characterized by possessing a multicultural population, with socio-economic problems and in the risk of social exclusion. Placing us in a frame of a constructivist paradigm, we resorted to a qualitative oriented approach stressing on revaluation of the "person" as a subject of knowledge able to reflect, to rationalize, to communicate and to interact. To aim this, we held semi-structured interviews to all CEF language teachers of the institution and subsequently proceeded to their content analysis. In addition, we have recourse to the direct observation of some of these teachers’ lessons and to the analysis of documents of the institution. From data analysis and interpretation we concluded that, in fact, there is a need for these teachers to have a differentiated profile, consisting of a strong pedagogical component befitting this particular context, combined with a series of positive personal characteristics such as flexibility, tolerance, communication skills and an interpersonal relationship of high level. The data also reveal that there is a need to adapt pedagogical-didactical practices to this type of particular contexts, especially in foreign languages, taking in account both the characteristics of the learners and the specificities of the languages themselves.Moreira, J. AntónioRepositório AbertoCannas, Ana Cristina Gouveia2014-03-05T16:33:12Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2982TID:201140497porCannas, Ana Cristina Gouveia - O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação [Em linha] : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique. Lisboa : [s.n.], 2013. 2 vol.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:17:36Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:22.189384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique
title O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique
spellingShingle O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique
Cannas, Ana Cristina Gouveia
Ensino de línguas
Cursos de educação e formação
Ensino profissional
Professores
Papel do professor
Qualificação do professor
Processos de aprendizagem
Teacher’s profile
Vocational education
Differentiated learning contexts
Education and training courses
title_short O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique
title_full O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique
title_fullStr O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique
title_full_unstemmed O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique
title_sort O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique
author Cannas, Ana Cristina Gouveia
author_facet Cannas, Ana Cristina Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, J. António
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cannas, Ana Cristina Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Cursos de educação e formação
Ensino profissional
Professores
Papel do professor
Qualificação do professor
Processos de aprendizagem
Teacher’s profile
Vocational education
Differentiated learning contexts
Education and training courses
topic Ensino de línguas
Cursos de educação e formação
Ensino profissional
Professores
Papel do professor
Qualificação do professor
Processos de aprendizagem
Teacher’s profile
Vocational education
Differentiated learning contexts
Education and training courses
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentda à Universidade Aberta
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-03-05T16:33:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2982
TID:201140497
url http://hdl.handle.net/10400.2/2982
identifier_str_mv TID:201140497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cannas, Ana Cristina Gouveia - O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação [Em linha] : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique. Lisboa : [s.n.], 2013. 2 vol.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135013409652736