A (re)construção da docência na educação a distância : um estudo de caso no PEAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/94767
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal a análise da (re) construção da docência de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS. O estudo foi desenvolvido a partir do constructo teórico piagetiano da tomada de consciência, considerando-se cinco categorias constitutivas da docência do contexto do PEAD (i) proposta pedagógica desenvolvida para a interdisciplina; (ii) utilização da tecnologia para o desenvolvimento da proposta; (iii) interação da equipe de professores ;(iv) interação com os tutores; e (v) interação com as professoras-alunas. A coleta de dados foi realizada a partir dos registros dos professores nos ambientes do Curso e de entrevistas em que se utilizou o método clínico. Os dados foram organizados com o apoio do software de pesquisa Nvivo e analisados segundo níveis de Tomada de Consciência. As análises realizadas a partir das categorias definidas para este estudo permitiram identificar as trajetórias dos docentes nas suas primeiras experiências como professores formadores, em um curso a distância. Concluímos que as experiências dos docentes no curso privilegiaram a construção de conhecimento e a (re)construção da docência, pois o Curso oportunizou aos docentes experiências de trabalho em rede e uso das tecnologias digitais que foram incorporadas às suas práticas, sejam elas realizadas a distância ou mesmo presenciais.
id URGS_f38c3773869c7a49cc8c0e8b57e99d72
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94767
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ziede, Mariangela Kraemer LenzAragón, Rosane2014-04-25T01:53:22Z2014http://hdl.handle.net/10183/94767000916465Esta pesquisa tem como objetivo principal a análise da (re) construção da docência de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS. O estudo foi desenvolvido a partir do constructo teórico piagetiano da tomada de consciência, considerando-se cinco categorias constitutivas da docência do contexto do PEAD (i) proposta pedagógica desenvolvida para a interdisciplina; (ii) utilização da tecnologia para o desenvolvimento da proposta; (iii) interação da equipe de professores ;(iv) interação com os tutores; e (v) interação com as professoras-alunas. A coleta de dados foi realizada a partir dos registros dos professores nos ambientes do Curso e de entrevistas em que se utilizou o método clínico. Os dados foram organizados com o apoio do software de pesquisa Nvivo e analisados segundo níveis de Tomada de Consciência. As análises realizadas a partir das categorias definidas para este estudo permitiram identificar as trajetórias dos docentes nas suas primeiras experiências como professores formadores, em um curso a distância. Concluímos que as experiências dos docentes no curso privilegiaram a construção de conhecimento e a (re)construção da docência, pois o Curso oportunizou aos docentes experiências de trabalho em rede e uso das tecnologias digitais que foram incorporadas às suas práticas, sejam elas realizadas a distância ou mesmo presenciais.This research aimed to analysis as was the ( re ) construction of teaching in a group of teachers who served in two or more axes of the Distance Education Course, of the UFRGS. The study was developed from Piaget's theoretical construct of awareness, considering five categories constitutive of the teaching context of PEAD ( i ) pedagogical proposal developed for interdisciplinary , ( ii ) use of technology for the development of the proposal; ( iii ) interaction of the teaching staff , ( iv ) interaction with tutors , and ( v ) interaction with students - teachers. Data collection was carried out from the records of teachers in the course and interviews in which we used the clinical method. Data were organized with the support of research software called NVivo and analyzed according to levels of Consciousness.The analyzes from the categories defined for this study allowed the identification of trajectories of teachers in their first experiences as teacher educators, in a distance course. We conclude that the experiences of teachers in the course favored the construction of knowledge and ( re ) construction of teaching as the course provided an opportunity for teachers experiences of networking and use of digital technologies that have been incorporated into their practices , whether held at a distance or even attending.application/pdfporEnsino a distânciaTomada de consciênciaFormação de professoresCurso de PedagogiaConsciousnessTeacherTrainingDistance educationPedagogy courseA (re)construção da docência na educação a distância : um estudo de caso no PEADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916465.pdf000916465.pdfTexto completoapplication/pdf3209340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94767/1/000916465.pdf5242134a918aa872d834b99674d774f9MD51TEXT000916465.pdf.txt000916465.pdf.txtExtracted Texttext/plain515194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94767/2/000916465.pdf.txt50c821e2fd03d675e5722e7e37603103MD52THUMBNAIL000916465.pdf.jpg000916465.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94767/3/000916465.pdf.jpgd161c0d80275f939f57cde3c9d847d07MD5310183/947672021-12-06 05:38:31.876379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94767Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:38:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A (re)construção da docência na educação a distância : um estudo de caso no PEAD
title A (re)construção da docência na educação a distância : um estudo de caso no PEAD
spellingShingle A (re)construção da docência na educação a distância : um estudo de caso no PEAD
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Ensino a distância
Tomada de consciência
Formação de professores
Curso de Pedagogia
Consciousness
Teacher
Training
Distance education
Pedagogy course
title_short A (re)construção da docência na educação a distância : um estudo de caso no PEAD
title_full A (re)construção da docência na educação a distância : um estudo de caso no PEAD
title_fullStr A (re)construção da docência na educação a distância : um estudo de caso no PEAD
title_full_unstemmed A (re)construção da docência na educação a distância : um estudo de caso no PEAD
title_sort A (re)construção da docência na educação a distância : um estudo de caso no PEAD
author Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
author_facet Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragón, Rosane
contributor_str_mv Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Tomada de consciência
Formação de professores
Curso de Pedagogia
topic Ensino a distância
Tomada de consciência
Formação de professores
Curso de Pedagogia
Consciousness
Teacher
Training
Distance education
Pedagogy course
dc.subject.eng.fl_str_mv Consciousness
Teacher
Training
Distance education
Pedagogy course
description Esta pesquisa tem como objetivo principal a análise da (re) construção da docência de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS. O estudo foi desenvolvido a partir do constructo teórico piagetiano da tomada de consciência, considerando-se cinco categorias constitutivas da docência do contexto do PEAD (i) proposta pedagógica desenvolvida para a interdisciplina; (ii) utilização da tecnologia para o desenvolvimento da proposta; (iii) interação da equipe de professores ;(iv) interação com os tutores; e (v) interação com as professoras-alunas. A coleta de dados foi realizada a partir dos registros dos professores nos ambientes do Curso e de entrevistas em que se utilizou o método clínico. Os dados foram organizados com o apoio do software de pesquisa Nvivo e analisados segundo níveis de Tomada de Consciência. As análises realizadas a partir das categorias definidas para este estudo permitiram identificar as trajetórias dos docentes nas suas primeiras experiências como professores formadores, em um curso a distância. Concluímos que as experiências dos docentes no curso privilegiaram a construção de conhecimento e a (re)construção da docência, pois o Curso oportunizou aos docentes experiências de trabalho em rede e uso das tecnologias digitais que foram incorporadas às suas práticas, sejam elas realizadas a distância ou mesmo presenciais.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-25T01:53:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/94767
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916465
url http://hdl.handle.net/10183/94767
identifier_str_mv 000916465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94767/1/000916465.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94767/2/000916465.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94767/3/000916465.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5242134a918aa872d834b99674d774f9
50c821e2fd03d675e5722e7e37603103
d161c0d80275f939f57cde3c9d847d07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085285215600640