Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robalo, Cátia Cristina Malhadas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5377
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_f0ffbb42fb984aece43e93b09c59499b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionaisEducação pré-escolarContos tradicionaisOgresBruxasAgressividadePre-school educationFolk-talesOgresWitchesAggressive behaviourDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente Relatório de Estágio decorre da apresentação e reflexão sobre a Prática Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Escolhemos como tema de investigação “Reação das crianças do Pré-Escolar à agressividade das personagens de ficção – Ogres e Bruxas nos Conto Tradicionais” para articular com a prática. Este é um tema que consideramos importante para qualquer faixa etária. Contudo, no nosso entender, na educação Pré-Escolar é mais relevante ainda, pela reação afetiva atração/ receio que as crianças, nesta idade, revelam frequentemente em relação a figuras maléficas, tais como a bruxa e o ogre. A metodologia desenvolvida neste estudo foi a investigação-ação, sendo usadas como técnicas de recolha de dados a observação, as notas de campo, gravações áudio, fotografias, análise documental e desenhos. A análise de resultados tem como finalidade perceber como reagem as crianças aos comportamentos agressivos das figuras maléficas. O grupo de crianças em estudo, como se poderá observar na análise de dados, manifestou uma grande capacidade em analisar os comportamentos das figuras maléficas apresentadas através de contos tradicionais. A Prática de Ensino Supervisionada revelou-se importante para aprofundar e fundamentar conhecimentos e incontornável para aprender práticas e procedimentos adequados. Durante a Prática em Educação Pré-Escolar, decorreram as atividades que tiveram o objetivo de compreender como as crianças reagem aos comportamentos agressivos das personagens de ficção – ogres e bruxas, tema que será abordado neste relatório de estágio.The actual stage report results from the presentation and reflection on the Supervised Practice of Preschool Education and 1st cycle of basic education, integrated in1st study cycle of studies, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, taught in Escola Superior de Educação de Castelo Branco. We chose as investigation´s theme “Reaction of children of Preschool to the aggressiveness of fictional characters - Ogres and Witches in Traditional Tale” to articulate with practice. This is an issue that we consider important for any age group. However, in our opinion, in Preschool education is increased, the emotional connection that children at this age often have with evil figures, such as the witch and the ogre. The methodology developed in this study was the research / action, being used as techniques for data recoil were observation, field notes, audio recordings, photographs, document analysis and draws. The results of analysis aims to understand how children react to the aggressive behaviour of the malefic figures. The group of children studied, as will be seen in data analysis, showed a great ability to analyse the aggressive behaviour of the malefic figures presented through traditional tales. The Practice of Supervised Teaching proved to be important to deepen and substantiate knowledge and essential to learn procedures and practices. During the practice in Pre-school education, conduct of the activities that have the goal of understanding how children react to the aggressive behaviour of fictional characters - ogres and witches, a topic that will be addressed at this stage report.Pires, Maria da Natividade CarvalhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRobalo, Cátia Cristina Malhadas2016-09-23T10:08:09Z2016-07-112016-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5377TID:201249413porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:24Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:09.194655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais
title Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais
spellingShingle Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais
Robalo, Cátia Cristina Malhadas
Educação pré-escolar
Contos tradicionais
Ogres
Bruxas
Agressividade
Pre-school education
Folk-tales
Ogres
Witches
Aggressive behaviour
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais
title_full Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais
title_fullStr Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais
title_full_unstemmed Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais
title_sort Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais
author Robalo, Cátia Cristina Malhadas
author_facet Robalo, Cátia Cristina Malhadas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Maria da Natividade Carvalho
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Robalo, Cátia Cristina Malhadas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Contos tradicionais
Ogres
Bruxas
Agressividade
Pre-school education
Folk-tales
Ogres
Witches
Aggressive behaviour
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Contos tradicionais
Ogres
Bruxas
Agressividade
Pre-school education
Folk-tales
Ogres
Witches
Aggressive behaviour
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-23T10:08:09Z
2016-07-11
2016-07-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5377
TID:201249413
url http://hdl.handle.net/10400.11/5377
identifier_str_mv TID:201249413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130821896962048