Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/12655 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos e caracterizamos de forma sucinta as ferramentas disponibilizadas pela empresa Google com potencial para utilização em contexto educativo. Serão ainda apontadas algumas sugestões de exploração pedagógica, visando antes de tudo familiarizar professores e investigadores das potencialidades educativas que oferecem e que muitas vezes passam de forma despercebida. Acreditamos que uso acompanhando de um planejamento cuidadoso poderá contribuir para promover o desenvolvimento de habilidades e competências do novo modelo social que vivemos em que a informação, a criatividade, a colaboração têm um valor significativo. |
id |
RCAP_f1058f2463f738fed7f07720fecb3ef9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12655 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aulaInternetInteracçãoGoogleWeb 2.0ColaboraçãoInternetInteractionGoogleWebKnowledgeNeste artigo apresentamos e caracterizamos de forma sucinta as ferramentas disponibilizadas pela empresa Google com potencial para utilização em contexto educativo. Serão ainda apontadas algumas sugestões de exploração pedagógica, visando antes de tudo familiarizar professores e investigadores das potencialidades educativas que oferecem e que muitas vezes passam de forma despercebida. Acreditamos que uso acompanhando de um planejamento cuidadoso poderá contribuir para promover o desenvolvimento de habilidades e competências do novo modelo social que vivemos em que a informação, a criatividade, a colaboração têm um valor significativo.In this article we present and characterize succinctly the tools offered by Google with potential for use in educational settings. Will also pointed out some suggestions for pedagogical exploration, aiming primarily to familiarize teachers and educational researchers of the potential they offer and that so often go unnoticed. We believe that following use of careful planning can help to promote the development of skills and competencies of the new social model that we live in that information, creativity, collaboration has significant value.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de ComunicaçãoUniversidade do MinhoBottentuit Junior, João BatistaLisbôa, Eliana SantanaCoutinho, Clara Pereira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/12655por1983-2664http://www.latec.ufrj.br/revistaeducaonline/numeros.htmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-06T01:21:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-06T01:21:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula |
title |
Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula |
spellingShingle |
Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula Bottentuit Junior, João Batista Internet Interacção Web 2.0 Colaboração Internet Interaction Web Knowledge |
title_short |
Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula |
title_full |
Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula |
title_fullStr |
Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula |
title_sort |
Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula |
author |
Bottentuit Junior, João Batista |
author_facet |
Bottentuit Junior, João Batista Lisbôa, Eliana Santana Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Lisbôa, Eliana Santana Coutinho, Clara Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bottentuit Junior, João Batista Lisbôa, Eliana Santana Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Interacção Web 2.0 Colaboração Internet Interaction Web Knowledge |
topic |
Internet Interacção Web 2.0 Colaboração Internet Interaction Web Knowledge |
description |
Neste artigo apresentamos e caracterizamos de forma sucinta as ferramentas disponibilizadas pela empresa Google com potencial para utilização em contexto educativo. Serão ainda apontadas algumas sugestões de exploração pedagógica, visando antes de tudo familiarizar professores e investigadores das potencialidades educativas que oferecem e que muitas vezes passam de forma despercebida. Acreditamos que uso acompanhando de um planejamento cuidadoso poderá contribuir para promover o desenvolvimento de habilidades e competências do novo modelo social que vivemos em que a informação, a criatividade, a colaboração têm um valor significativo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/12655 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/12655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1983-2664 http://www.latec.ufrj.br/revistaeducaonline/numeros.html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544911194423296 |