Turnaround empresarial: fatores determinantes para o sucesso: estudo de casos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/9266 |
Resumo: | Os processos de turnaround empresarial são situações que envolvem emoções intensas devido às mudanças que são necessárias implementar no seio das empresas, exigindo um conjunto de ações para perceber por um lado, as causas do declínio e, por outro, formular estratégias adequadas para transformar as empresas e dar-lhes um novo “sopro de vida”, pelo que dependendo da situação e da organização, diferentes estratégias podem ser adotadas e diferentes resultados podem ser conseguidos. O objetivo deste trabalho é dar uma visão prática sobre os principais determinantes que devem estar presentes num processo de turnaround empresarial, em particular para empresas industriais, que garantam um maior potencial de sucesso, partindo de um conjunto de hipóteses que foram elaboradas tendo em consideração o referencial teórico associado ao tema. O conjunto de hipóteses foram validadas junto de quatro empresas, especialmente selecionadas para o efeito, utilizando uma abordagem mista, combinando o método quantitativo com o qualitativo, o que permitiu concluir que a velocidade com que se iniciam e ativam respostas e ações globais para promover a recuperação dependem da gravidade do declínio. Confirmou-se, igualmente, que as ações devem estar orientadas para a reorganização da estrutura de capitais das empresas, através da redução do seu passivo e reforço dos capitais próprios, associada a melhorias na rendibilidade e na eficiência, através da reorganização e racionalização das atividades e recursos da empresa. Perante este quadro, concluiu-se também que as equipas de gestão a quem compete promover a recuperação das empresas podem ter grande influência na capacidade de concluir os processos com sucesso, sendo importante as mudanças a este nível por forma a recuperar e reforçar a credibilidade das organizações. |
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Turnaround empresarial: fatores determinantes para o sucesso: estudo de casosDeclínio empresarialEstratégias de turnaroundTurnaround empresarialOs processos de turnaround empresarial são situações que envolvem emoções intensas devido às mudanças que são necessárias implementar no seio das empresas, exigindo um conjunto de ações para perceber por um lado, as causas do declínio e, por outro, formular estratégias adequadas para transformar as empresas e dar-lhes um novo “sopro de vida”, pelo que dependendo da situação e da organização, diferentes estratégias podem ser adotadas e diferentes resultados podem ser conseguidos. O objetivo deste trabalho é dar uma visão prática sobre os principais determinantes que devem estar presentes num processo de turnaround empresarial, em particular para empresas industriais, que garantam um maior potencial de sucesso, partindo de um conjunto de hipóteses que foram elaboradas tendo em consideração o referencial teórico associado ao tema. O conjunto de hipóteses foram validadas junto de quatro empresas, especialmente selecionadas para o efeito, utilizando uma abordagem mista, combinando o método quantitativo com o qualitativo, o que permitiu concluir que a velocidade com que se iniciam e ativam respostas e ações globais para promover a recuperação dependem da gravidade do declínio. Confirmou-se, igualmente, que as ações devem estar orientadas para a reorganização da estrutura de capitais das empresas, através da redução do seu passivo e reforço dos capitais próprios, associada a melhorias na rendibilidade e na eficiência, através da reorganização e racionalização das atividades e recursos da empresa. Perante este quadro, concluiu-se também que as equipas de gestão a quem compete promover a recuperação das empresas podem ter grande influência na capacidade de concluir os processos com sucesso, sendo importante as mudanças a este nível por forma a recuperar e reforçar a credibilidade das organizações.Processes of business turnarounds are situations involving intense emotions. This is due to the changes that must be implemented within companies. Requiring a set of actions in order, on the one hand, to understand the causes of the decline, and on the other, to formulate appropriate strategies to transform businesses and give them a new “lease of life”. Depending on the situation and the organization, therefore, different strategies may be adopted and different results can be achieved. The objective of this work is to give a practical insight into the key determinants that should be present in a business turnaround process, particularly for industrial companies, in order to ensure a greater potential for success, based on a set of assumptions which were prepared taking into consideration the theoretical framework associated with the topic. The set of hypotheses were validated with four companies, especially selected for the purpose, using a mixed approach, combining a qualitative with a quantitative method, which allowed the conclusion to be drawn that the speed to start and activate responses and global actions to promote recovery depend on the severity of decline. It was confirmed also that actions must be directed to the reorganization of the capital structure of the company, by reducing its liabilities and reinforcing equity associated with improvements in profitability and efficiency by the reorganization and streamlining of activities and company resources. Against this backdrop, it is also concluded that management teams who are responsible for promoting the recovery of companies may have great influence on the ability to complete the processes successfully, it bring’s important to change this level to restore and strengthen the credibility of organizations.2015-07-14T14:15:57Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9266TID:201030969porOsório, Fernanda Maria Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:07Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:18.281783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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