Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Andreia Cristina Filipe
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16676
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências de Saúde de Lisboa. A Obesidade Infantil é uma situação alarmante e alvo de preocupação a nível mundial, pelo que é importante direcionar medidas no âmbito da prevenção e promoção de saúde para combater os valores crescentes desta epidemia. Desta forma, a temática que norteou o percurso de estágio foi a prevenção da obesidade infantil, seguindo a linha de pensamento da Promoção de Saúde desenvolvido por Nola Pender que fundamentou todo o percurso e atividades desenvolvidas. Este relatório tem como objetivos: a) expor uma Revisão Sistemática da Literatura desenvolvida sobre a temática de eleição; b) apresentar os contextos de estágio, os projetos e atividades desenvolvidas; c) descrever as estratégias e conhecimentos mobilizados do exercício profissional da autora para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e profissional; d) identificar as principais competências adquiridas e desenvolvidas no que respeita ao âmbito de atuação do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; e e) analisar de forma crítica e reflexiva todo o percurso desenvolvido. A unidade curricular estágio ocorreu em locais de assistência à criança/família, nomeadamente num centro de saúde, numa unidade de cuidados intensivos neonatais e num serviço de urgência pediátrica. No presente relatório consta uma descrição das atividades realizadas nos diferentes módulos, onde se destaca no Módulo I (ACES IX Rio de Mouro) a realização de sessões de educação para a saúde junto de crianças em idade pré-escolar e escolar; no Módulo III, na UCIN, a promoção do aleitamento materno e no SUP do HFF, a promoção de uma alimentação saudável junto da criança/família. Por último, foi realizada uma reflexão crítica sobre os conhecimentos mobilizados e as competências desenvolvidas, das quais se destacam como relevantes neste percurso “assiste a criança/jovem com a família, na maximização da sua saúde” e “presta cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento da criança e do jovem” (Ordem dos Enfermeiros, 2010b: p.2).
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Este relatório tem como objetivos: a) expor uma Revisão Sistemática da Literatura desenvolvida sobre a temática de eleição; b) apresentar os contextos de estágio, os projetos e atividades desenvolvidas; c) descrever as estratégias e conhecimentos mobilizados do exercício profissional da autora para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e profissional; d) identificar as principais competências adquiridas e desenvolvidas no que respeita ao âmbito de atuação do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; e e) analisar de forma crítica e reflexiva todo o percurso desenvolvido. A unidade curricular estágio ocorreu em locais de assistência à criança/família, nomeadamente num centro de saúde, numa unidade de cuidados intensivos neonatais e num serviço de urgência pediátrica. No presente relatório consta uma descrição das atividades realizadas nos diferentes módulos, onde se destaca no Módulo I (ACES IX Rio de Mouro) a realização de sessões de educação para a saúde junto de crianças em idade pré-escolar e escolar; no Módulo III, na UCIN, a promoção do aleitamento materno e no SUP do HFF, a promoção de uma alimentação saudável junto da criança/família. Por último, foi realizada uma reflexão crítica sobre os conhecimentos mobilizados e as competências desenvolvidas, das quais se destacam como relevantes neste percurso “assiste a criança/jovem com a família, na maximização da sua saúde” e “presta cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento da criança e do jovem” (Ordem dos Enfermeiros, 2010b: p.2).The report was developed as part of the Master in Pediatric Nursing from Portuguese Catholic University’s Institute of Health Sciences of Lisbon. Child obesity is an alarming problem and a global concern so it is important to establish strong measures in health prevention and promotion in order to contest its increasing values and epidemic status. Thus, the subject that guided the internship roadmap was the prevention of child obesity, following the line of thought of Health Promotion developed by Nola Pender which grounded the entire journey and activities. This report aims to: a) expose a systematic review of the literature regarding the chosen subject; b) present the internship contexts, projects and enrolled activities; c) describe the strategies and knowledge applied from author’s professional practice towards skills development at personal and professional level, and d) identify key acquired and developed skills regarding to the activity scope of pediatric nursing; and e) critically analyze the entire pathway developed. The internship took place in child/family assistance units, such as a primary care unit (PCU), a neonatal intensive care unit (NICU) and a pediatric emergency department (PED). The report contains a description of the enrolled activities in the different modules, from which stands out in Module I (PCU ACES IX Rio de Mouro) the conduction of education for health sessions for children in preschool and school ages; in Module III both (NICU) the promotion of breastfeeding and (PED Hospital Fernando Fonseca) the promotion of healthy eating behaviors to children/family. Finally, it was completed a critical review on mobilized knowledge and developed skills, from which stands out as relevant the following: "assist child/young with the family, in their health maximization" and "provides specific care in response to lifecycle and children/young development needs "(Order of Nurses, 2010b: p.2)Lourenço, MargaridaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Andreia Cristina Filipe2015-02-17T11:49:53Z2014-06-0220132014-06-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16676TID:203012372porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:12:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:12:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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