DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Flávio Alexandre Campos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2573
Resumo: O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) possui seis plataformas digitais que servem de apoio à sua comunidade (estudantes, professores, funcionários), nomeadamente na prestação de serviços ou na disponibilização de meios e ferramentas de apoio à atividade académica e de gestão. Estas plataformas foram desenvolvidas e disponibilizadas em diferentes momentos, sem uma coerência ao nível da estrutura, organização e design. Para responder ao problema da dispersão das plataformas, o IPCA criou um sítio de centralização de todas estas plataformas, que denominou de Portal IPCA. No entanto, a solução encontrada pela instituição foi provisória, assumindo a necessidade de desenvolvimento de um estudo, de forma a obter uma solução eficiente ao nível da identidade visual, da usabilidade e da estrutura. Em simultâneo, constatou-se uma dificuldade em manter uma consistência e escalabilidade entre os diferentes serviços devido à utilização de plataformas independentes. Identificados os principais problemas, o IPCA tem como objetivo de longo prazo a implementação, de forma progressiva, de todos os serviços na sua nova plataforma de educação. Deste modo, para proporcionar uma experiência agradável para a sua comunidade, desenvolveu se a solução gráfica da interface digital da nova versão do portal de educação com base em processos da metodologia Double Diamond, para constar com uma estrutura e usabilidade adequada. Em conjunto, com a utilização da metodologia Atomic Design, a solução na nova versão do Portal IPCA promove a escalabilidade da plataforma para suportar a adição de serviços. O desenvolvimento do projeto iniciou-se pela análise das plataformas independentes e da versão beta do Portal IPCA para averiguar as funcionalidades existentes. Em conjunto, identificou se as necessidades do público-alvo para idealizar uma solução personalizada, tendo sido elaborados questionários e entrevistas, que serviram de auxílio na criação de personas. Após o término desta etapa, estruturou-se a interface por via da arquitetura de informação e explorou-se a organização de conteúdos na interface através de wireframes. Por conseguinte, elaborou-se um sistema de design que proporcionou uma plataforma escalável e coerente. Por fim, elaborou-se o protótipo interativo da interface visual do Portal IPCA, seguindo-se de testes de usabilidade. A finalidade dos testes foi detetar problemas e compreender a interação do público-alvo com a interface, de modo a iterar para obter uma plataforma adequada às suas necessidades. Os testes de usabilidade revelaram uma taxa de sucesso elevada, tendo a solução desenhada sido validada de forma positiva pelos utilizadores representativos do público-alvo
id RCAP_f114cc5c79ee08af956b96c1757191e4
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2573
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVEUser ExperienceUser InterfaceInteraçãoPortal de educaçãoInstituto Politécnico do Cávado e do AveO Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) possui seis plataformas digitais que servem de apoio à sua comunidade (estudantes, professores, funcionários), nomeadamente na prestação de serviços ou na disponibilização de meios e ferramentas de apoio à atividade académica e de gestão. Estas plataformas foram desenvolvidas e disponibilizadas em diferentes momentos, sem uma coerência ao nível da estrutura, organização e design. Para responder ao problema da dispersão das plataformas, o IPCA criou um sítio de centralização de todas estas plataformas, que denominou de Portal IPCA. No entanto, a solução encontrada pela instituição foi provisória, assumindo a necessidade de desenvolvimento de um estudo, de forma a obter uma solução eficiente ao nível da identidade visual, da usabilidade e da estrutura. Em simultâneo, constatou-se uma dificuldade em manter uma consistência e escalabilidade entre os diferentes serviços devido à utilização de plataformas independentes. Identificados os principais problemas, o IPCA tem como objetivo de longo prazo a implementação, de forma progressiva, de todos os serviços na sua nova plataforma de educação. Deste modo, para proporcionar uma experiência agradável para a sua comunidade, desenvolveu se a solução gráfica da interface digital da nova versão do portal de educação com base em processos da metodologia Double Diamond, para constar com uma estrutura e usabilidade adequada. Em conjunto, com a utilização da metodologia Atomic Design, a solução na nova versão do Portal IPCA promove a escalabilidade da plataforma para suportar a adição de serviços. O desenvolvimento do projeto iniciou-se pela análise das plataformas independentes e da versão beta do Portal IPCA para averiguar as funcionalidades existentes. Em conjunto, identificou se as necessidades do público-alvo para idealizar uma solução personalizada, tendo sido elaborados questionários e entrevistas, que serviram de auxílio na criação de personas. Após o término desta etapa, estruturou-se a interface por via da arquitetura de informação e explorou-se a organização de conteúdos na interface através de wireframes. Por conseguinte, elaborou-se um sistema de design que proporcionou uma plataforma escalável e coerente. Por fim, elaborou-se o protótipo interativo da interface visual do Portal IPCA, seguindo-se de testes de usabilidade. A finalidade dos testes foi detetar problemas e compreender a interação do público-alvo com a interface, de modo a iterar para obter uma plataforma adequada às suas necessidades. Os testes de usabilidade revelaram uma taxa de sucesso elevada, tendo a solução desenhada sido validada de forma positiva pelos utilizadores representativos do público-alvo2023-03-18T11:58:14Z2023-03-182023-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2573http://hdl.handle.net/11110/2573TID:203251938porAraújo, Flávio Alexandre Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-23T04:26:17Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:45:04.821877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE
title DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE
spellingShingle DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE
Araújo, Flávio Alexandre Campos
User Experience
User Interface
Interação
Portal de educação
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
title_short DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE
title_full DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE
title_fullStr DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE
title_full_unstemmed DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE
title_sort DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE
author Araújo, Flávio Alexandre Campos
author_facet Araújo, Flávio Alexandre Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Flávio Alexandre Campos
dc.subject.por.fl_str_mv User Experience
User Interface
Interação
Portal de educação
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
topic User Experience
User Interface
Interação
Portal de educação
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
description O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) possui seis plataformas digitais que servem de apoio à sua comunidade (estudantes, professores, funcionários), nomeadamente na prestação de serviços ou na disponibilização de meios e ferramentas de apoio à atividade académica e de gestão. Estas plataformas foram desenvolvidas e disponibilizadas em diferentes momentos, sem uma coerência ao nível da estrutura, organização e design. Para responder ao problema da dispersão das plataformas, o IPCA criou um sítio de centralização de todas estas plataformas, que denominou de Portal IPCA. No entanto, a solução encontrada pela instituição foi provisória, assumindo a necessidade de desenvolvimento de um estudo, de forma a obter uma solução eficiente ao nível da identidade visual, da usabilidade e da estrutura. Em simultâneo, constatou-se uma dificuldade em manter uma consistência e escalabilidade entre os diferentes serviços devido à utilização de plataformas independentes. Identificados os principais problemas, o IPCA tem como objetivo de longo prazo a implementação, de forma progressiva, de todos os serviços na sua nova plataforma de educação. Deste modo, para proporcionar uma experiência agradável para a sua comunidade, desenvolveu se a solução gráfica da interface digital da nova versão do portal de educação com base em processos da metodologia Double Diamond, para constar com uma estrutura e usabilidade adequada. Em conjunto, com a utilização da metodologia Atomic Design, a solução na nova versão do Portal IPCA promove a escalabilidade da plataforma para suportar a adição de serviços. O desenvolvimento do projeto iniciou-se pela análise das plataformas independentes e da versão beta do Portal IPCA para averiguar as funcionalidades existentes. Em conjunto, identificou se as necessidades do público-alvo para idealizar uma solução personalizada, tendo sido elaborados questionários e entrevistas, que serviram de auxílio na criação de personas. Após o término desta etapa, estruturou-se a interface por via da arquitetura de informação e explorou-se a organização de conteúdos na interface através de wireframes. Por conseguinte, elaborou-se um sistema de design que proporcionou uma plataforma escalável e coerente. Por fim, elaborou-se o protótipo interativo da interface visual do Portal IPCA, seguindo-se de testes de usabilidade. A finalidade dos testes foi detetar problemas e compreender a interação do público-alvo com a interface, de modo a iterar para obter uma plataforma adequada às suas necessidades. Os testes de usabilidade revelaram uma taxa de sucesso elevada, tendo a solução desenhada sido validada de forma positiva pelos utilizadores representativos do público-alvo
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-18T11:58:14Z
2023-03-18
2023-03-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2573
http://hdl.handle.net/11110/2573
TID:203251938
url http://hdl.handle.net/11110/2573
identifier_str_mv TID:203251938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131535985606656