DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2573 |
Resumo: | O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) possui seis plataformas digitais que servem de apoio à sua comunidade (estudantes, professores, funcionários), nomeadamente na prestação de serviços ou na disponibilização de meios e ferramentas de apoio à atividade académica e de gestão. Estas plataformas foram desenvolvidas e disponibilizadas em diferentes momentos, sem uma coerência ao nível da estrutura, organização e design. Para responder ao problema da dispersão das plataformas, o IPCA criou um sítio de centralização de todas estas plataformas, que denominou de Portal IPCA. No entanto, a solução encontrada pela instituição foi provisória, assumindo a necessidade de desenvolvimento de um estudo, de forma a obter uma solução eficiente ao nível da identidade visual, da usabilidade e da estrutura. Em simultâneo, constatou-se uma dificuldade em manter uma consistência e escalabilidade entre os diferentes serviços devido à utilização de plataformas independentes. Identificados os principais problemas, o IPCA tem como objetivo de longo prazo a implementação, de forma progressiva, de todos os serviços na sua nova plataforma de educação. Deste modo, para proporcionar uma experiência agradável para a sua comunidade, desenvolveu se a solução gráfica da interface digital da nova versão do portal de educação com base em processos da metodologia Double Diamond, para constar com uma estrutura e usabilidade adequada. Em conjunto, com a utilização da metodologia Atomic Design, a solução na nova versão do Portal IPCA promove a escalabilidade da plataforma para suportar a adição de serviços. O desenvolvimento do projeto iniciou-se pela análise das plataformas independentes e da versão beta do Portal IPCA para averiguar as funcionalidades existentes. Em conjunto, identificou se as necessidades do público-alvo para idealizar uma solução personalizada, tendo sido elaborados questionários e entrevistas, que serviram de auxílio na criação de personas. Após o término desta etapa, estruturou-se a interface por via da arquitetura de informação e explorou-se a organização de conteúdos na interface através de wireframes. Por conseguinte, elaborou-se um sistema de design que proporcionou uma plataforma escalável e coerente. Por fim, elaborou-se o protótipo interativo da interface visual do Portal IPCA, seguindo-se de testes de usabilidade. A finalidade dos testes foi detetar problemas e compreender a interação do público-alvo com a interface, de modo a iterar para obter uma plataforma adequada às suas necessidades. Os testes de usabilidade revelaram uma taxa de sucesso elevada, tendo a solução desenhada sido validada de forma positiva pelos utilizadores representativos do público-alvo |
id |
RCAP_f114cc5c79ee08af956b96c1757191e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2573 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVEUser ExperienceUser InterfaceInteraçãoPortal de educaçãoInstituto Politécnico do Cávado e do AveO Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) possui seis plataformas digitais que servem de apoio à sua comunidade (estudantes, professores, funcionários), nomeadamente na prestação de serviços ou na disponibilização de meios e ferramentas de apoio à atividade académica e de gestão. Estas plataformas foram desenvolvidas e disponibilizadas em diferentes momentos, sem uma coerência ao nível da estrutura, organização e design. Para responder ao problema da dispersão das plataformas, o IPCA criou um sítio de centralização de todas estas plataformas, que denominou de Portal IPCA. No entanto, a solução encontrada pela instituição foi provisória, assumindo a necessidade de desenvolvimento de um estudo, de forma a obter uma solução eficiente ao nível da identidade visual, da usabilidade e da estrutura. Em simultâneo, constatou-se uma dificuldade em manter uma consistência e escalabilidade entre os diferentes serviços devido à utilização de plataformas independentes. Identificados os principais problemas, o IPCA tem como objetivo de longo prazo a implementação, de forma progressiva, de todos os serviços na sua nova plataforma de educação. Deste modo, para proporcionar uma experiência agradável para a sua comunidade, desenvolveu se a solução gráfica da interface digital da nova versão do portal de educação com base em processos da metodologia Double Diamond, para constar com uma estrutura e usabilidade adequada. Em conjunto, com a utilização da metodologia Atomic Design, a solução na nova versão do Portal IPCA promove a escalabilidade da plataforma para suportar a adição de serviços. O desenvolvimento do projeto iniciou-se pela análise das plataformas independentes e da versão beta do Portal IPCA para averiguar as funcionalidades existentes. Em conjunto, identificou se as necessidades do público-alvo para idealizar uma solução personalizada, tendo sido elaborados questionários e entrevistas, que serviram de auxílio na criação de personas. Após o término desta etapa, estruturou-se a interface por via da arquitetura de informação e explorou-se a organização de conteúdos na interface através de wireframes. Por conseguinte, elaborou-se um sistema de design que proporcionou uma plataforma escalável e coerente. Por fim, elaborou-se o protótipo interativo da interface visual do Portal IPCA, seguindo-se de testes de usabilidade. A finalidade dos testes foi detetar problemas e compreender a interação do público-alvo com a interface, de modo a iterar para obter uma plataforma adequada às suas necessidades. Os testes de usabilidade revelaram uma taxa de sucesso elevada, tendo a solução desenhada sido validada de forma positiva pelos utilizadores representativos do público-alvo2023-03-18T11:58:14Z2023-03-182023-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2573http://hdl.handle.net/11110/2573TID:203251938porAraújo, Flávio Alexandre Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-23T04:26:17Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:45:04.821877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE |
title |
DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE |
spellingShingle |
DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE Araújo, Flávio Alexandre Campos User Experience User Interface Interação Portal de educação Instituto Politécnico do Cávado e do Ave |
title_short |
DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE |
title_full |
DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE |
title_fullStr |
DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE |
title_full_unstemmed |
DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE |
title_sort |
DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DO PORTAL DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE |
author |
Araújo, Flávio Alexandre Campos |
author_facet |
Araújo, Flávio Alexandre Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Flávio Alexandre Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
User Experience User Interface Interação Portal de educação Instituto Politécnico do Cávado e do Ave |
topic |
User Experience User Interface Interação Portal de educação Instituto Politécnico do Cávado e do Ave |
description |
O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) possui seis plataformas digitais que servem de apoio à sua comunidade (estudantes, professores, funcionários), nomeadamente na prestação de serviços ou na disponibilização de meios e ferramentas de apoio à atividade académica e de gestão. Estas plataformas foram desenvolvidas e disponibilizadas em diferentes momentos, sem uma coerência ao nível da estrutura, organização e design. Para responder ao problema da dispersão das plataformas, o IPCA criou um sítio de centralização de todas estas plataformas, que denominou de Portal IPCA. No entanto, a solução encontrada pela instituição foi provisória, assumindo a necessidade de desenvolvimento de um estudo, de forma a obter uma solução eficiente ao nível da identidade visual, da usabilidade e da estrutura. Em simultâneo, constatou-se uma dificuldade em manter uma consistência e escalabilidade entre os diferentes serviços devido à utilização de plataformas independentes. Identificados os principais problemas, o IPCA tem como objetivo de longo prazo a implementação, de forma progressiva, de todos os serviços na sua nova plataforma de educação. Deste modo, para proporcionar uma experiência agradável para a sua comunidade, desenvolveu se a solução gráfica da interface digital da nova versão do portal de educação com base em processos da metodologia Double Diamond, para constar com uma estrutura e usabilidade adequada. Em conjunto, com a utilização da metodologia Atomic Design, a solução na nova versão do Portal IPCA promove a escalabilidade da plataforma para suportar a adição de serviços. O desenvolvimento do projeto iniciou-se pela análise das plataformas independentes e da versão beta do Portal IPCA para averiguar as funcionalidades existentes. Em conjunto, identificou se as necessidades do público-alvo para idealizar uma solução personalizada, tendo sido elaborados questionários e entrevistas, que serviram de auxílio na criação de personas. Após o término desta etapa, estruturou-se a interface por via da arquitetura de informação e explorou-se a organização de conteúdos na interface através de wireframes. Por conseguinte, elaborou-se um sistema de design que proporcionou uma plataforma escalável e coerente. Por fim, elaborou-se o protótipo interativo da interface visual do Portal IPCA, seguindo-se de testes de usabilidade. A finalidade dos testes foi detetar problemas e compreender a interação do público-alvo com a interface, de modo a iterar para obter uma plataforma adequada às suas necessidades. Os testes de usabilidade revelaram uma taxa de sucesso elevada, tendo a solução desenhada sido validada de forma positiva pelos utilizadores representativos do público-alvo |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-18T11:58:14Z 2023-03-18 2023-03-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2573 http://hdl.handle.net/11110/2573 TID:203251938 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2573 |
identifier_str_mv |
TID:203251938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131535985606656 |