Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eiriz,Vasco
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Simões,Jorge, Gonçalves,Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200002
Resumo: Este artigo identifica os obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal. Assume a gestão do conhecimento como um processo colectivo e interactivo que envolve a geração, codificação e transferência do conhecimento. No âmbito duma pesquisa sobre gestão do conhecimento no ensino superior em Portugal, procedeu-se à aplicação de um questionário junto de docentes das escolas de gestão e economia do ensino público, tendo-se obtido 142 respostas válidas para tratamento de dados. Os dados foram submetidos a uma análise descritiva e factorial tendo-se identificado os seguintes principais obstáculos à gestão do conhecimento: liderança e organização, comunicação, e recursos organizacionais.
id RCAP_f11ef78eb352a674dcab6213ae241a0a
oai_identifier_str oai:scielo:S0872-96622007000200002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em PortugalGestão do conhecimentoobstáculos à gestão do conhecimentoensino superiorPortugalEste artigo identifica os obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal. Assume a gestão do conhecimento como um processo colectivo e interactivo que envolve a geração, codificação e transferência do conhecimento. No âmbito duma pesquisa sobre gestão do conhecimento no ensino superior em Portugal, procedeu-se à aplicação de um questionário junto de docentes das escolas de gestão e economia do ensino público, tendo-se obtido 142 respostas válidas para tratamento de dados. Os dados foram submetidos a uma análise descritiva e factorial tendo-se identificado os seguintes principais obstáculos à gestão do conhecimento: liderança e organização, comunicação, e recursos organizacionais.ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada2007-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200002Comportamento Organizacional e Gestão v.13 n.2 2007reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200002Eiriz,VascoSimões,JorgeGonçalves,Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:09:30Zoai:scielo:S0872-96622007000200002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:21:27.794659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal
title Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal
spellingShingle Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal
Eiriz,Vasco
Gestão do conhecimento
obstáculos à gestão do conhecimento
ensino superior
Portugal
title_short Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal
title_full Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal
title_fullStr Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal
title_full_unstemmed Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal
title_sort Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal
author Eiriz,Vasco
author_facet Eiriz,Vasco
Simões,Jorge
Gonçalves,Miguel
author_role author
author2 Simões,Jorge
Gonçalves,Miguel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eiriz,Vasco
Simões,Jorge
Gonçalves,Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
obstáculos à gestão do conhecimento
ensino superior
Portugal
topic Gestão do conhecimento
obstáculos à gestão do conhecimento
ensino superior
Portugal
description Este artigo identifica os obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal. Assume a gestão do conhecimento como um processo colectivo e interactivo que envolve a geração, codificação e transferência do conhecimento. No âmbito duma pesquisa sobre gestão do conhecimento no ensino superior em Portugal, procedeu-se à aplicação de um questionário junto de docentes das escolas de gestão e economia do ensino público, tendo-se obtido 142 respostas válidas para tratamento de dados. Os dados foram submetidos a uma análise descritiva e factorial tendo-se identificado os seguintes principais obstáculos à gestão do conhecimento: liderança e organização, comunicação, e recursos organizacionais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200002
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Comportamento Organizacional e Gestão v.13 n.2 2007
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137300581449728