Polifonia, memória e órbita fractal : o trânsito de lembranças como ponte artista-público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Andreza de Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26013
Resumo: Tendo como eixo central o ato de lembrar, o presente trabalho pretende investigar a relação entre artista e público mediada pela obra ao longo do processo de composição e apresentação de um espetáculo. Será observada a permanente re-estruturação das funções e papéis assumidos pela tríade ‘Artista-Obra-Público’ nas artes performativas da contemporaneidade, indicando o uso da memória e dos conteúdos individuais acumulados pelas partes envolvidas no ato criativo, não só como fonte de inspiração, mas como agente aglutinador e obra de arte em si. Tem como pressupostos teóricos o pensamento de Bachelard, Kant, Nietzche e Platão sobre o ato criativo; os estudos de Bergson e Jung a respeito da memória; as pesquisas de Hans-Thies Lehmann e Lícia Maria Morais Sanchez acerca do Teatro Pós-dramático e do Teatro da Memória, bem como a obra de Angélica Liddell e de Hermilo Borba Filho. O trabalho prático é desenvolvido a partir dos estudos da Geometria Fractal e da Teoria do Movimento dos Corpos Celestes, tendo como base para os treinamentos os sistemas de Viewpoints, o Ferus Animi // Terra Nova e as técnicas corporais/simbologias dos artistas do Cavalo Marinho. Tal conjunto de pressupostos e ações foram experimentados ao longo do último ano e meio, em três matrizes criativas: a primeira desenvolvida com alunos-atores, num processo que culminou com o espetáculo (…) e a vida, afinal, é como as orquídeas.; a segunda, no intercâmbio criativo entre um grupo de teatro português e um brasileiro, que foi realizado em duas etapas, uma no Brasil, outra em Portugal, e que culminou com a criação, com o elenco binacional, do espetáculo A MULA (baseado no texto O Auto da Mula-de-Padre, do artista pernambucano Hermilo Borba Filho); e por fim, em uma performance cênica intitulada Quando olhei, era turvo o que se via, que tomou como fonte de inspiração a novela Os Ambulantes de Deus, também de Hermilo Borba Filho, a fim de recriar o curso histórico dos povos originários no Brasil.
id RCAP_f1360a91d937adb2ad916e96368fefaa
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/26013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Polifonia, memória e órbita fractal : o trânsito de lembranças como ponte artista-públicoMemóriaArtistaPúblicoEspectAtorSaber tradicionalTeatro Pós- DramáticoCriação colaborativaTendo como eixo central o ato de lembrar, o presente trabalho pretende investigar a relação entre artista e público mediada pela obra ao longo do processo de composição e apresentação de um espetáculo. Será observada a permanente re-estruturação das funções e papéis assumidos pela tríade ‘Artista-Obra-Público’ nas artes performativas da contemporaneidade, indicando o uso da memória e dos conteúdos individuais acumulados pelas partes envolvidas no ato criativo, não só como fonte de inspiração, mas como agente aglutinador e obra de arte em si. Tem como pressupostos teóricos o pensamento de Bachelard, Kant, Nietzche e Platão sobre o ato criativo; os estudos de Bergson e Jung a respeito da memória; as pesquisas de Hans-Thies Lehmann e Lícia Maria Morais Sanchez acerca do Teatro Pós-dramático e do Teatro da Memória, bem como a obra de Angélica Liddell e de Hermilo Borba Filho. O trabalho prático é desenvolvido a partir dos estudos da Geometria Fractal e da Teoria do Movimento dos Corpos Celestes, tendo como base para os treinamentos os sistemas de Viewpoints, o Ferus Animi // Terra Nova e as técnicas corporais/simbologias dos artistas do Cavalo Marinho. Tal conjunto de pressupostos e ações foram experimentados ao longo do último ano e meio, em três matrizes criativas: a primeira desenvolvida com alunos-atores, num processo que culminou com o espetáculo (…) e a vida, afinal, é como as orquídeas.; a segunda, no intercâmbio criativo entre um grupo de teatro português e um brasileiro, que foi realizado em duas etapas, uma no Brasil, outra em Portugal, e que culminou com a criação, com o elenco binacional, do espetáculo A MULA (baseado no texto O Auto da Mula-de-Padre, do artista pernambucano Hermilo Borba Filho); e por fim, em uma performance cênica intitulada Quando olhei, era turvo o que se via, que tomou como fonte de inspiração a novela Os Ambulantes de Deus, também de Hermilo Borba Filho, a fim de recriar o curso histórico dos povos originários no Brasil.Having as central axis the act of remembering, the present work intends to investigate the relation between artist and public mediated by the work throughout the process of composition and presentation of a spectacle. It will be investigated the permanent re-structuring of the functions and roles assumed by the triad 'Artist-Public-Work' in the contemporary performatives arts, indicating the use of the memory and the individual contents accumulated by the parties involved in the creative act, not only as a source of inspiration but as an agglutinating agent and as a work of art itself. Having as theoretical presuppositions the thought of Bachelard, Kant, Nietzsche and Plato on the creative act; the Bergson and Jung studies on memory; the researches of Hans-Thies Lehmann and Lícia Maria Morais Sanchez about the Post-Dramatic Theater and the Theater of Memory as well as the work of Hermilo Borba Filho and Angélica Liddell. The practical work is developed from the studies of Fractal Geometry and the Theory of Motion of the Celestial Bodies, based on the training of the Viewpoints systems, the Ferus Animi // Terra Nova and the corporal techniques / symbologies of the artists of the Cavalo Marinho. Such a set of presuppositions and actions have been tried over the past year and a half in three creative matrices, the first developed with studentactors in a process that culminated with the spectacle (…) e a vida, afinal, é como as orquídeas. the second in the creative exchange between a group of Portuguese theater and a Brazilian, which was carried out in two stages, one in Brazil the other in Portugal and which culminated in the creation, with the binational cast, of the play A MULA (based on the text O Auto da Mulade- Padre of the artist from Pernambuco, Hermilo Borba Filho) and finally in a scenic performance entitled “Quando olhei, era turvo o que se via”, that took as a source of inspiration the novel Os Ambulantes de Deus, also of Hermilo Borba Filho, in order to to recreate the historical course of the originary peoples in Brazil.2019-05-09T15:31:11Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26013TID:202237281porAlves, Andreza de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:24Zoai:ria.ua.pt:10773/26013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:07.607176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Polifonia, memória e órbita fractal : o trânsito de lembranças como ponte artista-público
title Polifonia, memória e órbita fractal : o trânsito de lembranças como ponte artista-público
spellingShingle Polifonia, memória e órbita fractal : o trânsito de lembranças como ponte artista-público
Alves, Andreza de Lima
Memória
Artista
Público
EspectAtor
Saber tradicional
Teatro Pós- Dramático
Criação colaborativa
title_short Polifonia, memória e órbita fractal : o trânsito de lembranças como ponte artista-público
title_full Polifonia, memória e órbita fractal : o trânsito de lembranças como ponte artista-público
title_fullStr Polifonia, memória e órbita fractal : o trânsito de lembranças como ponte artista-público
title_full_unstemmed Polifonia, memória e órbita fractal : o trânsito de lembranças como ponte artista-público
title_sort Polifonia, memória e órbita fractal : o trânsito de lembranças como ponte artista-público
author Alves, Andreza de Lima
author_facet Alves, Andreza de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Andreza de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Artista
Público
EspectAtor
Saber tradicional
Teatro Pós- Dramático
Criação colaborativa
topic Memória
Artista
Público
EspectAtor
Saber tradicional
Teatro Pós- Dramático
Criação colaborativa
description Tendo como eixo central o ato de lembrar, o presente trabalho pretende investigar a relação entre artista e público mediada pela obra ao longo do processo de composição e apresentação de um espetáculo. Será observada a permanente re-estruturação das funções e papéis assumidos pela tríade ‘Artista-Obra-Público’ nas artes performativas da contemporaneidade, indicando o uso da memória e dos conteúdos individuais acumulados pelas partes envolvidas no ato criativo, não só como fonte de inspiração, mas como agente aglutinador e obra de arte em si. Tem como pressupostos teóricos o pensamento de Bachelard, Kant, Nietzche e Platão sobre o ato criativo; os estudos de Bergson e Jung a respeito da memória; as pesquisas de Hans-Thies Lehmann e Lícia Maria Morais Sanchez acerca do Teatro Pós-dramático e do Teatro da Memória, bem como a obra de Angélica Liddell e de Hermilo Borba Filho. O trabalho prático é desenvolvido a partir dos estudos da Geometria Fractal e da Teoria do Movimento dos Corpos Celestes, tendo como base para os treinamentos os sistemas de Viewpoints, o Ferus Animi // Terra Nova e as técnicas corporais/simbologias dos artistas do Cavalo Marinho. Tal conjunto de pressupostos e ações foram experimentados ao longo do último ano e meio, em três matrizes criativas: a primeira desenvolvida com alunos-atores, num processo que culminou com o espetáculo (…) e a vida, afinal, é como as orquídeas.; a segunda, no intercâmbio criativo entre um grupo de teatro português e um brasileiro, que foi realizado em duas etapas, uma no Brasil, outra em Portugal, e que culminou com a criação, com o elenco binacional, do espetáculo A MULA (baseado no texto O Auto da Mula-de-Padre, do artista pernambucano Hermilo Borba Filho); e por fim, em uma performance cênica intitulada Quando olhei, era turvo o que se via, que tomou como fonte de inspiração a novela Os Ambulantes de Deus, também de Hermilo Borba Filho, a fim de recriar o curso histórico dos povos originários no Brasil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-05-09T15:31:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/26013
TID:202237281
url http://hdl.handle.net/10773/26013
identifier_str_mv TID:202237281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137645620625408