A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11517 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
id |
RCAP_f145cd3c14b935de62694a640cffccc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11517 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no MontijoPublicidade políticaPropaganda políticaOutdoorsComunicação visualComunicação políticaCor - fundo dos outdoorsEleições autárquicasMontijo (Portugal) 2017Political advertisingVisual communicationPolitical communicationOutdoors colorLocal electionsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Perceber a influência que a cor tem nos suportes publicitários, como os outdoors, é importante na comunicação visual. A publicidade política visa mostrar o candidato de um modo impactante através da imagem e da ideologia associada à cor e não o programa eleitoral de um partido em específico. O consumidor tem acesso a imensa informação e confia nas suas memórias visuais, logo, uma das técnicas mais utilizadas na publicidade é o destaque através da cor, cujo objetivo é penetrar na mente do consumidor e influenciá-lo a posteriori. O objetivo geral desta investigação é perceber se a alteração da cor normalmente associada a um partido, nos outdoors, tem influência no eleitor e no seu voto. Entenda-se cor pela que está no fundo das fotografias dos candidatos e influência pela perceção dessa mudança e se influenciou o voto. O objeto de estudo são as Eleições Autárquicas de 2017 em Montijo e a alteração da cor nos outdoors do Partido Socialista e do Partido Social Democrata. Aborda-se historicamente o marketing político situando-o em Portugal e comparase o eleitor ao consumidor. De seguida aborda-se a comunicação política como ferramenta para que seja enquadrada a campanha política e os seus elementos. Em continuação, há um capítulo dedicado à cor e à relação desta com o ser humano, a publicidade e a política. Apresenta-se o modelo de análise, o local de estudo e a devida investigação. Termina-se com as conclusões provenientes da investigação e sugestão de continuação do estudo.ABSTRACT: Understand the influence that color has on the different advertising media, like outdoors, is fundamental to ensure effective visual communication. The media used in the political context aim to present the candidates in a striking way, making use of images and party colors. Since the consumer is continuously informed and knowing that he or she relies heavily on his visual memory, techniques were created to serve the consumer behavioral patterns. The most used technique is to highlight something via use of color. This aims to imprint a visual memory on the consumer’s mind, in hope to influence him. The goal of the investigation is to deconstruct the role of color in outdoors and its influence on the elector and his vote. Colors are the ones on the media background and the influence is the perception of those changes and if they affect vote decision. To test this hypothesis is 2017 Montijo’s elections and the change of Partido Socialista and Partido Social Democrata outdoors colors. An analysis of political marketing was conducted, in Portugal, and a comparison of a elector to an consumer. Then, an analysis to communication, to political campaign and all its components. After this, follows a chapter dedicated to color in three categories (biological, in advertising and in politics). Finally, a context of the study site and the formal investigation. This thesis ends with the conclusions drawn from the study and suggestions and advices for future investigations.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMontargil, FilipeRCIPLMoço, Pedro Miguel Coelho2020-04-24T14:09:46Z2019-12-162019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11517TID:202352145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:45.444415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo |
title |
A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo |
spellingShingle |
A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo Moço, Pedro Miguel Coelho Publicidade política Propaganda política Outdoors Comunicação visual Comunicação política Cor - fundo dos outdoors Eleições autárquicas Montijo (Portugal) 2017 Political advertising Visual communication Political communication Outdoors color Local elections |
title_short |
A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo |
title_full |
A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo |
title_fullStr |
A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo |
title_full_unstemmed |
A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo |
title_sort |
A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo |
author |
Moço, Pedro Miguel Coelho |
author_facet |
Moço, Pedro Miguel Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Montargil, Filipe RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moço, Pedro Miguel Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade política Propaganda política Outdoors Comunicação visual Comunicação política Cor - fundo dos outdoors Eleições autárquicas Montijo (Portugal) 2017 Political advertising Visual communication Political communication Outdoors color Local elections |
topic |
Publicidade política Propaganda política Outdoors Comunicação visual Comunicação política Cor - fundo dos outdoors Eleições autárquicas Montijo (Portugal) 2017 Political advertising Visual communication Political communication Outdoors color Local elections |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16 2019-12-16T00:00:00Z 2020-04-24T14:09:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11517 TID:202352145 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11517 |
identifier_str_mv |
TID:202352145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133464831721472 |