A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moço, Pedro Miguel Coelho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11517
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_f145cd3c14b935de62694a640cffccc9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no MontijoPublicidade políticaPropaganda políticaOutdoorsComunicação visualComunicação políticaCor - fundo dos outdoorsEleições autárquicasMontijo (Portugal) 2017Political advertisingVisual communicationPolitical communicationOutdoors colorLocal electionsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Perceber a influência que a cor tem nos suportes publicitários, como os outdoors, é importante na comunicação visual. A publicidade política visa mostrar o candidato de um modo impactante através da imagem e da ideologia associada à cor e não o programa eleitoral de um partido em específico. O consumidor tem acesso a imensa informação e confia nas suas memórias visuais, logo, uma das técnicas mais utilizadas na publicidade é o destaque através da cor, cujo objetivo é penetrar na mente do consumidor e influenciá-lo a posteriori. O objetivo geral desta investigação é perceber se a alteração da cor normalmente associada a um partido, nos outdoors, tem influência no eleitor e no seu voto. Entenda-se cor pela que está no fundo das fotografias dos candidatos e influência pela perceção dessa mudança e se influenciou o voto. O objeto de estudo são as Eleições Autárquicas de 2017 em Montijo e a alteração da cor nos outdoors do Partido Socialista e do Partido Social Democrata. Aborda-se historicamente o marketing político situando-o em Portugal e comparase o eleitor ao consumidor. De seguida aborda-se a comunicação política como ferramenta para que seja enquadrada a campanha política e os seus elementos. Em continuação, há um capítulo dedicado à cor e à relação desta com o ser humano, a publicidade e a política. Apresenta-se o modelo de análise, o local de estudo e a devida investigação. Termina-se com as conclusões provenientes da investigação e sugestão de continuação do estudo.ABSTRACT: Understand the influence that color has on the different advertising media, like outdoors, is fundamental to ensure effective visual communication. The media used in the political context aim to present the candidates in a striking way, making use of images and party colors. Since the consumer is continuously informed and knowing that he or she relies heavily on his visual memory, techniques were created to serve the consumer behavioral patterns. The most used technique is to highlight something via use of color. This aims to imprint a visual memory on the consumer’s mind, in hope to influence him. The goal of the investigation is to deconstruct the role of color in outdoors and its influence on the elector and his vote. Colors are the ones on the media background and the influence is the perception of those changes and if they affect vote decision. To test this hypothesis is 2017 Montijo’s elections and the change of Partido Socialista and Partido Social Democrata outdoors colors. An analysis of political marketing was conducted, in Portugal, and a comparison of a elector to an consumer. Then, an analysis to communication, to political campaign and all its components. After this, follows a chapter dedicated to color in three categories (biological, in advertising and in politics). Finally, a context of the study site and the formal investigation. This thesis ends with the conclusions drawn from the study and suggestions and advices for future investigations.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMontargil, FilipeRCIPLMoço, Pedro Miguel Coelho2020-04-24T14:09:46Z2019-12-162019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11517TID:202352145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:45.444415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo
title A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo
spellingShingle A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo
Moço, Pedro Miguel Coelho
Publicidade política
Propaganda política
Outdoors
Comunicação visual
Comunicação política
Cor - fundo dos outdoors
Eleições autárquicas
Montijo (Portugal) 2017
Political advertising
Visual communication
Political communication
Outdoors color
Local elections
title_short A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo
title_full A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo
title_fullStr A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo
title_full_unstemmed A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo
title_sort A utilização da cor em campanhas políticas: o caso das eleições autárquicas de 2017 no Montijo
author Moço, Pedro Miguel Coelho
author_facet Moço, Pedro Miguel Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montargil, Filipe
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Moço, Pedro Miguel Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade política
Propaganda política
Outdoors
Comunicação visual
Comunicação política
Cor - fundo dos outdoors
Eleições autárquicas
Montijo (Portugal) 2017
Political advertising
Visual communication
Political communication
Outdoors color
Local elections
topic Publicidade política
Propaganda política
Outdoors
Comunicação visual
Comunicação política
Cor - fundo dos outdoors
Eleições autárquicas
Montijo (Portugal) 2017
Political advertising
Visual communication
Political communication
Outdoors color
Local elections
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
2019-12-16T00:00:00Z
2020-04-24T14:09:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11517
TID:202352145
url http://hdl.handle.net/10400.21/11517
identifier_str_mv TID:202352145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133464831721472