A resposta da Escola ao (novo) desafio digital.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mairos, José Carlos Nogueira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/106617
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
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spelling A resposta da Escola ao (novo) desafio digital.The School's response to the (new) digital challenge.literacia digitalcapacitação digital de professoresliderançaadministraçãoorganizaçãodigital literacydigital teacher trainingleadershipadministrationorganizationCiências sociais::EducaçãoDissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, no dia 21 de abril, onde é apresentado o Plano de Ação para a Transição Digital foi a mais recente resposta do estado português à necessidade emergente de adaptação a uma sociedade global onde o uso das ferramentas digitais é já uma realidade incontestável. É assumido que a construção de uma sociedade verdadeiramente digital, que o reforço da competitividade económica e o desenvolvimento de um clima favorável à inovação só será possível atingir com o incremento da literacia digital dos cidadãos. A aposta terá de ser feita nas pessoas e nas suas qualificações, durante o percurso académico e profissional, através de um forte investimento na formação e na educação.Assim, ao sistema educativo português é colocado um novo desafio em forma de Programa de Digitalização para as Escolas. Esta medida pretende contribuir ativamente para a modernização tecnológica das escolas, aproximando os alunos das ferramentas de produtividade e colaboração que podem encontrar num ambiente de trabalho profissional. Uma das dimensões mais importantes desta medida é a implementação de um plano de capacitação dos docentes, que garanta a aquisição das competências necessárias ao ensino neste novo contexto digital. Este é o cerne da nossa investigação: perceber e enquadrar a resposta das organizações escolares ao desafio imposto pelo Programa de Digitalização para as Escolas e, de uma forma mais específica, à capacitação digital dos seus professores.Os protagonistas do nosso estudo (os professores) reconhecem méritos às iniciativas já implementadas pela tutela da educação. O panorama está a mudar e já se percebem algumas melhorias, no entanto, alguns problemas antigos mantêm-se sem solução e novos obstáculos surgiram. Apesar das “dores de crescimento” naturais, a perceção com que ficamos é que os professores começam cada vez mais a sentir segurança e a utilizar as ferramentas digitais no processo de ensino. Julgamos que o aumento da literacia digital dos professores é um facto e está a ocorrer em paralelo com a dos alunos. A escola está a responder de forma segura ao (novo) desafio digital.The Council of Ministers Resolution No. 30/2020, dated April 21st, in which the Action Plan for the Digital Transition is presented, establishes Portugal’s most recent response to the evolving need to adapt to a global society where the use of digital tools is already an undeniable reality. It is believed that the construction of a truly digital society, as well as the strengthening of economic competitiveness and the development of a favourable environment for innovation will only be possible through the increase of citizens' digital literacy. The focus will have to be placed on people and their qualifications, during their academic and professional careers, through a strong investment in training and education.Thus, the Portuguese educational system is presented with a new challenge in the form of the Digitization Program for Schools. This measure intends to actively contribute to the technological modernization of schools, bringing students closer to the productivity and collaboration tools they will likely find in a professional work environment. One of the most important dimensions of this measure is the implementation of a training plan for teachers, which guarantees the acquisition of the necessary skills for teaching in this new digital context. This is the core of our research: understanding and framing the response of school organizations to the challenge posed by the Digitalization Program for Schools and, more specifically, the digital training of their teachers.The key players of our study (the teachers) recognize the merits of the initiatives already implemented by the competent Ministry. The scenario is changing and some improvements are already noticeable. However, some old problems remain unresolved and new obstacles have emerged. Despite the natural “growing pains”, the perception we are left with is that teachers are increasingly starting to feel more and more confident and using digital tools in the teaching process. We believe that the increase in teachers' digital literacy is a reality and it is taking place alongside with that of students. The school is responding in a confident and assertive manner to the (new) digital challenge.2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/106617http://hdl.handle.net/10316/106617TID:203268148porMairos, José Carlos Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-12T22:00:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/106617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:23:02.560516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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