A língua como requisito de empregabilidade no mercado chinês vs. português: exploração do perfil nos anúncios de emprego online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linshan Han
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25030
Resumo: Esta dissertação pretende explorar, numa perspetiva comparativa, anúncios de emprego divulgados em plataformas online, por empresas portuguesas e empresas chinesas com atividade nos países de expressão lusófona, com o objetivo de identificar o perfil mais procurado no mercado de trabalho nestes países. Tomando como critério de seleção da amostra o domínio da língua portuguesa ou da língua chinesa/mandarim como requisito linguístico obrigatório, pretende-se reconhecer as competências e os requisitos mais valorizados pelas entidades empregadoras. O estreitamento de relações empresariais e comerciais entre a China e Portugal, aliado ao consequente interesse pelo ensino da língua portuguesa e do mandarim, como línguas estrangeiras, justificam a pertinência deste estudo, cujos resultados se espera que sejam indicadores para o planeamento das carreiras profissionais dos estudantes e motivo de reflexão para as instituições que têm ofertas formativas de língua portuguesa/mandarim/chinês como língua estrangeira/língua segunda.
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spelling A língua como requisito de empregabilidade no mercado chinês vs. português: exploração do perfil nos anúncios de emprego onlineAnúncios de EmpregoRequisitosCompetênciasEmpregabilidadeMercado de trabalhoLíngua portuguesaMandarimRecrutamento online“Um faixa Uma Rota”Esta dissertação pretende explorar, numa perspetiva comparativa, anúncios de emprego divulgados em plataformas online, por empresas portuguesas e empresas chinesas com atividade nos países de expressão lusófona, com o objetivo de identificar o perfil mais procurado no mercado de trabalho nestes países. Tomando como critério de seleção da amostra o domínio da língua portuguesa ou da língua chinesa/mandarim como requisito linguístico obrigatório, pretende-se reconhecer as competências e os requisitos mais valorizados pelas entidades empregadoras. O estreitamento de relações empresariais e comerciais entre a China e Portugal, aliado ao consequente interesse pelo ensino da língua portuguesa e do mandarim, como línguas estrangeiras, justificam a pertinência deste estudo, cujos resultados se espera que sejam indicadores para o planeamento das carreiras profissionais dos estudantes e motivo de reflexão para as instituições que têm ofertas formativas de língua portuguesa/mandarim/chinês como língua estrangeira/língua segunda.This dissertation intends to explore, from a comparative viewpoint, job advertisements published online by Portuguese and Chinese companies that have relationships with the Portuguese-speaking countries, in order to identify the most wanted profile in the these labour markets. The mandatory requisite of linguistic proficiency in Portuguese and/or Chinese language were defined as selection criteria to define the study sample, based on which an analysis of the most searched competencies and requirements from the employers was undertaken. The strengthening of business and commercial relations between China and Portugal, together with the consequent interest for Portuguese and Chinese language teaching/learning, as the foreign languages, justify the relevance of this dissertation. Thus, the results can be foreseen as indicators for planning the students’ future professional careers and as relevant information for educational institutions offering courses of Portuguese/Mandarin language as a second language to reflect upon.2019-01-10T11:28:38Z2018-12-04T00:00:00Z2018-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25030TID:202232859porLinshan Haninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:53Zoai:ria.ua.pt:10773/25030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:30.295859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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