Nova medida governamental relativa à disciplina de Educação Física: perspetiva dos alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária S/3 S. Pedro - Vila Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Catarina Alexandra Claro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6815
Resumo: O presente documento foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Estágio 2, integrado no 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. O relatório de estágio tem como objetivo analisar o processo de estágio, desenvolvido na Escola Secundária S/3 S. Pedro – Vila Real. Como tal, este documento descreve todo o percurso pedagógico realizado por mim, enquanto professora estagiária durante o ano letivo de 2012/2013, apresentando de forma detalhada todas as funções/ações realizadas pela mesma. Este conjunto de observações descritas no relatório permite-me analisar a evolução do meu processo de formação, refletindo os pontos positivos deste ano letivo, tal como as dificuldades sentidas no contato com a Escola. Assim, através desta experiência, posso planear e organizar novas estratégias que me permitam evoluir. A I parte deste documento encontra-se estruturada em quatro principais temas: as Expetativas/Realidade Encontrada, as Tarefas de Estágio de Ensino Aprendizagem, as Tarefas de Estágio de Relação Escola-Meio e, por último, as Tarefas de Estágio de Extensão à Comunidade. A II parte deste documento, por sua vez, diz respeito ao Estudo Desenvolvido que foi elaborado no âmbito do Congresso “ A Escola, Hoje!”. O estudo desenvolvido, com o tema - Nova Medida Governamental Relativa À Disciplina De Educação Física: Perspetiva Dos Alunos Do Ensino Secundário Da Escola Secundária S/3 S.Pedro - Vila Real - pretende verificar a perspetiva dos alunos face à nova medida governamental relativa à disciplina de Educação Física. Esta medida resulta na anulação da nota da disciplina de Educação Física na média final dos alunos do ensino secundário, exeto para os alunos que pretendam seguir essa área. A população deste estudo é constituída por 408 alunos do ensino secundário da Escola Secundária S/3 S. Pedro – Vila Real. Para a recolha de dados foram efetuadas entrevistas escritas aos alunos do 10º, 11º e 12ºanos. As entrevistas continham 4 questões de resposta fechada. Os resultados demonstram que maioria dos alunos (56,86%) não concorda com esta medida, havendo diferenças significativas de opiniões entre géneros.
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spelling Nova medida governamental relativa à disciplina de Educação Física: perspetiva dos alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária S/3 S. Pedro - Vila RealEducação físicaEstágios pedagógicosProfessores estagiáriosEscolaEnsino secundárioO presente documento foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Estágio 2, integrado no 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. O relatório de estágio tem como objetivo analisar o processo de estágio, desenvolvido na Escola Secundária S/3 S. Pedro – Vila Real. Como tal, este documento descreve todo o percurso pedagógico realizado por mim, enquanto professora estagiária durante o ano letivo de 2012/2013, apresentando de forma detalhada todas as funções/ações realizadas pela mesma. Este conjunto de observações descritas no relatório permite-me analisar a evolução do meu processo de formação, refletindo os pontos positivos deste ano letivo, tal como as dificuldades sentidas no contato com a Escola. Assim, através desta experiência, posso planear e organizar novas estratégias que me permitam evoluir. A I parte deste documento encontra-se estruturada em quatro principais temas: as Expetativas/Realidade Encontrada, as Tarefas de Estágio de Ensino Aprendizagem, as Tarefas de Estágio de Relação Escola-Meio e, por último, as Tarefas de Estágio de Extensão à Comunidade. A II parte deste documento, por sua vez, diz respeito ao Estudo Desenvolvido que foi elaborado no âmbito do Congresso “ A Escola, Hoje!”. O estudo desenvolvido, com o tema - Nova Medida Governamental Relativa À Disciplina De Educação Física: Perspetiva Dos Alunos Do Ensino Secundário Da Escola Secundária S/3 S.Pedro - Vila Real - pretende verificar a perspetiva dos alunos face à nova medida governamental relativa à disciplina de Educação Física. Esta medida resulta na anulação da nota da disciplina de Educação Física na média final dos alunos do ensino secundário, exeto para os alunos que pretendam seguir essa área. A população deste estudo é constituída por 408 alunos do ensino secundário da Escola Secundária S/3 S. Pedro – Vila Real. Para a recolha de dados foram efetuadas entrevistas escritas aos alunos do 10º, 11º e 12ºanos. As entrevistas continham 4 questões de resposta fechada. Os resultados demonstram que maioria dos alunos (56,86%) não concorda com esta medida, havendo diferenças significativas de opiniões entre géneros.The provided document was elaborated in the ambit of the Curricular Internship Unity 2, integrated in the Education's Teaching in the Basic and High School's Teaching Master Degree at University of Trás-os-Montes e Alto Douro. The internship report aims to analyze the internship process, developed at Escola Secundária S/3. Pedro – Vila Real. Thereby, this document describes the pedagogic course carried out by me, as a trainee teacher during the 2012/2013 school year, presenting in a detailed way all the chores acomplished. This assemblage of observations described in the report allows me to analyze the evolution of my learning process, reflecting this school year's positive aspects, such as the dificulties connecting to the school. So, through this experience, I can plan and organize new strategies that allow me to evolve. The first part of this document is structured in four mains themes: the Expectations/Found Reality, the Internship Tasks Of Teaching and Learning, the internship tasks related to School Environment and at last the Internship Tasks extended to the Community. The Second part of this document, regards the Developed Study elaborated at the congress - “A Escola Hoje!". The developed study, themed – New Governmental Measure Related to the Subject of Sports Education: High Schoolers' Perspective from Escola Secundária S/3 S. Pedro – Vila Real, aims to verify the students' perspective facing the new governmental measure related to the Sport's Education subject. This rule eliminates the student's grade from the GPA, except for those who want to pursue a course related to Sports Education. The population of this study comprise the 408 students from Escola Secundária S/3 S. Pedro – Vila Real. To gather this data, written interviews were given to the students from the 10th grade to the 12th. This interview had 4 close-ended questions. The results show that the majority of the students (56,86%) does not agree with this measure. Between genders, there are significative different opinions.2016-11-11T12:36:21Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6815pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Catarina Alexandra Claroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:26.476029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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