Cyberbullying: ocorrência em meio universitário e diferenças de género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Inês Jesus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6034
Resumo: O cyberbullying em estudantes universitários é um problema sério e transversal a muitos países, e com consequências que se manifestam em diferentes domínios da vida do estudante, afetando negativamente o seu bem-estar. Não obstante, o número de estudos desenvolvidos é ainda insuficiente e, na sua maioria, não focam as diferenças de género. Neste sentido, a presente dissertação pretende determinar a prevalência e as diferenças de género no cyberbullying em estudantes universitários do país, recorrendo ao Questionário de Cyberbullying no Ensino Superior (QCES). Para isso, recorreu-se a uma amostra de conveniência de 933 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 69 anos (M=22.80; DP=5.54). De todos os participantes, 6.5% perpetraram comportamentos de cyberbullying e 29.7% foram vítimas, sendo ser insultado, ser gozado e ver espalhados rumores sobre a sua vida os comportamentos de vitimação mais referidos. Como consequência da vitimação, os participantes que referiram ter sido vítimas sentiram-se inseguros, preocupados, com raiva e tristes, tendo a maioria delas adotado estratégias online para impedir a continuação da situação. É ainda que referir que foram identificadas diferenças de género. Os resultados obtidos contribuem para o reconhecimento da ocorrência do cyberbullying em estudantes universitários, reforçando a necessidade de continuarem a ser desenvolvidos estudos e programas de prevenção e intervenção, dirigidos a todos os intervenientes no cyberbullying.
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