O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: Vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sidclay B.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Veiga Simão, Ana, Ferreira, Paula, Paulino, Paula, Francisco, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62678
Resumo: O presente artigo buscou, por um lado, descrever como os estudantes universitários do Brasil e de Portugal experienciaram situações de cyberbullying no papel de vítimas, considerando-se algumas variáveis sociodemográficas, bem como analisar se existiam diferenças significativas em função do contexto relativamente aos comportamentos de vitimização, as emoções e as estratégias utilizadas pelas vítimas do Brasil e de Portugal. Buscando atender aos objetivos da investigação, 1340 estudantes universitários (Brasil: n = 592; Portugal: n = 748) responderam ao Questionário do Cyberbullying para o Ensino Superior (QCES). As análises realizadas permitiram verificar que uma percentagem de 44.6% dos participantes brasileiros e 43.0% dos participantes portugueses foram vítimas de cyberbullying em algum momento da vida e algumas diferenças foram encontradas no que diz respeito aos comportamentos de vitimização, as emoções das vítimas e as estratégias de enfrentamento utilizadas pelas vítimas de cada país. Os resultados são discutidos, algumas limitações são consideradas e são apresentadas algumas implicações que sugerem a importância do desenvolvimento sistêmico de programas de prevenção e intervenção nos contextos universitários.
id RCAP_961a68730673276ebf4f5032408639f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/62678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: Vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamentoEl cyberbullyng en el contexto universitario de Brasil y Portugal: Victimización, emociones asociadas y estrategias de enfrentamientoThe cyberbulluying in context university of Brazil and Portugal: Victimization, emotions associates and coping strategiesCyberbullyingEstudantes universitáriosVitimizaçãoEmoçõesEstratégias de enfrentamentoCollege studentsVictimizationEmotionsCoping strategiesO presente artigo buscou, por um lado, descrever como os estudantes universitários do Brasil e de Portugal experienciaram situações de cyberbullying no papel de vítimas, considerando-se algumas variáveis sociodemográficas, bem como analisar se existiam diferenças significativas em função do contexto relativamente aos comportamentos de vitimização, as emoções e as estratégias utilizadas pelas vítimas do Brasil e de Portugal. Buscando atender aos objetivos da investigação, 1340 estudantes universitários (Brasil: n = 592; Portugal: n = 748) responderam ao Questionário do Cyberbullying para o Ensino Superior (QCES). As análises realizadas permitiram verificar que uma percentagem de 44.6% dos participantes brasileiros e 43.0% dos participantes portugueses foram vítimas de cyberbullying em algum momento da vida e algumas diferenças foram encontradas no que diz respeito aos comportamentos de vitimização, as emoções das vítimas e as estratégias de enfrentamento utilizadas pelas vítimas de cada país. Os resultados são discutidos, algumas limitações são consideradas e são apresentadas algumas implicações que sugerem a importância do desenvolvimento sistêmico de programas de prevenção e intervenção nos contextos universitários.El presente artículo busco, por un lado, describir como los estudiantes universitarios de Brasil y Portugal experimentaron situaciones de cyberbullying en el papel de víctimas, considerándose algunas variables sociodemográficas, bien como analizar si existían diferencias significativas en función del contexto relativo a los comportamientos de victimización, las emociones y las estrategias utilizadas por las victimas de Brasil y Portugal. Buscando atender a los objetivos de la investigación, 1340 estudiantes universitarios (Brasil: n=592; Portugal: n=748) respondieron el cuestionario de Cyberbullying para enseñanza superior (QCES). Los análisis realizados permitieron verificar que un porcentaje de 44.6% de los participantes brasileros y 43% de los participantes portugueses fueron víctimas de cyberbullying en algún momento de la vida, y algunas diferencias fueron encontradas respecto a los comportamientos de victimización, las emociones de las víctimas y las estrategias de enfrentamiento utilizadas en cada país. Los resultados son discutidos, algunas limitaciones son consideradas e son presentadas implicancias que sugieren la importancia del desenvolvimiento sistémico de programas de prevención e intervención en los contextos universitarios.The present article searched to describe how the university students of Portugal and Brazil they experienced the role of be victims in cyberbullying considering some sociodemographic variables as well as depending on the context in relation to the conduct of victimization, the emotions and the strategies used by victims of Brazil and Portugal students. Seeking to meet the objectives of the investigation, 1340 students (Brazil: n = 592; Portugal: n = 748) responded to the Cyberbullying Inventory for College Students (CICS). The analyzes allowed to verify that a percentage of 44.6% of participants from Brazil and 43.0% of participants from Portugal were victims of cyberbullying at some point in life and some differences were found with regard to the conduct of victimization, the emotions of victims and the coping strategies used by victims of each country. The results are discussed, some limitations are considered and are some implications that suggest the importance of systemic development of prevention and intervention programs in university contexts.Faculdade de Ciências e Letras, Campus de AraraquaraRepositório da Universidade de LisboaSouza, Sidclay B.Veiga Simão, AnaFerreira, PaulaPaulino, PaulaFrancisco, Sofia2024-02-17T17:30:16Z2016-12-012024-02-01T13:24:28Z2016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62678porSouza, S. B., Veiga Simão, A. M., Ferreira, P. C., Paulino, P., & Francisco, S. M. (2016). O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: Vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 11(3), 1674-1691. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9067cv-prod-24713910.21723/riaee.v11.n.esp3.90671982-5587info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-19T01:18:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:55.888068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: Vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento
El cyberbullyng en el contexto universitario de Brasil y Portugal: Victimización, emociones asociadas y estrategias de enfrentamiento
The cyberbulluying in context university of Brazil and Portugal: Victimization, emotions associates and coping strategies
title O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: Vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento
spellingShingle O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: Vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento
Souza, Sidclay B.
Cyberbullying
Estudantes universitários
Vitimização
Emoções
Estratégias de enfrentamento
College students
Victimization
Emotions
Coping strategies
title_short O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: Vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento
title_full O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: Vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento
title_fullStr O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: Vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento
title_full_unstemmed O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: Vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento
title_sort O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: Vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento
author Souza, Sidclay B.
author_facet Souza, Sidclay B.
Veiga Simão, Ana
Ferreira, Paula
Paulino, Paula
Francisco, Sofia
author_role author
author2 Veiga Simão, Ana
Ferreira, Paula
Paulino, Paula
Francisco, Sofia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sidclay B.
Veiga Simão, Ana
Ferreira, Paula
Paulino, Paula
Francisco, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Cyberbullying
Estudantes universitários
Vitimização
Emoções
Estratégias de enfrentamento
College students
Victimization
Emotions
Coping strategies
topic Cyberbullying
Estudantes universitários
Vitimização
Emoções
Estratégias de enfrentamento
College students
Victimization
Emotions
Coping strategies
description O presente artigo buscou, por um lado, descrever como os estudantes universitários do Brasil e de Portugal experienciaram situações de cyberbullying no papel de vítimas, considerando-se algumas variáveis sociodemográficas, bem como analisar se existiam diferenças significativas em função do contexto relativamente aos comportamentos de vitimização, as emoções e as estratégias utilizadas pelas vítimas do Brasil e de Portugal. Buscando atender aos objetivos da investigação, 1340 estudantes universitários (Brasil: n = 592; Portugal: n = 748) responderam ao Questionário do Cyberbullying para o Ensino Superior (QCES). As análises realizadas permitiram verificar que uma percentagem de 44.6% dos participantes brasileiros e 43.0% dos participantes portugueses foram vítimas de cyberbullying em algum momento da vida e algumas diferenças foram encontradas no que diz respeito aos comportamentos de vitimização, as emoções das vítimas e as estratégias de enfrentamento utilizadas pelas vítimas de cada país. Os resultados são discutidos, algumas limitações são consideradas e são apresentadas algumas implicações que sugerem a importância do desenvolvimento sistêmico de programas de prevenção e intervenção nos contextos universitários.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
2016-12-01T00:00:00Z
2024-02-17T17:30:16Z
2024-02-01T13:24:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/62678
url http://hdl.handle.net/10451/62678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Souza, S. B., Veiga Simão, A. M., Ferreira, P. C., Paulino, P., & Francisco, S. M. (2016). O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: Vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 11(3), 1674-1691. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9067
cv-prod-247139
10.21723/riaee.v11.n.esp3.9067
1982-5587
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137439791448064