A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38298 |
Resumo: | O trabalho que desenvolvi teve como foco compreender se o trabalho cooperativo poderia contribuir para a participação, motivação e o desenvolvimento de aprendizagens. Fatores como: o ambiente positivo no grupo, a comunicação e o relacionamento interpessoal, a responsabilidade, o respeito e a cooperação tiveram um grande peso no decorrer do projeto. As atividades realizadas baseavam-se, sobretudo, no desenvolvimento e na aquisição das competências sociais – que são um elemento fulcral para a vida em sociedade. Com este projeto de investigação pretendia descrever e fazer uma análise interpretativa das intervenções ocorridas ao longo do contexto de estágio, realizado durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada enquadra-se numa conceção qualitativa, em que a observação participante foi técnica mais relevante. Recolhi os dados, recorrendo a instrumentos como: as notas de campo, os inquéritos por entrevista - para identificar as conceções da professora e dos alunos sobre o trabalho cooperativo - e os registos áudio e fotográficos. O Movimento da Escola Moderna (MEM) assumiu-se como uma fonte de inspiração, pois os seus alicerces assentam na comunicação e no trabalho cooperativo. Para orientar a minha investigação e sustentar o meu estudo, coloquei a seguinte questão: • Que estratégias de trabalho cooperativo se podem implementar numa turma do 1º ciclo do Ensino Básico, de modo a incentivar a participação dos alunos? Utilizei diversas estratégias e instrumentos de trabalho que facilitaram a participação dos alunos e as intervenções descritas são aquelas que considero que contribuíram de forma muito positiva para a minha investigação e também para o processo de aprendizagem das crianças. |
id |
RCAP_f182c4ea51a9536aeee1ab62f2f24ca9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38298 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagem cooperativaCompetências sociaisProcesso de ensino-aprendizagem1º ciclo do ensino básicoCooperative learningSocial competencesTeaching-learning process1st cycle of basic educationO trabalho que desenvolvi teve como foco compreender se o trabalho cooperativo poderia contribuir para a participação, motivação e o desenvolvimento de aprendizagens. Fatores como: o ambiente positivo no grupo, a comunicação e o relacionamento interpessoal, a responsabilidade, o respeito e a cooperação tiveram um grande peso no decorrer do projeto. As atividades realizadas baseavam-se, sobretudo, no desenvolvimento e na aquisição das competências sociais – que são um elemento fulcral para a vida em sociedade. Com este projeto de investigação pretendia descrever e fazer uma análise interpretativa das intervenções ocorridas ao longo do contexto de estágio, realizado durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada enquadra-se numa conceção qualitativa, em que a observação participante foi técnica mais relevante. Recolhi os dados, recorrendo a instrumentos como: as notas de campo, os inquéritos por entrevista - para identificar as conceções da professora e dos alunos sobre o trabalho cooperativo - e os registos áudio e fotográficos. O Movimento da Escola Moderna (MEM) assumiu-se como uma fonte de inspiração, pois os seus alicerces assentam na comunicação e no trabalho cooperativo. Para orientar a minha investigação e sustentar o meu estudo, coloquei a seguinte questão: • Que estratégias de trabalho cooperativo se podem implementar numa turma do 1º ciclo do Ensino Básico, de modo a incentivar a participação dos alunos? Utilizei diversas estratégias e instrumentos de trabalho que facilitaram a participação dos alunos e as intervenções descritas são aquelas que considero que contribuíram de forma muito positiva para a minha investigação e também para o processo de aprendizagem das crianças.The work I developed focused on understanding whether cooperative work could contribute to participation, motivation, and the learning development. Factors such as: the positive atmosphere in the group, communication and interpersonal relationships, responsibility, respect, and cooperation were of great importance throughout the project. The activities carried out were based, above all, on the development and acquisition of social skills – which are a key element for life in society. With this research project, I intended to describe and perform an interpretive analysis of the interventions that took place during the internship context, carried out during the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. The methodology used is part of a qualitative concept, in which participant observation was the most relevant technique. I collected the data, using instruments such as: field notes, interview surveys - to identify the teacher's and students' conceptions of cooperative work - and audio and photographic records. The “Movimento da Escola Moderna” (MEM) assumed itself as a source of inspiration, as its foundations are based on communication and cooperative work. To guide my investigation and support my study, I asked the following question: What cooperative work strategies can be implemented in a class of the 1st cycle of Basic Education, to encourage student participation? I used different strategies and work tools that facilitated the students' participation and the interventions described are those that I consider having contributed in a very positive way to my research and to the children's learning process.Pires, Ana Luísa de OliveiraRepositório ComumAzenha, Catarina Maria Sanches2021-12-15T14:42:34Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38298TID:202888975porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:57.803288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico Azenha, Catarina Maria Sanches Aprendizagem cooperativa Competências sociais Processo de ensino-aprendizagem 1º ciclo do ensino básico Cooperative learning Social competences Teaching-learning process 1st cycle of basic education |
title_short |
A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Azenha, Catarina Maria Sanches |
author_facet |
Azenha, Catarina Maria Sanches |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Ana Luísa de Oliveira Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azenha, Catarina Maria Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Competências sociais Processo de ensino-aprendizagem 1º ciclo do ensino básico Cooperative learning Social competences Teaching-learning process 1st cycle of basic education |
topic |
Aprendizagem cooperativa Competências sociais Processo de ensino-aprendizagem 1º ciclo do ensino básico Cooperative learning Social competences Teaching-learning process 1st cycle of basic education |
description |
O trabalho que desenvolvi teve como foco compreender se o trabalho cooperativo poderia contribuir para a participação, motivação e o desenvolvimento de aprendizagens. Fatores como: o ambiente positivo no grupo, a comunicação e o relacionamento interpessoal, a responsabilidade, o respeito e a cooperação tiveram um grande peso no decorrer do projeto. As atividades realizadas baseavam-se, sobretudo, no desenvolvimento e na aquisição das competências sociais – que são um elemento fulcral para a vida em sociedade. Com este projeto de investigação pretendia descrever e fazer uma análise interpretativa das intervenções ocorridas ao longo do contexto de estágio, realizado durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada enquadra-se numa conceção qualitativa, em que a observação participante foi técnica mais relevante. Recolhi os dados, recorrendo a instrumentos como: as notas de campo, os inquéritos por entrevista - para identificar as conceções da professora e dos alunos sobre o trabalho cooperativo - e os registos áudio e fotográficos. O Movimento da Escola Moderna (MEM) assumiu-se como uma fonte de inspiração, pois os seus alicerces assentam na comunicação e no trabalho cooperativo. Para orientar a minha investigação e sustentar o meu estudo, coloquei a seguinte questão: • Que estratégias de trabalho cooperativo se podem implementar numa turma do 1º ciclo do Ensino Básico, de modo a incentivar a participação dos alunos? Utilizei diversas estratégias e instrumentos de trabalho que facilitaram a participação dos alunos e as intervenções descritas são aquelas que considero que contribuíram de forma muito positiva para a minha investigação e também para o processo de aprendizagem das crianças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15T14:42:34Z 2021-12 2021-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38298 TID:202888975 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38298 |
identifier_str_mv |
TID:202888975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135390591877120 |