A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azenha, Catarina Maria Sanches
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38298
Resumo: O trabalho que desenvolvi teve como foco compreender se o trabalho cooperativo poderia contribuir para a participação, motivação e o desenvolvimento de aprendizagens. Fatores como: o ambiente positivo no grupo, a comunicação e o relacionamento interpessoal, a responsabilidade, o respeito e a cooperação tiveram um grande peso no decorrer do projeto. As atividades realizadas baseavam-se, sobretudo, no desenvolvimento e na aquisição das competências sociais – que são um elemento fulcral para a vida em sociedade. Com este projeto de investigação pretendia descrever e fazer uma análise interpretativa das intervenções ocorridas ao longo do contexto de estágio, realizado durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada enquadra-se numa conceção qualitativa, em que a observação participante foi técnica mais relevante. Recolhi os dados, recorrendo a instrumentos como: as notas de campo, os inquéritos por entrevista - para identificar as conceções da professora e dos alunos sobre o trabalho cooperativo - e os registos áudio e fotográficos. O Movimento da Escola Moderna (MEM) assumiu-se como uma fonte de inspiração, pois os seus alicerces assentam na comunicação e no trabalho cooperativo. Para orientar a minha investigação e sustentar o meu estudo, coloquei a seguinte questão: • Que estratégias de trabalho cooperativo se podem implementar numa turma do 1º ciclo do Ensino Básico, de modo a incentivar a participação dos alunos? Utilizei diversas estratégias e instrumentos de trabalho que facilitaram a participação dos alunos e as intervenções descritas são aquelas que considero que contribuíram de forma muito positiva para a minha investigação e também para o processo de aprendizagem das crianças.
id RCAP_f182c4ea51a9536aeee1ab62f2f24ca9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagem cooperativaCompetências sociaisProcesso de ensino-aprendizagem1º ciclo do ensino básicoCooperative learningSocial competencesTeaching-learning process1st cycle of basic educationO trabalho que desenvolvi teve como foco compreender se o trabalho cooperativo poderia contribuir para a participação, motivação e o desenvolvimento de aprendizagens. Fatores como: o ambiente positivo no grupo, a comunicação e o relacionamento interpessoal, a responsabilidade, o respeito e a cooperação tiveram um grande peso no decorrer do projeto. As atividades realizadas baseavam-se, sobretudo, no desenvolvimento e na aquisição das competências sociais – que são um elemento fulcral para a vida em sociedade. Com este projeto de investigação pretendia descrever e fazer uma análise interpretativa das intervenções ocorridas ao longo do contexto de estágio, realizado durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada enquadra-se numa conceção qualitativa, em que a observação participante foi técnica mais relevante. Recolhi os dados, recorrendo a instrumentos como: as notas de campo, os inquéritos por entrevista - para identificar as conceções da professora e dos alunos sobre o trabalho cooperativo - e os registos áudio e fotográficos. O Movimento da Escola Moderna (MEM) assumiu-se como uma fonte de inspiração, pois os seus alicerces assentam na comunicação e no trabalho cooperativo. Para orientar a minha investigação e sustentar o meu estudo, coloquei a seguinte questão: • Que estratégias de trabalho cooperativo se podem implementar numa turma do 1º ciclo do Ensino Básico, de modo a incentivar a participação dos alunos? Utilizei diversas estratégias e instrumentos de trabalho que facilitaram a participação dos alunos e as intervenções descritas são aquelas que considero que contribuíram de forma muito positiva para a minha investigação e também para o processo de aprendizagem das crianças.The work I developed focused on understanding whether cooperative work could contribute to participation, motivation, and the learning development. Factors such as: the positive atmosphere in the group, communication and interpersonal relationships, responsibility, respect, and cooperation were of great importance throughout the project. The activities carried out were based, above all, on the development and acquisition of social skills – which are a key element for life in society. With this research project, I intended to describe and perform an interpretive analysis of the interventions that took place during the internship context, carried out during the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. The methodology used is part of a qualitative concept, in which participant observation was the most relevant technique. I collected the data, using instruments such as: field notes, interview surveys - to identify the teacher's and students' conceptions of cooperative work - and audio and photographic records. The “Movimento da Escola Moderna” (MEM) assumed itself as a source of inspiration, as its foundations are based on communication and cooperative work. To guide my investigation and support my study, I asked the following question: What cooperative work strategies can be implemented in a class of the 1st cycle of Basic Education, to encourage student participation? I used different strategies and work tools that facilitated the students' participation and the interventions described are those that I consider having contributed in a very positive way to my research and to the children's learning process.Pires, Ana Luísa de OliveiraRepositório ComumAzenha, Catarina Maria Sanches2021-12-15T14:42:34Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38298TID:202888975porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:57.803288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico
title A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico
Azenha, Catarina Maria Sanches
Aprendizagem cooperativa
Competências sociais
Processo de ensino-aprendizagem
1º ciclo do ensino básico
Cooperative learning
Social competences
Teaching-learning process
1st cycle of basic education
title_short A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Azenha, Catarina Maria Sanches
author_facet Azenha, Catarina Maria Sanches
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Ana Luísa de Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Azenha, Catarina Maria Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Competências sociais
Processo de ensino-aprendizagem
1º ciclo do ensino básico
Cooperative learning
Social competences
Teaching-learning process
1st cycle of basic education
topic Aprendizagem cooperativa
Competências sociais
Processo de ensino-aprendizagem
1º ciclo do ensino básico
Cooperative learning
Social competences
Teaching-learning process
1st cycle of basic education
description O trabalho que desenvolvi teve como foco compreender se o trabalho cooperativo poderia contribuir para a participação, motivação e o desenvolvimento de aprendizagens. Fatores como: o ambiente positivo no grupo, a comunicação e o relacionamento interpessoal, a responsabilidade, o respeito e a cooperação tiveram um grande peso no decorrer do projeto. As atividades realizadas baseavam-se, sobretudo, no desenvolvimento e na aquisição das competências sociais – que são um elemento fulcral para a vida em sociedade. Com este projeto de investigação pretendia descrever e fazer uma análise interpretativa das intervenções ocorridas ao longo do contexto de estágio, realizado durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada enquadra-se numa conceção qualitativa, em que a observação participante foi técnica mais relevante. Recolhi os dados, recorrendo a instrumentos como: as notas de campo, os inquéritos por entrevista - para identificar as conceções da professora e dos alunos sobre o trabalho cooperativo - e os registos áudio e fotográficos. O Movimento da Escola Moderna (MEM) assumiu-se como uma fonte de inspiração, pois os seus alicerces assentam na comunicação e no trabalho cooperativo. Para orientar a minha investigação e sustentar o meu estudo, coloquei a seguinte questão: • Que estratégias de trabalho cooperativo se podem implementar numa turma do 1º ciclo do Ensino Básico, de modo a incentivar a participação dos alunos? Utilizei diversas estratégias e instrumentos de trabalho que facilitaram a participação dos alunos e as intervenções descritas são aquelas que considero que contribuíram de forma muito positiva para a minha investigação e também para o processo de aprendizagem das crianças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15T14:42:34Z
2021-12
2021-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38298
TID:202888975
url http://hdl.handle.net/10400.26/38298
identifier_str_mv TID:202888975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135390591877120