Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o ambiente cooperativo na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15970 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio “Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico permite partilhar experiências de aprendizagem em ambos os contextos. O ambiente cooperativo na aprendizagem foi o tema que atravessou a prática. Através da observação/intervenção, refletiu-se acerca do ambiente cooperativo em ambas as valências. Ambas as intervenções foram em instituições da rede pública, sendo a de Pré-escolar no Jardim-de-Infância do Bacelo e a de 1.º Ciclo na Escola Básica Integrada com Jardim-de-Infância da Malagueira, em Évora. Traduz um trabalho realizado para aprender a ser educador/professor cuja dimensão da vivência da prática escolar complementa e articula com o que se fez no percurso académico até esse momento. Ao longo do relatório faz-se uma reflexão sobre as possibilidades e desafios do ambiente cooperativo, com base na observação/intervenção, nos registos diários e em referências teóricas, tais como, os pressupostos das Comunidades de Aprendizagem e a Aprendizagem Cooperativa; ABSTRACT: This Internship's Report "Supervised Teaching Practice in Preschool and 1st Cycle School Education" allows sharing learning experiences on both fields. The cooperative learning environment is the theme throughout the practice work. With observation/intervention, was made a reflection about cooperative environment on both fields. Both interventions were made in public institutions: Daycare Center of Bacelo and Primary School Integrated with Daycare Center of Malagueira, in Evora. It reports a work to learn to be a educator/teacher whose experience dimension of academic practice complete and articulate with the academic experience done to that moment. Along the report is described a reflection about possibilities and challenges of cooperative environment, based on observation/intervention, daily records and theoretical references, such the basic concepts of Learning Communities and Cooperative Learning. |
id |
RCAP_26e324b0608b1f3b56a0d9aaca09bdb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15970 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o ambiente cooperativo na aprendizagemPré-escolar1º Ciclo do ensino básicoAmbiente cooperativoPreschool1st Cycle primary schoolCooperative learning environmentO presente Relatório de Estágio “Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico permite partilhar experiências de aprendizagem em ambos os contextos. O ambiente cooperativo na aprendizagem foi o tema que atravessou a prática. Através da observação/intervenção, refletiu-se acerca do ambiente cooperativo em ambas as valências. Ambas as intervenções foram em instituições da rede pública, sendo a de Pré-escolar no Jardim-de-Infância do Bacelo e a de 1.º Ciclo na Escola Básica Integrada com Jardim-de-Infância da Malagueira, em Évora. Traduz um trabalho realizado para aprender a ser educador/professor cuja dimensão da vivência da prática escolar complementa e articula com o que se fez no percurso académico até esse momento. Ao longo do relatório faz-se uma reflexão sobre as possibilidades e desafios do ambiente cooperativo, com base na observação/intervenção, nos registos diários e em referências teóricas, tais como, os pressupostos das Comunidades de Aprendizagem e a Aprendizagem Cooperativa; ABSTRACT: This Internship's Report "Supervised Teaching Practice in Preschool and 1st Cycle School Education" allows sharing learning experiences on both fields. The cooperative learning environment is the theme throughout the practice work. With observation/intervention, was made a reflection about cooperative environment on both fields. Both interventions were made in public institutions: Daycare Center of Bacelo and Primary School Integrated with Daycare Center of Malagueira, in Evora. It reports a work to learn to be a educator/teacher whose experience dimension of academic practice complete and articulate with the academic experience done to that moment. Along the report is described a reflection about possibilities and challenges of cooperative environment, based on observation/intervention, daily records and theoretical references, such the basic concepts of Learning Communities and Cooperative Learning.Universidade de Évora2015-10-08T13:54:48Z2015-10-082013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15970http://hdl.handle.net/10174/15970porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Frias, Liliana Filipa Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:24.501411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o ambiente cooperativo na aprendizagem |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o ambiente cooperativo na aprendizagem |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o ambiente cooperativo na aprendizagem Frias, Liliana Filipa Cabral Pré-escolar 1º Ciclo do ensino básico Ambiente cooperativo Preschool 1st Cycle primary school Cooperative learning environment |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o ambiente cooperativo na aprendizagem |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o ambiente cooperativo na aprendizagem |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o ambiente cooperativo na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o ambiente cooperativo na aprendizagem |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o ambiente cooperativo na aprendizagem |
author |
Frias, Liliana Filipa Cabral |
author_facet |
Frias, Liliana Filipa Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frias, Liliana Filipa Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escolar 1º Ciclo do ensino básico Ambiente cooperativo Preschool 1st Cycle primary school Cooperative learning environment |
topic |
Pré-escolar 1º Ciclo do ensino básico Ambiente cooperativo Preschool 1st Cycle primary school Cooperative learning environment |
description |
O presente Relatório de Estágio “Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico permite partilhar experiências de aprendizagem em ambos os contextos. O ambiente cooperativo na aprendizagem foi o tema que atravessou a prática. Através da observação/intervenção, refletiu-se acerca do ambiente cooperativo em ambas as valências. Ambas as intervenções foram em instituições da rede pública, sendo a de Pré-escolar no Jardim-de-Infância do Bacelo e a de 1.º Ciclo na Escola Básica Integrada com Jardim-de-Infância da Malagueira, em Évora. Traduz um trabalho realizado para aprender a ser educador/professor cuja dimensão da vivência da prática escolar complementa e articula com o que se fez no percurso académico até esse momento. Ao longo do relatório faz-se uma reflexão sobre as possibilidades e desafios do ambiente cooperativo, com base na observação/intervenção, nos registos diários e em referências teóricas, tais como, os pressupostos das Comunidades de Aprendizagem e a Aprendizagem Cooperativa; ABSTRACT: This Internship's Report "Supervised Teaching Practice in Preschool and 1st Cycle School Education" allows sharing learning experiences on both fields. The cooperative learning environment is the theme throughout the practice work. With observation/intervention, was made a reflection about cooperative environment on both fields. Both interventions were made in public institutions: Daycare Center of Bacelo and Primary School Integrated with Daycare Center of Malagueira, in Evora. It reports a work to learn to be a educator/teacher whose experience dimension of academic practice complete and articulate with the academic experience done to that moment. Along the report is described a reflection about possibilities and challenges of cooperative environment, based on observation/intervention, daily records and theoretical references, such the basic concepts of Learning Communities and Cooperative Learning. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2015-10-08T13:54:48Z 2015-10-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15970 http://hdl.handle.net/10174/15970 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136567270309888 |