A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3035
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_f184740a26292930aaf492a2b1b40cdf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3035
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básicoéticavaloresalunosfamíliadocentesrelação positivaethicsvaluesstudentsfamilyteacherspositive relationshipMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, encontrando-se organizado em duas partes. A primeira parte comtempla o exercício descritivo e reflexivo sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1ºCEB. A segunda parte do relatório trata a componente investigativa, um estudo de cariz qualitativo através do qual foram recolhidos junto de educadoras de infância, professoras de 1ºciclo, uma diretora pedagógica de jardim de infância e a diretora de um agrupamento escolar, os dados. Para a recolha dos mesmos utilizei como instrumento, a entrevista semi-diretiva, numa amostra de 6 docentes. O exercício investigativo realizado analisou concessões de docentes sobre os cuidados éticos a considerar na relação e na comunicação entre a escola e a família. As análises dos resultados apontam para a importância ética na relação, mas, ao mesmo, tempo não existem receitas para o sucesso destas relações, sendo necessário adequar esta relação em conformidade com as especificidades da família e do aluno em concreto.O presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, encontrando-se organizado em duas partes. A primeira parte comtempla o exercício descritivo e reflexivo sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1ºCEB. A segunda parte do relatório trata a componente investigativa, um estudo de cariz qualitativo através do qual foram recolhidos junto de educadoras de infância, professoras de 1ºciclo, uma diretora pedagógica de jardim de infância e a diretora de um agrupamento escolar, os dados. Para a recolha dos mesmos utilizei como instrumento, a entrevista semi-diretiva, numa amostra de 6 docentes. O exercício investigativo realizado analisou concessões de docentes sobre os cuidados éticos a considerar na relação e na comunicação entre a escola e a família. As análises dos resultados apontam para a importância ética na relação, mas, ao mesmo, tempo não existem receitas para o sucesso destas relações, sendo necessário adequar esta relação em conformidade com as especificidades da família e do aluno em concreto.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e2020-08-20T09:50:48Z2020-05-282020-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3035TID:202506851por202506851info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:53.639777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico
title A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico
Pereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e
ética
valores
alunos
família
docentes
relação positiva
ethics
values
students
family
teachers
positive relationship
title_short A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico
title_full A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico
title_sort A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico
author Pereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e
author_facet Pereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e
dc.subject.por.fl_str_mv ética
valores
alunos
família
docentes
relação positiva
ethics
values
students
family
teachers
positive relationship
topic ética
valores
alunos
família
docentes
relação positiva
ethics
values
students
family
teachers
positive relationship
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-20T09:50:48Z
2020-05-28
2020-05-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3035
TID:202506851
url http://hdl.handle.net/10400.15/3035
identifier_str_mv TID:202506851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202506851
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137038371389440