A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3035 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_f184740a26292930aaf492a2b1b40cdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3035 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básicoéticavaloresalunosfamíliadocentesrelação positivaethicsvaluesstudentsfamilyteacherspositive relationshipMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, encontrando-se organizado em duas partes. A primeira parte comtempla o exercício descritivo e reflexivo sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1ºCEB. A segunda parte do relatório trata a componente investigativa, um estudo de cariz qualitativo através do qual foram recolhidos junto de educadoras de infância, professoras de 1ºciclo, uma diretora pedagógica de jardim de infância e a diretora de um agrupamento escolar, os dados. Para a recolha dos mesmos utilizei como instrumento, a entrevista semi-diretiva, numa amostra de 6 docentes. O exercício investigativo realizado analisou concessões de docentes sobre os cuidados éticos a considerar na relação e na comunicação entre a escola e a família. As análises dos resultados apontam para a importância ética na relação, mas, ao mesmo, tempo não existem receitas para o sucesso destas relações, sendo necessário adequar esta relação em conformidade com as especificidades da família e do aluno em concreto.O presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, encontrando-se organizado em duas partes. A primeira parte comtempla o exercício descritivo e reflexivo sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1ºCEB. A segunda parte do relatório trata a componente investigativa, um estudo de cariz qualitativo através do qual foram recolhidos junto de educadoras de infância, professoras de 1ºciclo, uma diretora pedagógica de jardim de infância e a diretora de um agrupamento escolar, os dados. Para a recolha dos mesmos utilizei como instrumento, a entrevista semi-diretiva, numa amostra de 6 docentes. O exercício investigativo realizado analisou concessões de docentes sobre os cuidados éticos a considerar na relação e na comunicação entre a escola e a família. As análises dos resultados apontam para a importância ética na relação, mas, ao mesmo, tempo não existem receitas para o sucesso destas relações, sendo necessário adequar esta relação em conformidade com as especificidades da família e do aluno em concreto.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e2020-08-20T09:50:48Z2020-05-282020-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3035TID:202506851por202506851info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:53.639777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico |
title |
A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico Pereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e ética valores alunos família docentes relação positiva ethics values students family teachers positive relationship |
title_short |
A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico |
author |
Pereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e |
author_facet |
Pereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Uva, Marta Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ética valores alunos família docentes relação positiva ethics values students family teachers positive relationship |
topic |
ética valores alunos família docentes relação positiva ethics values students family teachers positive relationship |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-20T09:50:48Z 2020-05-28 2020-05-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3035 TID:202506851 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3035 |
identifier_str_mv |
TID:202506851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202506851 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137038371389440 |