O Nascimento da música: a metáfora em Eugénio de Andrade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/87024 |
Resumo: | Na poesia de Eugénio de Andrade as metáforas e as imagens enraízam na sua quase totalidade, de um modo explícito ou implícito, no universo materno, para onde tudo tende a ser reconduzido. E é sobretudo pela ausência que vemos definir-se o mundo da mãe; pela ausência e pela ânsia recuperadora da fruição e aconchego, através da qual a criança acede ao mundo, e, em particular, ao mundo do desejo. Por outro lado, esta poesia configura uma das mais expressivas manifestações da erotização do corpo pleno na poesia portuguesa moderna e contemporânea. Este estudo trata essencialmente da metáfora materna e da metáfora do desejo na obra de Eugénio de Andrade. Procura seguir-se de perto, ao longo da obra, numa linha diacrónica (de “As Mãos e os Frutos”, 1948, até “O Outro Nome da Terra”,1988), o modo como as metáforas obsessivas ocorrem e desaparecem ou como se metamorfoseiam, imprimindo à própria leitura uma diversidade de ritmos (do passo a passo da regular e lenta travessia, aos saltos, avanços e recuos). |
id |
RCAP_f18bf38c0d95cc0db6018cac4d20380f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87024 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Nascimento da música: a metáfora em Eugénio de AndradeEugénio de AndradePoesia portuguesa moderna e contemporâneaMetáfora maternaMetáfora do desejoFigurações do erotismoLuz e sombraHumanidades::Línguas e LiteraturasNa poesia de Eugénio de Andrade as metáforas e as imagens enraízam na sua quase totalidade, de um modo explícito ou implícito, no universo materno, para onde tudo tende a ser reconduzido. E é sobretudo pela ausência que vemos definir-se o mundo da mãe; pela ausência e pela ânsia recuperadora da fruição e aconchego, através da qual a criança acede ao mundo, e, em particular, ao mundo do desejo. Por outro lado, esta poesia configura uma das mais expressivas manifestações da erotização do corpo pleno na poesia portuguesa moderna e contemporânea. Este estudo trata essencialmente da metáfora materna e da metáfora do desejo na obra de Eugénio de Andrade. Procura seguir-se de perto, ao longo da obra, numa linha diacrónica (de “As Mãos e os Frutos”, 1948, até “O Outro Nome da Terra”,1988), o modo como as metáforas obsessivas ocorrem e desaparecem ou como se metamorfoseiam, imprimindo à própria leitura uma diversidade de ritmos (do passo a passo da regular e lenta travessia, aos saltos, avanços e recuos).Edições Almedina, S.A.Universidade do MinhoSousa, Carlos Mendes de19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87024porSousa, Carlos Mendes de, O Nascimento da Música. A Metáfora em Eugénio de Andrade, Coimbra, Almedina, 1992, 216 pp.972-40-0678-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-28T01:20:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:02.194827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Nascimento da música: a metáfora em Eugénio de Andrade |
title |
O Nascimento da música: a metáfora em Eugénio de Andrade |
spellingShingle |
O Nascimento da música: a metáfora em Eugénio de Andrade Sousa, Carlos Mendes de Eugénio de Andrade Poesia portuguesa moderna e contemporânea Metáfora materna Metáfora do desejo Figurações do erotismo Luz e sombra Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
O Nascimento da música: a metáfora em Eugénio de Andrade |
title_full |
O Nascimento da música: a metáfora em Eugénio de Andrade |
title_fullStr |
O Nascimento da música: a metáfora em Eugénio de Andrade |
title_full_unstemmed |
O Nascimento da música: a metáfora em Eugénio de Andrade |
title_sort |
O Nascimento da música: a metáfora em Eugénio de Andrade |
author |
Sousa, Carlos Mendes de |
author_facet |
Sousa, Carlos Mendes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Carlos Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eugénio de Andrade Poesia portuguesa moderna e contemporânea Metáfora materna Metáfora do desejo Figurações do erotismo Luz e sombra Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Eugénio de Andrade Poesia portuguesa moderna e contemporânea Metáfora materna Metáfora do desejo Figurações do erotismo Luz e sombra Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Na poesia de Eugénio de Andrade as metáforas e as imagens enraízam na sua quase totalidade, de um modo explícito ou implícito, no universo materno, para onde tudo tende a ser reconduzido. E é sobretudo pela ausência que vemos definir-se o mundo da mãe; pela ausência e pela ânsia recuperadora da fruição e aconchego, através da qual a criança acede ao mundo, e, em particular, ao mundo do desejo. Por outro lado, esta poesia configura uma das mais expressivas manifestações da erotização do corpo pleno na poesia portuguesa moderna e contemporânea. Este estudo trata essencialmente da metáfora materna e da metáfora do desejo na obra de Eugénio de Andrade. Procura seguir-se de perto, ao longo da obra, numa linha diacrónica (de “As Mãos e os Frutos”, 1948, até “O Outro Nome da Terra”,1988), o modo como as metáforas obsessivas ocorrem e desaparecem ou como se metamorfoseiam, imprimindo à própria leitura uma diversidade de ritmos (do passo a passo da regular e lenta travessia, aos saltos, avanços e recuos). |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/87024 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/87024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, Carlos Mendes de, O Nascimento da Música. A Metáfora em Eugénio de Andrade, Coimbra, Almedina, 1992, 216 pp. 972-40-0678-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Almedina, S.A. |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Almedina, S.A. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134141829087232 |