Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12070 |
Resumo: | Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida no ano letivo de 2011 / 2012 na Escola Secundária Gabriel Pereira e na Escola Básica André de Resende. O relatório integra um tema aprofundado: Diário Gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar, e compreende cinco partes: Preparação científica, Pedagógica e Didática; Planificação, Condução de Aulas e Avaliação de Aprendizagens; Análise da Prática de Ensino; Participação na Escola e Desenvolvimento Profissional. Possui ainda cinco apêndices finais com informação citada e evidências significativas das atividades desenvolvidas na escola; ### Abstract: This Report was prepared to achieve de Master Degree on Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is focused in the teaching practice developed in Secundary School Gabriel Pereira and Basic School André de Resende Schools, during the academic year 2011/2012. The report includes a deepened theme Sketchbook: the drawing in the interpretation of school's everyday life, and five chapters: Scientific, Educational and Teaching Preparation; Planning, Conducted Lessons and Learning Evaluation; Teaching Analysis; Participation in School Activities and Professional Development. It also includes five final appendices with quoted information and significant evidence of the schooling activities. |
id |
RCAP_f1ab265e65d99f70b7edf96634a9b4ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12070 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolarElaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida no ano letivo de 2011 / 2012 na Escola Secundária Gabriel Pereira e na Escola Básica André de Resende. O relatório integra um tema aprofundado: Diário Gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar, e compreende cinco partes: Preparação científica, Pedagógica e Didática; Planificação, Condução de Aulas e Avaliação de Aprendizagens; Análise da Prática de Ensino; Participação na Escola e Desenvolvimento Profissional. Possui ainda cinco apêndices finais com informação citada e evidências significativas das atividades desenvolvidas na escola; ### Abstract: This Report was prepared to achieve de Master Degree on Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is focused in the teaching practice developed in Secundary School Gabriel Pereira and Basic School André de Resende Schools, during the academic year 2011/2012. The report includes a deepened theme Sketchbook: the drawing in the interpretation of school's everyday life, and five chapters: Scientific, Educational and Teaching Preparation; Planning, Conducted Lessons and Learning Evaluation; Teaching Analysis; Participation in School Activities and Professional Development. It also includes five final appendices with quoted information and significant evidence of the schooling activities.Universidade de Évora2014-12-29T16:39:49Z2014-12-292012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12070http://hdl.handle.net/10174/12070porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Matos, Filipe José Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:36.362634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar Matos, Filipe José Lopes de |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar |
author |
Matos, Filipe José Lopes de |
author_facet |
Matos, Filipe José Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Filipe José Lopes de |
description |
Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida no ano letivo de 2011 / 2012 na Escola Secundária Gabriel Pereira e na Escola Básica André de Resende. O relatório integra um tema aprofundado: Diário Gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar, e compreende cinco partes: Preparação científica, Pedagógica e Didática; Planificação, Condução de Aulas e Avaliação de Aprendizagens; Análise da Prática de Ensino; Participação na Escola e Desenvolvimento Profissional. Possui ainda cinco apêndices finais com informação citada e evidências significativas das atividades desenvolvidas na escola; ### Abstract: This Report was prepared to achieve de Master Degree on Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is focused in the teaching practice developed in Secundary School Gabriel Pereira and Basic School André de Resende Schools, during the academic year 2011/2012. The report includes a deepened theme Sketchbook: the drawing in the interpretation of school's everyday life, and five chapters: Scientific, Educational and Teaching Preparation; Planning, Conducted Lessons and Learning Evaluation; Teaching Analysis; Participation in School Activities and Professional Development. It also includes five final appendices with quoted information and significant evidence of the schooling activities. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2014-12-29T16:39:49Z 2014-12-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12070 http://hdl.handle.net/10174/12070 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540853534720 |