Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Filipe José Lopes de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12070
Resumo: Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida no ano letivo de 2011 / 2012 na Escola Secundária Gabriel Pereira e na Escola Básica André de Resende. O relatório integra um tema aprofundado: Diário Gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar, e compreende cinco partes: Preparação científica, Pedagógica e Didática; Planificação, Condução de Aulas e Avaliação de Aprendizagens; Análise da Prática de Ensino; Participação na Escola e Desenvolvimento Profissional. Possui ainda cinco apêndices finais com informação citada e evidências significativas das atividades desenvolvidas na escola; ### Abstract: This Report was prepared to achieve de Master Degree on Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is focused in the teaching practice developed in Secundary School Gabriel Pereira and Basic School André de Resende Schools, during the academic year 2011/2012. The report includes a deepened theme Sketchbook: the drawing in the interpretation of school's everyday life, and five chapters: Scientific, Educational and Teaching Preparation; Planning, Conducted Lessons and Learning Evaluation; Teaching Analysis; Participation in School Activities and Professional Development. It also includes five final appendices with quoted information and significant evidence of the schooling activities.
id RCAP_f1ab265e65d99f70b7edf96634a9b4ca
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolarElaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida no ano letivo de 2011 / 2012 na Escola Secundária Gabriel Pereira e na Escola Básica André de Resende. O relatório integra um tema aprofundado: Diário Gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar, e compreende cinco partes: Preparação científica, Pedagógica e Didática; Planificação, Condução de Aulas e Avaliação de Aprendizagens; Análise da Prática de Ensino; Participação na Escola e Desenvolvimento Profissional. Possui ainda cinco apêndices finais com informação citada e evidências significativas das atividades desenvolvidas na escola; ### Abstract: This Report was prepared to achieve de Master Degree on Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is focused in the teaching practice developed in Secundary School Gabriel Pereira and Basic School André de Resende Schools, during the academic year 2011/2012. The report includes a deepened theme Sketchbook: the drawing in the interpretation of school's everyday life, and five chapters: Scientific, Educational and Teaching Preparation; Planning, Conducted Lessons and Learning Evaluation; Teaching Analysis; Participation in School Activities and Professional Development. It also includes five final appendices with quoted information and significant evidence of the schooling activities.Universidade de Évora2014-12-29T16:39:49Z2014-12-292012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12070http://hdl.handle.net/10174/12070porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Matos, Filipe José Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:36.362634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar
title Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar
Matos, Filipe José Lopes de
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - diário gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar
author Matos, Filipe José Lopes de
author_facet Matos, Filipe José Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Filipe José Lopes de
description Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida no ano letivo de 2011 / 2012 na Escola Secundária Gabriel Pereira e na Escola Básica André de Resende. O relatório integra um tema aprofundado: Diário Gráfico: o desenho na interpretação do quotidiano escolar, e compreende cinco partes: Preparação científica, Pedagógica e Didática; Planificação, Condução de Aulas e Avaliação de Aprendizagens; Análise da Prática de Ensino; Participação na Escola e Desenvolvimento Profissional. Possui ainda cinco apêndices finais com informação citada e evidências significativas das atividades desenvolvidas na escola; ### Abstract: This Report was prepared to achieve de Master Degree on Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is focused in the teaching practice developed in Secundary School Gabriel Pereira and Basic School André de Resende Schools, during the academic year 2011/2012. The report includes a deepened theme Sketchbook: the drawing in the interpretation of school's everyday life, and five chapters: Scientific, Educational and Teaching Preparation; Planning, Conducted Lessons and Learning Evaluation; Teaching Analysis; Participation in School Activities and Professional Development. It also includes five final appendices with quoted information and significant evidence of the schooling activities.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-12-29T16:39:49Z
2014-12-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12070
http://hdl.handle.net/10174/12070
url http://hdl.handle.net/10174/12070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540853534720