Desenvolvimento de um revestimento biodegradável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Daniela Vilaça
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10613
Resumo: Os plásticos e a sua descarga no meio ambiente após uso são um dos principais problemas da atualidade. A incorporação de compostos provenientes de fontes renováveis e biodegradáveis são uma mais-valia de forma a contornar a questão do impacto causado por estes materiais. O amido é um polímero natural, que tem recentemente chamado à atenção pelo facto de ser um bom substituto parcial de polímeros sintéticos, ideal para uso em biofilmes. Neste trabalho foi feito um estudo dos componentes das pastas de PVC tradicionalmente usadas e as respetivas funções, e substituídos alguns desses compostos por outros, obtendo-se novos produtos. Os novos produtos desenvolvidos foram um artigo contendo o plastificante sintético substituído por um de origem vegetal, designado por Green, e outro com parte da resina de PVC e o agente expansor substituídos por amido. Foi ainda usado em todos os artigos testados um suporte de algodão no lugar do de poliéster-algodão tradicionalmente usado. Após produção destes artigos, foram testados a nível físico-mecânico para averiguar se poderiam ter a mesma aplicação final dos artigos convencionais. Foi também feito o estudo da biodegradabilidade dos novos produtos através da análise da perda de massa durante o teste de Sturm, análise microscópia e termogravimétrica (TG) antes e depois desse teste A nível de propriedades físico-mecânicas foi testada a resistência à rotura (ou tração), resistência ao rasgamento, e adesão ao suporte nos artigos recobertos à escala piloto, que neste caso foi o artigo contendo amido para ser possível o ensaio de adesão ao suporte e o convencional, para efeitos comparativos com o artigo de amido. Inicialmente foi testado o suporte de algodão comparando para isso um artigo convencional com o suporte em estudo e outro com suporte sintético tradicionalmente usado. Conclui-se que todos os valores dos parâmetros testados se encontravam dentro dos limites aceitáveis, pelo que, foi utilizado em todos os novos produtos desenvolvidos. No caso do artigo contendo plastificante vegetal, Green, obtiveram-se os valores de tração e resistência ao rasgamento, na teia e trama, respetivamente de: 367,0 N; 286,7 N e 18,9 N; 19,7 N. Apenas o valor de 18,9 N (resistência ao rasgamento na teia) se encontra fora do limite mínimo aceitável (20,0 N). Em relação ao artigo contendo amido, os valores para os mesmos parâmetros foram de 338,0 N; 238,0 N e 39,0 N; 28,9 N para resistência à tração e ao rasgamento na teia e trama respetivamente. Para além disso realizou-se ainda o ensaio de adesão ao revestimento obtendo-se para a teia e trama respetivamente os valores de 46,3 N/5cm e 19,4 N/5cm. No caso deste artigo apenas o valor 19,4 N/5cm correspondente à adesão no sentido da trama se encontra abaixo dos 25 N/5cm propostos como limite mínimo aceitável para esta gama de artigos. No que toca ao teste de Sturm, obtiveram-se perdas de massa de 4,996%, 9,472% e 11,856% para os artigos Normal, Green e Amido respetivamente. A análise termogravimétrica permitiu aferir que o artigo de amido sofreu maior alteração durante o teste de biodegradabilidade. Provou-se então que os artigos produzidos perderam mais massa que o artigo convencional, principalmente o de amido contornando ainda, no caso deste produto, a questão da toxicidade associada ao agente expansor tradicionalmente usado, a azodicarbonamida. Embora os artigos tenham alguns parâmetros abaixo da gama aceitável para aplicação em estofos de automóveis, estes encontram-se muito próximos deste limite e poderiam talvez ser utilizados em aplicações como por exemplo marroquinaria ou calçado, se as gamas dos parâmetros assim o permitirem.
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Os novos produtos desenvolvidos foram um artigo contendo o plastificante sintético substituído por um de origem vegetal, designado por Green, e outro com parte da resina de PVC e o agente expansor substituídos por amido. Foi ainda usado em todos os artigos testados um suporte de algodão no lugar do de poliéster-algodão tradicionalmente usado. Após produção destes artigos, foram testados a nível físico-mecânico para averiguar se poderiam ter a mesma aplicação final dos artigos convencionais. Foi também feito o estudo da biodegradabilidade dos novos produtos através da análise da perda de massa durante o teste de Sturm, análise microscópia e termogravimétrica (TG) antes e depois desse teste A nível de propriedades físico-mecânicas foi testada a resistência à rotura (ou tração), resistência ao rasgamento, e adesão ao suporte nos artigos recobertos à escala piloto, que neste caso foi o artigo contendo amido para ser possível o ensaio de adesão ao suporte e o convencional, para efeitos comparativos com o artigo de amido. Inicialmente foi testado o suporte de algodão comparando para isso um artigo convencional com o suporte em estudo e outro com suporte sintético tradicionalmente usado. Conclui-se que todos os valores dos parâmetros testados se encontravam dentro dos limites aceitáveis, pelo que, foi utilizado em todos os novos produtos desenvolvidos. No caso do artigo contendo plastificante vegetal, Green, obtiveram-se os valores de tração e resistência ao rasgamento, na teia e trama, respetivamente de: 367,0 N; 286,7 N e 18,9 N; 19,7 N. Apenas o valor de 18,9 N (resistência ao rasgamento na teia) se encontra fora do limite mínimo aceitável (20,0 N). Em relação ao artigo contendo amido, os valores para os mesmos parâmetros foram de 338,0 N; 238,0 N e 39,0 N; 28,9 N para resistência à tração e ao rasgamento na teia e trama respetivamente. Para além disso realizou-se ainda o ensaio de adesão ao revestimento obtendo-se para a teia e trama respetivamente os valores de 46,3 N/5cm e 19,4 N/5cm. No caso deste artigo apenas o valor 19,4 N/5cm correspondente à adesão no sentido da trama se encontra abaixo dos 25 N/5cm propostos como limite mínimo aceitável para esta gama de artigos. No que toca ao teste de Sturm, obtiveram-se perdas de massa de 4,996%, 9,472% e 11,856% para os artigos Normal, Green e Amido respetivamente. A análise termogravimétrica permitiu aferir que o artigo de amido sofreu maior alteração durante o teste de biodegradabilidade. Provou-se então que os artigos produzidos perderam mais massa que o artigo convencional, principalmente o de amido contornando ainda, no caso deste produto, a questão da toxicidade associada ao agente expansor tradicionalmente usado, a azodicarbonamida. Embora os artigos tenham alguns parâmetros abaixo da gama aceitável para aplicação em estofos de automóveis, estes encontram-se muito próximos deste limite e poderiam talvez ser utilizados em aplicações como por exemplo marroquinaria ou calçado, se as gamas dos parâmetros assim o permitirem.Plastics and their discharge into the environment after being used, are one of the most controversial issues nowadays. Including renewable compounds into the formula of the materials are an advantage when it comes to go round the impact caused by them. Starch is a natural polymer which has been very used recently, given that it is a good substitute of synthetic polymers and, ideal to be used in the making of biofilms. In this study, was made a study of the compounds and each function in the formula of PVC plastisols and replaced some of them by others components, producing new materials. After producing these materials, they were tested mechanically to see if they could have the same application as the traditional products that were being used. The biodegradability of the new materials was also tested by weight loss during the Sturm test as well as by microscopic and thermogravimetric analysis, both before and after this test. The new materials developed were a coating containing a vegetable plasticizer instead of the synthetic one, called Green and another one with part of the PVC resin and the blowing agent replaced by potato starch. In both coatings was used cotton fabric and not the polyester-cotton that was traditionally used. Considering the mechanical properties, was tested the tensile strength, tear strength, and coating adhesion in coatings produced in pilot scale, which in this case, was the starch one, so that the coating adhesion test was made, and the traditional one, to be compared to the starch coating. Initially was tested the cotton fabric, comparing it with another coating but with synthetic fabric (polyester-cotton). The mechanical properties showed that every parameter tested was above the minimum requested value and so, it was used in the new materials produced. When it comes to the Green material, the results obtained considering tensile strength and tear strength, in the warp and weft, respectively were: : 367,0 N; 286,7 N and 18,9 N; 19,7 N. Only the value 18,9 N (tear strength in warp) was out of the range acceptable (20,0 N). Regarding the coating containing starch, the results of the same parameters were: 338,0 N; 238,0 N and 39,0 N; 28,9 N considering tensile strength and tear strength, both in warp and weft, respectively. Besides those tests, the coating adhesion was also experimented and was equal to 46,3 N/5cm and 19,4 N/5cm in warp and weft. The only result that was below the minimum limit, 25 N/5cm, was the coating adhesion in the weft (19,4 N/5cm). Considering the Sturm test, the weight losses verified in the new materials studied were 4,996%, 9,472% and 11,856% regarding the Normal, Green and Starch coatings. The thermogravimetric analysis proved that the starch coating suffered the most changes during the biodegradability test. To sum up, it was proved that the products developed indeed had a bigger weight loss than the traditional one, especially the starch coating that surpassed another problem related with the toxicity of the blowing agent previously used, azodicarbonamide. Although the materials produced had some properties out of the proposed range for automotive application, those values were very closed to the limits and could eventually be used in other proposals, such as leatherwork or shoe application, if the criteria allows so.Garrido, Ermelinda Manuela Pinto JesusRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAraújo, Daniela Vilaça2019-11-30T01:30:15Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10613TID:201749491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-12T01:46:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:00.810892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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