Avaliação da transferência de aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daniel Filipe Marques da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19261
Resumo: A expansão generalizada da formação está ligada ao pressuposto de que esta melhora não só o desempenho dos trabalhadores, como também das organizações a que pertencem. Contudo, no que concerne à avaliação dos efeitos reais da formação, além de escassa, esta não permite sustentar a crença referida. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo identificar de que forma pode a Guarda Nacional Republicana potenciar a transferência das aprendizagens adquiridas pelos seus militares nos cursos de Mentoring, Monitoring and Advising da Agência da União Europeia para a Formação Policial, organizados pela Instituição. Esta investigação procurou a recolha de informação adequada, tendo-se adotado uma estratégia de investigação mista para viabilizar a compreensão do fenómeno em estudo. Esta foi materializada a partir da análise documental, de um inquérito por questionário e de uma entrevista semiestruturada cujos dados foram objeto de análise de conteúdo. Como resultado principal destaca-se que avaliação dos efeitos de uma determinada ação de formação exige uma adequada articulação entre a avaliação interna e externa da mesma. Neste contexto, atendendo às fragilidades do atual modelo de avaliação e apesar de se ter verificado que a Guarda Nacional Republicana se encontra desperta para esta problemática, os resultados obtidos vêm reforçar a necessidade de serem adotados mecanismos internos no sentido de potenciar a transferência de aprendizagens. Conclui-se ainda que é com base nos resultados dessa avaliação que os responsáveis pela formação terão possibilidade de identificar os campos de atuação prioritários e desta forma melhorar a gestão e partilha do conhecimento considerado estrategicamente relevante para a Instituição, de uma forma integrada.
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