A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2338 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação EDucacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_f1c00de73d948e57d89d7bdb8dff81b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2338 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativosElearningEnsino a distânciaRecursos educacionaisRecursos educacionais abertosPerceçãoAlunos adultosTecnologia da educaçãoTecnologia digitalOpen educational resourcesDigital educational resourcesEducational technologyDistance higher educationDissertação de Mestrado em Comunicação EDucacional Multimédia apresentada à Universidade AbertaA presente investigação foi realizada com estudantes de nível superior da Universidade Aberta, na caraterização que estes fazem do uso das tecnologias e da informação acedida tecnologicamente, nomeadamente de recursos educativos digitais, de forma a estruturarem os seus conhecimentos nas diferentes áreas para obtenção do grau de licenciatura, na modalidade a distância. A metodologia adotada foi a aplicação de um questionário disponibilizado eletronicamente. Para a análise dos dados foram calculadas frequências relativas e absolutas e realizadas algumas correlações entre variáveis. Os resultados permitiram identificar hábitos de estudo que privilegiam: a autonomia, procedimentos de pesquisa que se baseiam principalmente na utilização de palavras-chave em motores de busca, a seleção de informação e a análise dos conteúdos encontrados e a sua adequação para o que pretendem.The present research was conducted with students in higher education at the Open University, in the characterization that they make of the use of technology and of technologically accessed information, including digital educational resources, in order to structure their knowledge in different areas for the degree of bachelor, in the distance modality. The methodology used was a questionnaire made available electronically. For the analysis of the data were calculated relative and absolute frequencies and made some correlations between variables. The results enabled to identify study habits that privilege: autonomy, research procedures that are based primarily on the use of keywords in search engines, selection of information and analysis of the contents found and its suitability for what they want.Barros, Daniela Melaré VieiraRepositório AbertoFrancisco, Maria Cristina Amado2013-01-23T11:16:11Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2338porFrancisco, Maria Cristina Amado - A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância [Em linha] : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos. Lisboa : [s.n.], 2012. 167 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:54Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:53.487992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos |
title |
A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos |
spellingShingle |
A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos Francisco, Maria Cristina Amado Elearning Ensino a distância Recursos educacionais Recursos educacionais abertos Perceção Alunos adultos Tecnologia da educação Tecnologia digital Open educational resources Digital educational resources Educational technology Distance higher education |
title_short |
A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos |
title_full |
A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos |
title_fullStr |
A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos |
title_full_unstemmed |
A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos |
title_sort |
A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos |
author |
Francisco, Maria Cristina Amado |
author_facet |
Francisco, Maria Cristina Amado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Maria Cristina Amado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elearning Ensino a distância Recursos educacionais Recursos educacionais abertos Perceção Alunos adultos Tecnologia da educação Tecnologia digital Open educational resources Digital educational resources Educational technology Distance higher education |
topic |
Elearning Ensino a distância Recursos educacionais Recursos educacionais abertos Perceção Alunos adultos Tecnologia da educação Tecnologia digital Open educational resources Digital educational resources Educational technology Distance higher education |
description |
Dissertação de Mestrado em Comunicação EDucacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-23T11:16:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2338 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Francisco, Maria Cristina Amado - A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância [Em linha] : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos. Lisboa : [s.n.], 2012. 167 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135006591811584 |