A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Maria Cristina Amado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2338
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação EDucacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_f1c00de73d948e57d89d7bdb8dff81b2
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2338
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativosElearningEnsino a distânciaRecursos educacionaisRecursos educacionais abertosPerceçãoAlunos adultosTecnologia da educaçãoTecnologia digitalOpen educational resourcesDigital educational resourcesEducational technologyDistance higher educationDissertação de Mestrado em Comunicação EDucacional Multimédia apresentada à Universidade AbertaA presente investigação foi realizada com estudantes de nível superior da Universidade Aberta, na caraterização que estes fazem do uso das tecnologias e da informação acedida tecnologicamente, nomeadamente de recursos educativos digitais, de forma a estruturarem os seus conhecimentos nas diferentes áreas para obtenção do grau de licenciatura, na modalidade a distância. A metodologia adotada foi a aplicação de um questionário disponibilizado eletronicamente. Para a análise dos dados foram calculadas frequências relativas e absolutas e realizadas algumas correlações entre variáveis. Os resultados permitiram identificar hábitos de estudo que privilegiam: a autonomia, procedimentos de pesquisa que se baseiam principalmente na utilização de palavras-chave em motores de busca, a seleção de informação e a análise dos conteúdos encontrados e a sua adequação para o que pretendem.The present research was conducted with students in higher education at the Open University, in the characterization that they make of the use of technology and of technologically accessed information, including digital educational resources, in order to structure their knowledge in different areas for the degree of bachelor, in the distance modality. The methodology used was a questionnaire made available electronically. For the analysis of the data were calculated relative and absolute frequencies and made some correlations between variables. The results enabled to identify study habits that privilege: autonomy, research procedures that are based primarily on the use of keywords in search engines, selection of information and analysis of the contents found and its suitability for what they want.Barros, Daniela Melaré VieiraRepositório AbertoFrancisco, Maria Cristina Amado2013-01-23T11:16:11Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2338porFrancisco, Maria Cristina Amado - A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância [Em linha] : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos. Lisboa : [s.n.], 2012. 167 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:54Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:53.487992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos
title A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos
spellingShingle A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos
Francisco, Maria Cristina Amado
Elearning
Ensino a distância
Recursos educacionais
Recursos educacionais abertos
Perceção
Alunos adultos
Tecnologia da educação
Tecnologia digital
Open educational resources
Digital educational resources
Educational technology
Distance higher education
title_short A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos
title_full A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos
title_fullStr A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos
title_full_unstemmed A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos
title_sort A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos
author Francisco, Maria Cristina Amado
author_facet Francisco, Maria Cristina Amado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Maria Cristina Amado
dc.subject.por.fl_str_mv Elearning
Ensino a distância
Recursos educacionais
Recursos educacionais abertos
Perceção
Alunos adultos
Tecnologia da educação
Tecnologia digital
Open educational resources
Digital educational resources
Educational technology
Distance higher education
topic Elearning
Ensino a distância
Recursos educacionais
Recursos educacionais abertos
Perceção
Alunos adultos
Tecnologia da educação
Tecnologia digital
Open educational resources
Digital educational resources
Educational technology
Distance higher education
description Dissertação de Mestrado em Comunicação EDucacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-23T11:16:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2338
url http://hdl.handle.net/10400.2/2338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Francisco, Maria Cristina Amado - A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância [Em linha] : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos. Lisboa : [s.n.], 2012. 167 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135006591811584