Yasujiro Ozu : ciclos de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Hugo de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/43836
Resumo: A investigação, consubstanciada nesta dissertação, sobre o realizador japonês Yasujiro Ozu (12 de dezembro de 1903, Tóquio - 12 de dezembro de 1963), é realizada na perspetiva de alguém que tenta fazer filmes, que pretende olhar para a obra deste realizador como matéria de descoberta e aprendizagem. Ozu é um realizador de afetos, aquele que mais próximo está da vida quotidiana e da família, um dos seus temas maiores. Mas a casa, como foco espacial e emocional das personagens, nunca foi ponto de partida para um estudo ou interpretação. A casa onírica de Gaston Bachelard, é assim a porta de entrada para a casa onírica de Ozu. A partir da análise de cenas de alguns dos seus filmes, será levantado o seguinte problema: que relevância tem para Ozu a ameaça à estabilidade dos ciclos familiares? Ozu faz-nos sentir que vivemos pedaços completos da vida das personagens, construindo as suas narrativas em torno de ciclos de vida. Outro objetivo é tentar perceber como é usado o tempo fílmico (dentro dos planos, da montagem entre planos e entre cenas) relacionando a ideia de ameaça ou rutura de um estado emocional com os conceitos de tempo, duração e ciclo narrativo. Tentar perceber como é que Ozu constrói a ideia de ciclo e a sua regeneração e procurar relacionar estas conclusões com um olhar do realizador sobre o mundo que filma. Por fim, pretende-se igualmente uma reflexão sobre a natureza artística do cinema tendo como referência a obra de Ozu.
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