O que há detrás dos likes? Desenvolvimento da autoimagem em jovens youtubers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/190 |
Resumo: | O presente trabalho analisa os impactos que a fama, a audiência e a atuação como youtuber podem ter na formação da identidade, autoestima e no bem-estar psicológico do indivíduo. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo por meio de um estudo de caso baseado na produção audiovisual de Whindersson Nunes, um youtuber com expressiva visibilidade e atuação junto ao público brasileiro, mas que no auge da fama sofreu um processo de depressão. Verificou-se que a relação com os seguidores e as práticas enquanto youtuber produziram, consequentemente, efeitos na sua identidade. Propõe o uso da Literacía Mediática como instrumento para interagir com os média de forma autônoma, crítica, ampliando a consciência de seus efeitos sobre si mesmo, resguardando seu bem-estar psicológico. |
id |
RCAP_f1ca45faf7579389dd4264718e76ad7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/190 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O que há detrás dos likes? Desenvolvimento da autoimagem em jovens youtubersYouTube, identidade, fama, autoestima, bem-estar psicológico, literacia mediáticaO presente trabalho analisa os impactos que a fama, a audiência e a atuação como youtuber podem ter na formação da identidade, autoestima e no bem-estar psicológico do indivíduo. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo por meio de um estudo de caso baseado na produção audiovisual de Whindersson Nunes, um youtuber com expressiva visibilidade e atuação junto ao público brasileiro, mas que no auge da fama sofreu um processo de depressão. Verificou-se que a relação com os seguidores e as práticas enquanto youtuber produziram, consequentemente, efeitos na sua identidade. Propõe o uso da Literacía Mediática como instrumento para interagir com os média de forma autônoma, crítica, ampliando a consciência de seus efeitos sobre si mesmo, resguardando seu bem-estar psicológico.This paper analyzes the impacts of fame, the relationship with the audience and the performance that a youtuber can bring in the formation of identity, self-esteem and in the psychological well-being of the individual. For this purpose, a content analysis was made through a case study. As a sample, the audiovisual production of Whindersson Nunes, a youtuber with expressive visibility with the Brazilian public, whose weight of fame caused a process of depression. It is verified that the relationship with followers and practices as a youtuber produces, consequently, effects on their identity. It proposes the use of Media Literacy as a tool to interact with the media in an autonomous, critical way, increasing awareness of its effects on oneself, safeguarding one's psychological well-being.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2024-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/190Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 4 n. 1 (2024): Discurso de ódio online: impactos, prevenção e intervenção (em preparação)2184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/190Direitos de Autor (c) 2024 Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa da Silva, Ana HelenaHernandez Gomez, Ángel2024-03-05T04:00:50Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:23.850790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que há detrás dos likes? Desenvolvimento da autoimagem em jovens youtubers |
title |
O que há detrás dos likes? Desenvolvimento da autoimagem em jovens youtubers |
spellingShingle |
O que há detrás dos likes? Desenvolvimento da autoimagem em jovens youtubers Barbosa da Silva, Ana Helena YouTube, identidade, fama, autoestima, bem-estar psicológico, literacia mediática |
title_short |
O que há detrás dos likes? Desenvolvimento da autoimagem em jovens youtubers |
title_full |
O que há detrás dos likes? Desenvolvimento da autoimagem em jovens youtubers |
title_fullStr |
O que há detrás dos likes? Desenvolvimento da autoimagem em jovens youtubers |
title_full_unstemmed |
O que há detrás dos likes? Desenvolvimento da autoimagem em jovens youtubers |
title_sort |
O que há detrás dos likes? Desenvolvimento da autoimagem em jovens youtubers |
author |
Barbosa da Silva, Ana Helena |
author_facet |
Barbosa da Silva, Ana Helena Hernandez Gomez, Ángel |
author_role |
author |
author2 |
Hernandez Gomez, Ángel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa da Silva, Ana Helena Hernandez Gomez, Ángel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
YouTube, identidade, fama, autoestima, bem-estar psicológico, literacia mediática |
topic |
YouTube, identidade, fama, autoestima, bem-estar psicológico, literacia mediática |
description |
O presente trabalho analisa os impactos que a fama, a audiência e a atuação como youtuber podem ter na formação da identidade, autoestima e no bem-estar psicológico do indivíduo. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo por meio de um estudo de caso baseado na produção audiovisual de Whindersson Nunes, um youtuber com expressiva visibilidade e atuação junto ao público brasileiro, mas que no auge da fama sofreu um processo de depressão. Verificou-se que a relação com os seguidores e as práticas enquanto youtuber produziram, consequentemente, efeitos na sua identidade. Propõe o uso da Literacía Mediática como instrumento para interagir com os média de forma autônoma, crítica, ampliando a consciência de seus efeitos sobre si mesmo, resguardando seu bem-estar psicológico. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/190 |
url |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2024 Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2024 Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 4 n. 1 (2024): Discurso de ódio online: impactos, prevenção e intervenção (em preparação) 2184-8661 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137787946991616 |