O ensino da arquitectura e do projecto em particular na EAUM: antecedentes e uma proposição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, André Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34518
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitectónica)
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spelling O ensino da arquitectura e do projecto em particular na EAUM: antecedentes e uma proposiçãoThe teaching of architecture (and of project in particular) at EAUM: background and one proposition72:378.4(469.112)378.4(469.112):72Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitectónica)Esta é uma dissertação sobre o ensino de arquitectura, feita por um aluno que está a terminar um curso de arquitectura, que procura estabelecer uma perspectiva mais fundamentada do que uma mera “opinião” sobre o ensino que teve. Para compreender o curso na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho investiguei, numa primeira fase, os antecedentes históricos que precederam a sua criação – desde a reforma do curso nas escolas de Belas Artes em 1957 até à proliferação dos cursos de arquitectura na década de 90 – numa segunda fase analisei a actualidade do curso, nomeadamente na organização e funcionamento da estrutura curricular vigente. A disciplina de Projecto, que hoje consideramos ser fundamental na estrutura curricular de qualquer curso de arquitectura, é resultado do estabelecimento de uma relação particular entre uma ideia de arquitectura expressamente vinculada pela prática profissional e um modelo de ensino com uma determinada pedagogia. Defendo a ideia de projecto enquanto uma área multidisciplinar – enquanto plataforma alargada e complexa que permite a relação das diversas disciplinas que integram o saber arquitectónico – e, por esse motivo, entendo-o como estando no centro da especificidade do ensino da arquitectura. Segundo este pressuposto, ao analisar a estrutura e a dinâmica de funcionamento do curso na EAUM, concluo que é possível uma maior articulação e integração dos programas e conteúdos das diversas unidades curriculares pela plataforma do Projecto. Proponho uma revisão da estrutura do curso para o actual primeiro ciclo do mestrado integrado na EAUM, com base no argumento construído em torno da centralidade do projecto multidisciplinar e na identidade que caracteriza a formação do arquitecto português no domínio metodológico do seu exercício. É esta a ideia que está na base da proposição do novo currículo com o qual concluo esta dissertação.This is a dissertation on the teaching of architecture, made by a student who is concluding a course in architecture, which aims to establish a more grounded perspective rather than a mere “opinion” about the teaching he was subject to. In order to comprehend the course of the Architecture School at the University of Minho I initially investigated the historical background leading up to its creation – from the ongoing reform of the course at the schools of Fine Arts in 1957 and the proliferation of architecture courses in the 90 decade – in a second phase I analysed the timeliness of the course, namely the organization and functioning of the existing curriculum structure. The Project subject, what we now consider to be fundamental in the curriculum structure of any course in architecture, is a result of the establishment of a particular relationship between an idea of architecture specifically bound by professional practice and a teaching model with a particular pedagogy. I support the notion of project as a multidisciplinary area - as a broad and complex platform that allows the relationship of the various subjects that comprise the architectural knowledge - and, for that reason, I see it as being at the centre of the specificity of architecture education. According to this assumption, by analysing the structure and the functioning dynamics of the course at EAUM, I conclude that a greater coordination and integration of programs and contents of the various curriculum subjects is possible by the Project platform. I propose a revision of the course structure for the current first cycle of integrated MSc in EAUM, based on the argument built around the centrality of the multidisciplinary project and the identity that characterizes the education of the Portuguese architect in the methodological dominium of its exercise. This is the idea that underlies the proposition of the new curriculum with which I conclude this dissertation.Capela, José Manuel do Couto RamosUniversidade do MinhoCardoso, André Santos20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34518por201097451info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:04.098523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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