Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Graça Maria Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/22733
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Estatística de Sistemas - Perfil Engenharia e Estatística
id RCAP_e3e9c6490c67c3c71f13d53093c57159
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho378.4(469.112)Relatório de estágio de mestrado em Estatística de Sistemas - Perfil Engenharia e EstatísticaUm estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do Primeiro Ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho. No ano letivo 2010/2011 foi elaborado um questionário por membros do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências da Universidade do Minho. O objetivo maior do questionário era tentar conhecer as razões que levam os alunos a abandonarem os Cursos desta Escola. Facilmente se compreende que, sendo o inquérito passado aos alunos que frequentam as aulas, o estudo do abandono per si não é possível. Para estudar o abandono é necessário conhecer as razões de quem abandonou e isso não foi feito e, dificilmente, o será. No entanto, conhecendo as motivações e frustrações dos alunos da Escola de Ciências, parece ser possível identificar alguns fatores facilitadores do abandono. Foi com esse objetivo que o questionário foi elaborado e sujeito a análise. A primeira preocupação foi tornar a informação inteligível. A organização da informação em função do objetivo a atingir é uma parte muito importante. Infelizmente há sempre a existência da não resposta. Nalguns Cursos da Escola esta situação impede que se infira para a população os resultados obtidos no conjunto de respostas tratado. Da tarefa morosa de organização com vista à análise de resultados, muitas vezes infrutífera por falta de representatividade das respostas, ou até porque as respostas não se encontram na melhor forma para serem tratadas, houve a necessidade de se tornar todo o processo de questionário mais expedito. Assim, neste relatório é proposto um novo questionário, para ser respondido através do computador, com questões hierarquizadas para que o tratamento estatístico fique facilitado. O presente relatório consta essencialmente de duas partes, a saber, organização e análise da informação obtida através do questionário existente e o desenho de um novo questionário.In school year 2010/2011, a questionnaire was designed by members of the Pedagogical board of the School of Sciences in the University of Minho. The main objective of the questionnaire was to try to understand the reasons that lead students to abandon Sciences courses. Since the study only includes students attending classes, the investigation of the academic dropout in Sciences was not possible. To study the abandonment is necessary to know the reasons of those who left and that was not done, and rarely will. However, knowing the motivations and frustrations of the students of the School of Sciences, it seems possible to identify some of the factors that facilitate abandonment. It was with this objective that the questionnaire was subjected to analysis. The first concern was to make the information understandable. The organization of information according to the objective to be achieved is a very important part. Unfortunately, there is always the existence of nonresponse. In some courses, this situation prevents to infer the results obtained to the population. The time-consuming task of organizing information for the analysis of results, often unsuccessful due to lack of representativeness of the answers, or even because the answers are not in the best mode to be treated, there was the need to make the whole process of questioning more efficient. Thus, this report proposes a new questionnaire, to be answered on-line, with a new hierarchy of questions in order to facilitate the statistical treatment of answers. This report consists essentially of two parts, namely, organization and analysis of information obtained from the questionnaire and presentation of the design of a new questionnaire.Azevedo, Cecília MariaTaveira, Maria do CéuOliveira, Rui Pedro Soares deUniversidade do MinhoMiranda, Graça Maria Almeida20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/22733porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:29.014466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho
title Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho
spellingShingle Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Miranda, Graça Maria Almeida
378.4(469.112)
title_short Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho
title_full Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho
title_fullStr Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho
title_full_unstemmed Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho
title_sort Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho
author Miranda, Graça Maria Almeida
author_facet Miranda, Graça Maria Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Cecília Maria
Taveira, Maria do Céu
Oliveira, Rui Pedro Soares de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Graça Maria Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv 378.4(469.112)
topic 378.4(469.112)
description Relatório de estágio de mestrado em Estatística de Sistemas - Perfil Engenharia e Estatística
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/22733
url http://hdl.handle.net/1822/22733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132413149839360