Diagnóstico para o planeamento de um serviço regular de transportes públicos de passageiros por autocarro em meio rural à luz do novo regime jurídico. O caso de Ponte de Lima
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86072 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Urbana |
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Diagnóstico para o planeamento de um serviço regular de transportes públicos de passageiros por autocarro em meio rural à luz do novo regime jurídico. O caso de Ponte de LimaPlanning a regular public transport service by bus in rural areas according to the new legal regime. The case of Ponte de LimaTransportes públicosCobertura territorialCobertura temporalRegime Jurídico Sistema Público Transporte de Passageiros – RJSPTPTerritórios de baixa densidadePublic transportTerritorial coverageTemporal coverageLegal Regime of the Public Transport Service Passengers- RJSPTPLow density territoriesEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado em Engenharia UrbanaO Regime Jurídico do Serviço Público de Transportes de Passageiros – RJSPTP, de 2015, impôs um conjunto de condições técnicas associada à qualidade da cobertura territorial e temporal do serviço, tendo em vista uma melhoria significativa da oferta para diversos contextos territoriais, nomeadamente, os territórios rurais e de baixa densidade, que se traduziram na garantia de melhor serviço em locais com mais de 40 habitantes. Assim, no âmbito deste trabalho apresentou-se uma metodologia para a realização do diagnóstico inerente ao processo de planeamento de um serviço regular de transportes públicos de passageiros por autocarro em meio rural, que apresenta as seguintes etapas: 1 - Caracterização da situação existente (levantamento de dados e construção de um SIG); 2 - Diagnóstico da situação existente (analisar os lugares e paragens que estão ou não a ser servidos); 3 - Proposta de soluções de intervenção no serviço. Com isto, pretendeu-se realizar o estudo de caso para o serviço regular de transportes públicos de passageiros por autocarro no município de Ponte de Lima. Para esse efeito aplicou-se a metodologia proposta com o objetivo de encontrar os lugares (zonas do território) que apresentassem défice de cobertura territorial e temporal do serviço de transportes público em toda a área do município de Ponte de Lima. Deste modo, todos os lugares que tivessem 40 ou mais habitantes, teriam de ser obrigatoriamente servidos pela rede, diretamente ou indiretamente, numa extensão de 1000m entre uma paragem com serviço e o centroide do lugar. Para este efeito fez-se uma modelação em GTFS da rede de transporte público do município, de modo a conseguir-se avaliar simultaneamente as coberturas indicadas, para uma determinada janela temporal (manhã e tarde) e para diferentes períodos da semana (dia útil e fins de semana) e períodos do ano (período escolar e férias), sendo de realçar que a qualidade dos dados de base não é suficientemente robusta para garantir a qualidade e fiabilidade dos resultados aqui apresentados, não invalidando porém a aplicação da metodologia e o tipo de análises efetuadas. Em suma, foi possível concluir que Ponte de Lima tem uma cobertura de serviço razoável, com muitas falhas de cobertura, que poderiam ser facilmente corrigidas pelo reforço do serviço regular, nomeadamente com a integração das linhas de serviço de transporte escolar e da criação de serviços de transporte flexível nas zonas mais afastadas da sede do concelho. Porém, também foi possível concluir que uma revisão e validação inicial, junto da Autoridade Local e Transportes ou dos operadores é crucial para garantir a fiabilidade e conferir a necessária sustentação das conclusões obtidas com aplicação da metodologia proposta, que extravasaria o tempo de realização desta dissertação.The Legal Regime of the Public Passenger Transport Service - RJSPTP, of 2015, imposed a set of technical conditions associated with the quality of the territorial and temporal coverage of the service, with a view to a significant improvement in the offer for various territorial contexts, namely, the territories rural and low density territories, which have resulted in the guarantee of better service in places with more than 40 inhabitants. Thus, within the scope of this work, a methodology was presented for carrying out the diagnosis inherent to the planning process of a regular public passenger transport service by bus in rural areas, which presents the following stages: 1 - Characterization of the existing situation (survey data and construction of a GIS); 2 - Diagnosis of the existing situation (analyze the places and stops that are or are not being served); 3 - Proposal for intervention solutions in the service. With this, it was intended to carry out the case study for the regular service of public passenger transport by bus in the village of Ponte de Lima. For this purpose, the proposed methodology was applied in order to find the places (areas of the territory) that presented a deficit in the territorial coverage and temporal coverage of the public transport service in the entire area of the municipality of Ponte de Lima. In this way, all places with 40 or more inhabitants would have to be served by the network, directly or indirectly, in an extension of 1000m between a stop with service and the centroid of the place. For this purpose, a GTFS modeling of the municipality's public transport network was carried out, in order to be able to simultaneously evaluate the indicated coverages, for a given time window (morning and afternoon) and for different periods of the week (working day and weekends) and periods of the year (school period and vacations), it should be noted that the quality of the basic data is not sufficiently robust to guarantee the quality and reliability of the results presented here, but does not invalidate the application of the methodology and the type of analyzes carried out. In short, it was possible to conclude that Ponte de Lima has reasonable service coverage, with many coverage failures, which can be easily corrected by reinforcing regular service, namely with the integration of school transport service lines and the creation of services flexible transport in areas furthest from the county seat. However, it was also possible to conclude that an initial review and validation, with the Local Authority and Transport or the operators is crucial to guarantee the reliability and to provide the necessary support of the needs with the realization of the application of the proposal, which would go beyond the time of accomplishment of the proposal. implementation of the proposal.Ribeiro, PauloBento, Ricardo Jorge e SilvaUniversidade do MinhoOliveira, Óscar Mário da Silva Barros Cerqueira de2021-07-312021-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86072por202752569info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-12T01:18:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:40.814920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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