Gestão estratégica na prevenção de burnout entre professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pena, Sandra da Conceição Morais Uvaldo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26897
Resumo: Este trabalho de projeto tem como objetivos analisar a relação entre as condições de trabalho e a saúde mental dos profissionais docentes, identificar e minimizar o impacto da síndrome de burnout na produtividade e eficácia dos docentes e atuar estrategicamente na prevenção e promoção de saúde mental e bem-estar. Neste contexto, pretende-se desenvolver um estudo de caso, realizado em pesquisa de campo, que incide em três escolas de um agrupamento, situadas no Concelho e na Freguesia de Odivelas. A amostra é constituída por 19 participantes em entrevistas semiestruturadas, até ao critério de saturação da informação, e 29 participantes em questionários, realizados a profissionais docentes dos diferentes níveis de ensino, desde o 1.º Ciclo até ao 3.º Ciclo. Na análise e estruturação dos dados das entrevistas, é utilizada a metodologia de Gioia e, na aplicação do questionário é utilizado o modelo Maslach Burnout Inventory - General Survey (MBI-GS). Os principais resultados observados indicam que existe relação entre a síndrome de burnout e o trabalho docente, devido a vários fatores como falta de reconhecimento; excesso de trabalho; relação com os outros; excesso de burocracia; carga horária; turmas numerosas; aprendizagens dos alunos; confinamento, entre outros. Estas conclusões sustentam a importância da criação de um projeto de intervenção, através de mecanismos de gestão estratégica na prevenção e promoção de saúde mental e bem-estar dos docentes, para diminuir o seu desgaste emocional e causar um impacto positivo nos resultados do Projeto Educativo e dos alunos.
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