“A sua voz não está mais escondida”: representações artísticas e políticas da drag queen Pabllo Vittar na mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/65494 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura |
id |
RCAP_f1f05f90d715577455d6d71410a61997 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65494 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“A sua voz não está mais escondida”: representações artísticas e políticas da drag queen Pabllo Vittar na mídia“Her voice is no longer hidden”: artistic and political representancions of the drag queen Pabllo Vittar in the mediaDrag queenLGBTQ+MídiaRepresentaçãoPabllo VittarMediaRepresentationCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e CulturaA arte drag queen existe desde a Antiga Grécia, contudo, depois de séculos sendo desprezada, é apenas nas últimas décadas que a artista drag queen ganha espaço na mídia e na sociedade. Este estudo busca identificar as representações artísticas e políticas da cantora drag queen brasileira Pabllo Vittar na mídia internacional. Para analisar tais representações, esta dissertação explora conceitos que envolvem a história da arte drag queen, gênero, homossexualidade e drag queen no Brasil, mídia, jornalismo, celebridades e representações sociais. Para tratar esses temas são utilizados autores como Amanájas (2014); Baker (1994); Biroli (2011); Bordin (2015); Butler (2003); J. S. Trevisan (2018); Kellner (2001); Louro (2018); M. K. Trevisan (2011); M. V. da Silva (2014); Martino (2009); Mccombs (2009); Morin (2011); Raposo (2015); Rojek (2008); Soares (2015) e Vencato (2002). A respeito da metodologia adotada, a perspectiva epistemológica é crítica, a abordagem é qualitativa, o tipo de estudo é exploratório, as técnicas de coleta de dados são pesquisa bibliográfica e estudo de caso e a técnica de análise de dados é análise de conteúdo proposta por Moraes (1999). O corpus de pesquisa é composto por 70 reportagens de 24 veículos que englobam jornais, revistas e portais de notícias dos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Espanha. O período de seleção do corpus é de 2017, quando aparecem as primeiras narrativas sobre Pabllo, até julho de 2019. A análise é dividida em duas categorias (carreira artística e política) e em 10 subcategorias. Foi constatado que Pabllo Vittar é representada na mídia internacional como um caso de sucesso e superação. A partir de seu êxito comercial e artístico, Pabllo é uma agente de mudança em busca do respeito e reconhecimento da arte drag. Em sua vertente política, Pabllo é o maior símbolo gay do Brasil, país que mais mata LGBTQ+ do mundo e que em 2018 elegeu como Presidente Jair Bolsonaro, parlamentar de extrema direita conhecido por seu discurso homofóbico. Dessa maneira, Pabllo é representada tanto como uma artista pop de sucesso como uma forte ativista da comunidade LGBTQ+.Drag queen art has existed since Ancient Greece, but after centuries of being scorned, it is only in last decades that the drag queen artist gains space in the media and society. This study tries to identify the artistic and political representations of the Brazilian drag queen singer Pabllo Vittar in the international media. To analyze such representations, this master thesis explores concepts that involve the history of drag queen art, genre, homosexuality and drag queen in Brazil, media, journalism, celebrities and social representations. To treat these themes are used authors such as Amanájas (2014); Baker (1994); Biroli (2011); Bordin (2015); Butler (2003); J. S. Trevisan (2018); Kellner (2001); Louro (2018); M. K. Trevisan (2011); M. V. da Silva (2014); Martino (2009); Mccombs (2009); Morin (2011); Raposo (2015); Rojek (2008); Soares (2015) e Vencato (2002). Regarding the methodology adopted, the perspective epistemological is critical, the approach is qualitative, the type of study is exploratory, the data collection techniques are bibliographic research and case study and the data analysis technique is content analysis proposed by Moraes (1999). The research corpus consists of 70 reports from 24 vehicles comprising newspapers, magazines, and news sites from the United States, England, Canada, and Spain. The period of corpus selection is from 2017, when the first narratives about Pabllo appeared, until July 2019. The analysis is divided into two categories (artistic career and politic) and in 10 subcategories. It was proven that Pabllo Vittar is represented in the international media as a case of success and overcoming. From its commercial and artistic success, Pabllo is a change agent seeking respect and recognition for drag art. In his political side, Pabllo is the biggest gay symbol in Brazil, the country that most kills LGBTQ + in the world, and in 2018 elected as President Jair Bolsonaro, far-right parliamentarian known for his homophobic speech. In this way, Pabllo is represented as both successful pop artist and strong activist from the LGBTQ + community.Mota-Ribeiro, SilvanaUniversidade do MinhoPedrazza, Danilo20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65494por202480852info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:32.623096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“A sua voz não está mais escondida”: representações artísticas e políticas da drag queen Pabllo Vittar na mídia “Her voice is no longer hidden”: artistic and political representancions of the drag queen Pabllo Vittar in the media |
title |
“A sua voz não está mais escondida”: representações artísticas e políticas da drag queen Pabllo Vittar na mídia |
spellingShingle |
“A sua voz não está mais escondida”: representações artísticas e políticas da drag queen Pabllo Vittar na mídia Pedrazza, Danilo Drag queen LGBTQ+ Mídia Representação Pabllo Vittar Media Representation Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
“A sua voz não está mais escondida”: representações artísticas e políticas da drag queen Pabllo Vittar na mídia |
title_full |
“A sua voz não está mais escondida”: representações artísticas e políticas da drag queen Pabllo Vittar na mídia |
title_fullStr |
“A sua voz não está mais escondida”: representações artísticas e políticas da drag queen Pabllo Vittar na mídia |
title_full_unstemmed |
“A sua voz não está mais escondida”: representações artísticas e políticas da drag queen Pabllo Vittar na mídia |
title_sort |
“A sua voz não está mais escondida”: representações artísticas e políticas da drag queen Pabllo Vittar na mídia |
author |
Pedrazza, Danilo |
author_facet |
Pedrazza, Danilo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mota-Ribeiro, Silvana Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrazza, Danilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Drag queen LGBTQ+ Mídia Representação Pabllo Vittar Media Representation Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Drag queen LGBTQ+ Mídia Representação Pabllo Vittar Media Representation Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/65494 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/65494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202480852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132614663077888 |