Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33743 |
Resumo: | A primeira campanha publicitaria estrelada por uma drag queen no Brasil foi veiculada em 2016, com Pabllo Vittar protagonizando “Louca por Cores”, peça da empresa de cosméticos Avon. Desse momento em diante, foi possível observar a crescente caminhada trilhada pelas drags em publicidades. Esse estudo visa entender o porquê dessa abertura das portas na indústria publicitária e qual o interesse das marcas em inserir a arte drag, abrindo o diálogo sobre representatividade em suas campanhas. Através de uma análise sobre o papel da arte drag na sociedade e nos estudos de Marketing, é visado nesse estudo compreender como a representação e a performance são veiculadas em determinadas publicidades, refletindo sobre o Pink Money gerado por tais campanhas em âmbito nacional, tendo a artista como protagonista. Argumentamos que Pabllo Vittar desempenhou papel relevante nesta trajetória, representando repentinamente a comunidade LGBQIA+, abrindo portas para uma nova forma de construção do imaginário da arte drag na mídia, ao passo que o crescimento da violência contra a comunidade só cresce na última década. |
id |
UFF-2_5d1b12206025301cc32be909d63dc1a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/33743 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileiraPublicidadePablo VIttarDrag queenPink moneyDiversidadeDrag queenMarketingMinoria sexualAdvertisingPablo VittarDrag queenPink moneyDiversityA primeira campanha publicitaria estrelada por uma drag queen no Brasil foi veiculada em 2016, com Pabllo Vittar protagonizando “Louca por Cores”, peça da empresa de cosméticos Avon. Desse momento em diante, foi possível observar a crescente caminhada trilhada pelas drags em publicidades. Esse estudo visa entender o porquê dessa abertura das portas na indústria publicitária e qual o interesse das marcas em inserir a arte drag, abrindo o diálogo sobre representatividade em suas campanhas. Através de uma análise sobre o papel da arte drag na sociedade e nos estudos de Marketing, é visado nesse estudo compreender como a representação e a performance são veiculadas em determinadas publicidades, refletindo sobre o Pink Money gerado por tais campanhas em âmbito nacional, tendo a artista como protagonista. Argumentamos que Pabllo Vittar desempenhou papel relevante nesta trajetória, representando repentinamente a comunidade LGBQIA+, abrindo portas para uma nova forma de construção do imaginário da arte drag na mídia, ao passo que o crescimento da violência contra a comunidade só cresce na última década.The first advertising campaign starring a drag queen in Brazil was aired in 2016, with Pabllo Vittar starring in “Louca por Cores”, launched by the cosmetics company Avon. From that moment on, it was possible to observe the growing path taken by the drags in advertisements. This study aims to understand why this opening of doors in the advertising industry and what is the interest of brands in inserting the art of drag, opening the dialogue about representation in their campaigns. Through an analysis of the role of drag art in society and in Marketing studies, this study aims to understand how representation and performance are conveyed in certain advertisements, reflecting on the Pink Money generated by such campaigns at the national level, having the artist as protagonist. We argue that Pabllo Vittar played a relevant role in this trajectory, suddenly representing the LGBQIA+ community, opening doors to a new way of building the drag art imaginary in the media, while the growth of violence against the community has only grown in the last decade.68 p.Reis, Mayka Juliana Castellanohttp://lattes.cnpq.br/7731342639757477Silva, Daniel Rioshttp://lattes.cnpq.br/7145953651482200Polivanov, Beatriz Brandãohttp://lattes.cnpq.br/9767195672186044Popolin, Guilhermehttp://lattes.cnpq.br/7971763823854813Lopes, Matheus Cunha Panaro2024-07-29T14:02:06Z2024-07-29T14:02:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOPES, Matheus Cunha Panaro. Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33743CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-29T14:02:10Zoai:app.uff.br:1/33743Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:48.138775Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira |
title |
Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira |
spellingShingle |
Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira Lopes, Matheus Cunha Panaro Publicidade Pablo VIttar Drag queen Pink money Diversidade Drag queen Marketing Minoria sexual Advertising Pablo Vittar Drag queen Pink money Diversity |
title_short |
Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira |
title_full |
Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira |
title_fullStr |
Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira |
title_full_unstemmed |
Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira |
title_sort |
Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira |
author |
Lopes, Matheus Cunha Panaro |
author_facet |
Lopes, Matheus Cunha Panaro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Mayka Juliana Castellano http://lattes.cnpq.br/7731342639757477 Silva, Daniel Rios http://lattes.cnpq.br/7145953651482200 Polivanov, Beatriz Brandão http://lattes.cnpq.br/9767195672186044 Popolin, Guilherme http://lattes.cnpq.br/7971763823854813 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Matheus Cunha Panaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Pablo VIttar Drag queen Pink money Diversidade Drag queen Marketing Minoria sexual Advertising Pablo Vittar Drag queen Pink money Diversity |
topic |
Publicidade Pablo VIttar Drag queen Pink money Diversidade Drag queen Marketing Minoria sexual Advertising Pablo Vittar Drag queen Pink money Diversity |
description |
A primeira campanha publicitaria estrelada por uma drag queen no Brasil foi veiculada em 2016, com Pabllo Vittar protagonizando “Louca por Cores”, peça da empresa de cosméticos Avon. Desse momento em diante, foi possível observar a crescente caminhada trilhada pelas drags em publicidades. Esse estudo visa entender o porquê dessa abertura das portas na indústria publicitária e qual o interesse das marcas em inserir a arte drag, abrindo o diálogo sobre representatividade em suas campanhas. Através de uma análise sobre o papel da arte drag na sociedade e nos estudos de Marketing, é visado nesse estudo compreender como a representação e a performance são veiculadas em determinadas publicidades, refletindo sobre o Pink Money gerado por tais campanhas em âmbito nacional, tendo a artista como protagonista. Argumentamos que Pabllo Vittar desempenhou papel relevante nesta trajetória, representando repentinamente a comunidade LGBQIA+, abrindo portas para uma nova forma de construção do imaginário da arte drag na mídia, ao passo que o crescimento da violência contra a comunidade só cresce na última década. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-29T14:02:06Z 2024-07-29T14:02:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Matheus Cunha Panaro. Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. https://app.uff.br/riuff/handle/1/33743 |
identifier_str_mv |
LOPES, Matheus Cunha Panaro. Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823625813098496 |