Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Matheus Cunha Panaro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33743
Resumo: A primeira campanha publicitaria estrelada por uma drag queen no Brasil foi veiculada em 2016, com Pabllo Vittar protagonizando “Louca por Cores”, peça da empresa de cosméticos Avon. Desse momento em diante, foi possível observar a crescente caminhada trilhada pelas drags em publicidades. Esse estudo visa entender o porquê dessa abertura das portas na indústria publicitária e qual o interesse das marcas em inserir a arte drag, abrindo o diálogo sobre representatividade em suas campanhas. Através de uma análise sobre o papel da arte drag na sociedade e nos estudos de Marketing, é visado nesse estudo compreender como a representação e a performance são veiculadas em determinadas publicidades, refletindo sobre o Pink Money gerado por tais campanhas em âmbito nacional, tendo a artista como protagonista. Argumentamos que Pabllo Vittar desempenhou papel relevante nesta trajetória, representando repentinamente a comunidade LGBQIA+, abrindo portas para uma nova forma de construção do imaginário da arte drag na mídia, ao passo que o crescimento da violência contra a comunidade só cresce na última década.
id UFF-2_5d1b12206025301cc32be909d63dc1a1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33743
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileiraPublicidadePablo VIttarDrag queenPink moneyDiversidadeDrag queenMarketingMinoria sexualAdvertisingPablo VittarDrag queenPink moneyDiversityA primeira campanha publicitaria estrelada por uma drag queen no Brasil foi veiculada em 2016, com Pabllo Vittar protagonizando “Louca por Cores”, peça da empresa de cosméticos Avon. Desse momento em diante, foi possível observar a crescente caminhada trilhada pelas drags em publicidades. Esse estudo visa entender o porquê dessa abertura das portas na indústria publicitária e qual o interesse das marcas em inserir a arte drag, abrindo o diálogo sobre representatividade em suas campanhas. Através de uma análise sobre o papel da arte drag na sociedade e nos estudos de Marketing, é visado nesse estudo compreender como a representação e a performance são veiculadas em determinadas publicidades, refletindo sobre o Pink Money gerado por tais campanhas em âmbito nacional, tendo a artista como protagonista. Argumentamos que Pabllo Vittar desempenhou papel relevante nesta trajetória, representando repentinamente a comunidade LGBQIA+, abrindo portas para uma nova forma de construção do imaginário da arte drag na mídia, ao passo que o crescimento da violência contra a comunidade só cresce na última década.The first advertising campaign starring a drag queen in Brazil was aired in 2016, with Pabllo Vittar starring in “Louca por Cores”, launched by the cosmetics company Avon. From that moment on, it was possible to observe the growing path taken by the drags in advertisements. This study aims to understand why this opening of doors in the advertising industry and what is the interest of brands in inserting the art of drag, opening the dialogue about representation in their campaigns. Through an analysis of the role of drag art in society and in Marketing studies, this study aims to understand how representation and performance are conveyed in certain advertisements, reflecting on the Pink Money generated by such campaigns at the national level, having the artist as protagonist. We argue that Pabllo Vittar played a relevant role in this trajectory, suddenly representing the LGBQIA+ community, opening doors to a new way of building the drag art imaginary in the media, while the growth of violence against the community has only grown in the last decade.68 p.Reis, Mayka Juliana Castellanohttp://lattes.cnpq.br/7731342639757477Silva, Daniel Rioshttp://lattes.cnpq.br/7145953651482200Polivanov, Beatriz Brandãohttp://lattes.cnpq.br/9767195672186044Popolin, Guilhermehttp://lattes.cnpq.br/7971763823854813Lopes, Matheus Cunha Panaro2024-07-29T14:02:06Z2024-07-29T14:02:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOPES, Matheus Cunha Panaro. Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33743CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-29T14:02:10Zoai:app.uff.br:1/33743Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:48.138775Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira
title Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira
spellingShingle Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira
Lopes, Matheus Cunha Panaro
Publicidade
Pablo VIttar
Drag queen
Pink money
Diversidade
Drag queen
Marketing
Minoria sexual
Advertising
Pablo Vittar
Drag queen
Pink money
Diversity
title_short Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira
title_full Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira
title_fullStr Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira
title_full_unstemmed Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira
title_sort Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira
author Lopes, Matheus Cunha Panaro
author_facet Lopes, Matheus Cunha Panaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Mayka Juliana Castellano
http://lattes.cnpq.br/7731342639757477
Silva, Daniel Rios
http://lattes.cnpq.br/7145953651482200
Polivanov, Beatriz Brandão
http://lattes.cnpq.br/9767195672186044
Popolin, Guilherme
http://lattes.cnpq.br/7971763823854813
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Matheus Cunha Panaro
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Pablo VIttar
Drag queen
Pink money
Diversidade
Drag queen
Marketing
Minoria sexual
Advertising
Pablo Vittar
Drag queen
Pink money
Diversity
topic Publicidade
Pablo VIttar
Drag queen
Pink money
Diversidade
Drag queen
Marketing
Minoria sexual
Advertising
Pablo Vittar
Drag queen
Pink money
Diversity
description A primeira campanha publicitaria estrelada por uma drag queen no Brasil foi veiculada em 2016, com Pabllo Vittar protagonizando “Louca por Cores”, peça da empresa de cosméticos Avon. Desse momento em diante, foi possível observar a crescente caminhada trilhada pelas drags em publicidades. Esse estudo visa entender o porquê dessa abertura das portas na indústria publicitária e qual o interesse das marcas em inserir a arte drag, abrindo o diálogo sobre representatividade em suas campanhas. Através de uma análise sobre o papel da arte drag na sociedade e nos estudos de Marketing, é visado nesse estudo compreender como a representação e a performance são veiculadas em determinadas publicidades, refletindo sobre o Pink Money gerado por tais campanhas em âmbito nacional, tendo a artista como protagonista. Argumentamos que Pabllo Vittar desempenhou papel relevante nesta trajetória, representando repentinamente a comunidade LGBQIA+, abrindo portas para uma nova forma de construção do imaginário da arte drag na mídia, ao passo que o crescimento da violência contra a comunidade só cresce na última década.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-29T14:02:06Z
2024-07-29T14:02:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Matheus Cunha Panaro. Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33743
identifier_str_mv LOPES, Matheus Cunha Panaro. Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823625813098496