O impacto do Marketing Interno em atitudes e comportamentos dos colaboradores: Aplicação nas Autarquias do Alto Tâmega
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10762 |
Resumo: | O marketing interno surge como um instrumento de gestão que tem como propósito principal o progresso de uma instituição focalizada no cliente, capacitando e motivando os seus colaboradores a atingirem os objetivos institucionais. A implementação do marketing interno nas instituições públicas pode contribuir para um maior comprometimento organizacional, confiança e desempenho laboral, desde que empregue de forma programada e adequada. O presente estudo aborda a temática do marketing interno e a sua influência na satisfação, na confiança, no comprometimento e no desempenho laboral dos colaboradores que integram instituições do setor público local. Os principais propósitos desta investigação centram-se na proposta e teste de um modelo conceptual que analisa as ligações existentes entre o marketing interno e os restantes conceitos em estudo, bem como a associação que existe entre os mesmos conceitos e determinadas variáveis de perfil dos colaboradores. Para analisar as ligações definidas no modelo teórico proposto, e alcançar os propósitos definidos, recorreu-se a uma abordagem quantitativa com base na aplicação de um questionário aos colaboradores das Autarquias do Alto Tâmega. Foram obtidos 565 questionários válidos. No tratamento de dados utilizou-se os programas estatísticos SPSS e AMOS. Os resultados obtidos revelam que o marketing interno influencia positivamente a satisfação, o comprometimento e a confiança na organização, mas não o desempenho laboral. O desempenho laboral é influenciado diretamente pelo comprometimento e pela confiança na organização. No entanto, o efeito indireto da satisfação no desempenho laboral, mediado pelo comprometimento e pela confiança é significativo. Os resultados das comparações entre os conceitos em análise e as variáveis de perfil (sociodemográficas e profissionais) mostraram a existência de diversas associações significativas. Espera-se que esta investigação contribua para fornecer informação útil às instituições públicas locais, estimulando o diálogo e a discussão na definição de futuras políticas de gestão através da implementação do marketing interno. |
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Os principais propósitos desta investigação centram-se na proposta e teste de um modelo conceptual que analisa as ligações existentes entre o marketing interno e os restantes conceitos em estudo, bem como a associação que existe entre os mesmos conceitos e determinadas variáveis de perfil dos colaboradores. Para analisar as ligações definidas no modelo teórico proposto, e alcançar os propósitos definidos, recorreu-se a uma abordagem quantitativa com base na aplicação de um questionário aos colaboradores das Autarquias do Alto Tâmega. Foram obtidos 565 questionários válidos. No tratamento de dados utilizou-se os programas estatísticos SPSS e AMOS. Os resultados obtidos revelam que o marketing interno influencia positivamente a satisfação, o comprometimento e a confiança na organização, mas não o desempenho laboral. O desempenho laboral é influenciado diretamente pelo comprometimento e pela confiança na organização. No entanto, o efeito indireto da satisfação no desempenho laboral, mediado pelo comprometimento e pela confiança é significativo. Os resultados das comparações entre os conceitos em análise e as variáveis de perfil (sociodemográficas e profissionais) mostraram a existência de diversas associações significativas. Espera-se que esta investigação contribua para fornecer informação útil às instituições públicas locais, estimulando o diálogo e a discussão na definição de futuras políticas de gestão através da implementação do marketing interno.Internal marketing emerges as a management tool, its main purpose is the progress of an institution focused on the customer, enabling and motivating its employees to achieve institutional objectives. The implementation of internal marketing in public institutions can contribute to greater organizational commitment, confidence and job performance, if it is employed in a programmed and appropriate manner. This study addresses the theme of internal marketing and its influence on the satisfaction, confidence, commitment and work performance of employees who are part of local public sector institutions. The main purposes of this investigation are centered on the proposal and test of a conceptual model that analyzes the existing connections between internal marketing and the other concepts under study, as well as the association that exists between the same concepts and certain employee profile variables. To analyze the connections defined in the proposed theoretical model and to achieve the defined purposes, it was used a quantitative approach based on the application of a questionnaire to employees of the Municipalities of Alto Tâmega. It as obtained 565 valid questionnaires. The statistical programs SPSS and AMOS were used for the treatment of the data. The results obtained reveal that internal marketing influences in a positive way satisfaction, commitment and trust in the organization, but that doesn’t occurs with work performance. Work performance is directly influenced by commitment and trust in the organization. However, the indirect effect of satisfaction on job performance, mediated by commitment and trust, is significant. The results of the comparisons between the concepts under analysis and the profile variables (sociodemographic and professional) showed the existence of several significant associations. This research is expected to contribute to providing useful information to local public institutions, stimulating dialogue and discussion in the definition of future management policies through the implementation of internal marketing.2021-10-26T10:46:21Z2020-07-30T00:00:00Z2020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10762TID:202602397porBarreira, Marta Susana de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:11Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:05.983266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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