A cultura organizacional, o marketing interno e o impacto na satisfação dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marafuga, Patrícia Manuela Evaristo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3267
Resumo: Disertação de mest., Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
id RCAP_22552d35d41fffc4862cd7d346d5f42d
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3267
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cultura organizacional, o marketing interno e o impacto na satisfação dos colaboradoresCultura organizacionalMarketing internoSatisfação profissionalDisertação de mest., Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012Com as mudanças sociais, políticas e económicas que se têm vindo a sentir nas últimas décadas é necessário alterar comportamentos de modo a que o fator humano assuma o papel no contexto organizacional para que a tão desejada competitividade e produtividade seja alcançada. Neste contexto, o estudo das temáticas da Cultura Organizacional, Marketing Interno e da Satisfação no Trabalho em contexto organizacional, procurou compreender de que forma a determinação das orientações da Cultura Organizacional sobre o Marketing Interno e a influência destes sobre a Satisfação dos ativos humanos, é uma mais valia para uma organização e ainda de que forma promove a produtividade, o sucesso profissional e pessoal dos ativos humanos. Nesta investigação objetivou-se avaliar as relações existentes entre a Cultura Organizacional, Marketing Interno e Satisfação no Trabalho, numa amostra constituída por 171 colaboradores a exercerem funções em quatro empresas de sectores de atividade diferentes (administração pública, saúde, financeiro e ainda comércio de retalho). Os dados foram recolhidos através de um instrumento constituído por três escalas: a versão portuguesa da Escala da Cultura Organizacional – FOCUS – First Organizational Culture Unified Search (Neves, 2000), a Escala de Marketing Interno (Lings & Grennley, 2005) e a Escala de Satisfação Profissional (Lima, Vala, & Monteiro, 1994). Foram também registadas variáveis demográficas categorizadoras dos inquiridos. Os resultados obtidos sugerem que a Cultura Organizacional não é determinante na predição tanto do Marketing Interno como da Satisfação no Trabalho, quando analisada de forma isolada. No entanto, quando introduzimos a Cultura Organizacional e o Marketing Interno, o poder preditivo sobre o nível de Satisfação Profissional aumenta significativamente entre os ativos humanos. De um modo geral, todos os sectores de atividade primam por uma cultura de objetivos com uma criação de informação informal que proporciona uma satisfação profissional elevada, sobretudo na relação e colaboração entre colegas e no trabalho realizado por cada indivíduo.Santos, Joana Vieira dosSapientiaMarafuga, Patrícia Manuela Evaristo2013-12-19T11:52:06Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3267TID:202482960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:17Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:52.339313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cultura organizacional, o marketing interno e o impacto na satisfação dos colaboradores
title A cultura organizacional, o marketing interno e o impacto na satisfação dos colaboradores
spellingShingle A cultura organizacional, o marketing interno e o impacto na satisfação dos colaboradores
Marafuga, Patrícia Manuela Evaristo
Cultura organizacional
Marketing interno
Satisfação profissional
title_short A cultura organizacional, o marketing interno e o impacto na satisfação dos colaboradores
title_full A cultura organizacional, o marketing interno e o impacto na satisfação dos colaboradores
title_fullStr A cultura organizacional, o marketing interno e o impacto na satisfação dos colaboradores
title_full_unstemmed A cultura organizacional, o marketing interno e o impacto na satisfação dos colaboradores
title_sort A cultura organizacional, o marketing interno e o impacto na satisfação dos colaboradores
author Marafuga, Patrícia Manuela Evaristo
author_facet Marafuga, Patrícia Manuela Evaristo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Joana Vieira dos
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Marafuga, Patrícia Manuela Evaristo
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Marketing interno
Satisfação profissional
topic Cultura organizacional
Marketing interno
Satisfação profissional
description Disertação de mest., Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-12-19T11:52:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3267
TID:202482960
url http://hdl.handle.net/10400.1/3267
identifier_str_mv TID:202482960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133177966493696