Inovações dos Recursos Educacionais Abertos: o caso da Universidade de São Paulo, Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/97065 https://doi.org/10.51427/10451/50067 |
Resumo: | Esta comunicação apresenta os recursos educacionais abertos (REA). Expõe as cinco ações para definição do padrão REA estabelecidas pela UNESCO em 2019 visando uma maior adesão mundial. O objetivo geral caracteriza o desenvolvimento da criação dos REA no ensino superior. Para o cumprimento do objetivo geral, identifica-se como objetivo específico verificar se os recursos existentes do sistema e-Aulas concebido pela Universidade de São Paulo (USP), nomeadamente pela Pró-Reitoria de Graduação, atuam como vetores em apoio ao ensino universitário. A metodologia propõe busca a partir do uso de operadores booleanos (AND, OR) nos campos título, assunto e palavras--chave abrangendo o período cronológico de 2016 a 2020 de modo a evidenciar as inovações na criação dos REA nas bases de dados Library, Information Science & Technology Abstracts e Scopus. Utilizou-se os termos recursos educacionais abertos; REA; ensino superior. O estudo tem características descritivas sugerindo uma aborda gem metodológica da pesquisa de cunho qualitativo. Os resultados de pesquisa biblio gráfica enfocam a importância do incentivo por parte da universidade de modo a fortale cer e expandir tais recursos, bem como os desafios para implementação. O resultado informa aumento dos recursos utilizados pela comunidade universitária e sustentabili dade com participação de docentes, bibliotecários e alunos. Conclui que o aprimora mento dos recursos entre grupos diversos permitirá a inclusão e equidade referentes à criação, acesso, reutilização, adaptação e redistribuição dos REA. |
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