Recursos educacionais abertos digitais: experiência para a formação dos estudantes/pesquisadores na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, João Paulo Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1857
Resumo: A presente pesquisa discute sobre a formação dos estudantes do Ensino Médio e sua relação com os Recursos Educacionais Abertos Digitais como experiência de desenvolvimento para a produção de pesquisa em ambientes virtuais de acesso livre. Tratando-se de uma pesquisa que envolveu estudantes da Educação Básica, trabalhamos sob a ótica da pesquisa qualitativa com o método da pesquisa-ação participante, pois a pesquisa qualitativa leva em conta o caráter subjetivo do sujeito analisado. Escolhemos o método pesquisa-ação participante por este método permitir uma inter-relação entre o pesquisador e as pessoas envolvidas no estudo da realidade abordada, nesse sentido, ao participar da pesquisa, o pesquisador tem igual oportunidade de explorar suas experiências ao analisar, refletir, criar e recriar novas possibilidades de fazer melhor aquilo que já fazem. O objetivo da pesquisa foi investigar como o REA Digital pode contribuir para o aprimoramento da aprendizagem científica dos estudantes, facilitando o domínio da pesquisa nos ambientes virtuais de acesso livre, a partir dos meios tecnológicos disponíveis. A pesquisa teve como proposta de intervenção a construção das oficinas para oportunizar o desenvolvimento da pesquisa, contemplando as pesquisas em ambientes virtualizados com licença aberta, integrando o saber do conhecimento comum com o conhecimento cientificado, a partir do dialogo entre a teoria e prática. As oficinas construídas possibilitaram a melhoria da realidade estudada, auxiliando na preparação de pesquisas nos ambientes virtuais, pois, na formação inicial esse suporte é visto de forma superficialmente e, além disso, contribuiu para que o pesquisador aprimorasse os conhecimentos de pesquisa nos meios tecnológicos. Por fim, originaram por intermédio da pesquisa, caminhos que contribuíram para que o desenvolvimento da aprendizagem cientifica seja amplamente utilizada como experiência de formação e para dar desenvolvimento às pesquisas estudantis, a partir das vivências dos estudantes no processo de aprendizagem.
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Escolhemos o método pesquisa-ação participante por este método permitir uma inter-relação entre o pesquisador e as pessoas envolvidas no estudo da realidade abordada, nesse sentido, ao participar da pesquisa, o pesquisador tem igual oportunidade de explorar suas experiências ao analisar, refletir, criar e recriar novas possibilidades de fazer melhor aquilo que já fazem. O objetivo da pesquisa foi investigar como o REA Digital pode contribuir para o aprimoramento da aprendizagem científica dos estudantes, facilitando o domínio da pesquisa nos ambientes virtuais de acesso livre, a partir dos meios tecnológicos disponíveis. A pesquisa teve como proposta de intervenção a construção das oficinas para oportunizar o desenvolvimento da pesquisa, contemplando as pesquisas em ambientes virtualizados com licença aberta, integrando o saber do conhecimento comum com o conhecimento cientificado, a partir do dialogo entre a teoria e prática. As oficinas construídas possibilitaram a melhoria da realidade estudada, auxiliando na preparação de pesquisas nos ambientes virtuais, pois, na formação inicial esse suporte é visto de forma superficialmente e, além disso, contribuiu para que o pesquisador aprimorasse os conhecimentos de pesquisa nos meios tecnológicos. Por fim, originaram por intermédio da pesquisa, caminhos que contribuíram para que o desenvolvimento da aprendizagem cientifica seja amplamente utilizada como experiência de formação e para dar desenvolvimento às pesquisas estudantis, a partir das vivências dos estudantes no processo de aprendizagem.This research discusses the education of high school students and their relationship with Digital Open Educational Resources as a development experience for the production of research in open access virtual environments. As this research involved Basic Education students, we worked from the perspective of qualitative research with the participatory action research method, since qualitative research takes into account the subjective character of the analyzed subject. We chose the participatory action research method because this method allows an interrelation between the researcher and the people involved in the study of the reality addressed. In this sense, when participating in the research, the researcher has an equal opportunity to explore their experiences by analyzing, reflecting, create and recreate new possibilities to do better what they already do. The objective of the research was to investigate how REA Digital can contribute to the improvement of students' scientific learning, facilitating the mastery of research in open access virtual environments, using available technological means. The research had as intervention proposal the construction of workshops to enable the development of research, contemplating research in virtualized environments with open license, integrating the knowledge of common knowledge with scientific knowledge, from the dialogue between theory and practice. The workshops built enabled the improvement of the studied reality, helping in the preparation of research in virtual environments, because in the initial formation this support is seen superficially and, furthermore, contributed for the researcher to improve the research knowledge in the technological media. Finally, they originated through research, ways that contributed for the development of scientific learning to be widely used as a training experience and to develop student research, based on the students' experiences in the learning process.Amorim, Ricardo José RochaAnecleto, Úrsula CunhaRibeiro, Marcelo Silva de SouzaSouza, João Paulo Santos 2021-08-16T17:09:30Z2021-08-16T17:09:30Z2019info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSOUZA, João Paulo Santos. Recursos Educacionais Abertos Digitais: experiência para a formação dos estudantes /pesquisadores na Educação Básica. Orientador: José Ricardo Rocha Amorim. 2019. 158f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. 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