Comparação da intervenção pedagógica do treinador de voleibol, em diferentes níveis de competição do desporto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marco António Gomes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/629
Resumo: Nas etapas de formação do atleta é fundamental que os treinadores emitam frequentes instruções não só de forma a tornar a aprendizagem mais rápida aos seus alunos ou atletas, mas também de forma a elogiar a sua prestação, assinalando os pequenos progressos e o esforço demonstrado, nunca desprezando as características específicas do escalão a que os jovens atletas pertencem. De forma a concretizar este objectivo, pretendemos analisar a informação transmitida pelos Treinadores de formação do Voleibol, no que respeita à emissão de Feedback Pedagógico e à caracterização das intervenções pedagógicas sobre o Conteúdo Substantivo, sendo isto relacionado com a necessidade de aperfeiçoar, diversificar e promover a emissão pertinente de feedback pedagógico no treino. Do presente estudo fizeram parte 4 treinadores de Voleibol, do género Feminino (Iniciados, n=1, e Juvenis N=1) e do género Masculino (Infantis, n=1, Juvenis, n=1). Todas as equipas estavam inseridas no Clube de Voleibol do Desporto Escolar da Escola Secundaria Latino Coelho, de Lamego, no ano lectivo de 2009/2010. A produção deste estudo evidenciou o seguinte: 1) o FB Pedagógico emitido pelos treinadores de Voleibol, é preferencialmente “Positivo Avaliativo”, sendo que na Dimensão Conteúdo Substantivo é privilegiado o “remate”; 2) o FB Pedagógico emitido pelos treinadores é preferencialmente individualizado; 3) Os treinadores de ambos os géneros privilegiam o FB Pedagógico da Dimensão Objectivo; 4) Dentro do Conteúdo Substantivo do FB Pedagógico, os treinadores dão grande ênfase às habilidades Técnicas; 5) os treinadores privilegiam o “ataque” como acção de jogo a incidir durante os treinos.
id RCAP_f21da08d187001b4110ca2cfad8c1e19
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comparação da intervenção pedagógica do treinador de voleibol, em diferentes níveis de competição do desporto escolarIntervenção PedagógicaFeedback PedagógicoTreinadorVoleibolNas etapas de formação do atleta é fundamental que os treinadores emitam frequentes instruções não só de forma a tornar a aprendizagem mais rápida aos seus alunos ou atletas, mas também de forma a elogiar a sua prestação, assinalando os pequenos progressos e o esforço demonstrado, nunca desprezando as características específicas do escalão a que os jovens atletas pertencem. De forma a concretizar este objectivo, pretendemos analisar a informação transmitida pelos Treinadores de formação do Voleibol, no que respeita à emissão de Feedback Pedagógico e à caracterização das intervenções pedagógicas sobre o Conteúdo Substantivo, sendo isto relacionado com a necessidade de aperfeiçoar, diversificar e promover a emissão pertinente de feedback pedagógico no treino. Do presente estudo fizeram parte 4 treinadores de Voleibol, do género Feminino (Iniciados, n=1, e Juvenis N=1) e do género Masculino (Infantis, n=1, Juvenis, n=1). Todas as equipas estavam inseridas no Clube de Voleibol do Desporto Escolar da Escola Secundaria Latino Coelho, de Lamego, no ano lectivo de 2009/2010. A produção deste estudo evidenciou o seguinte: 1) o FB Pedagógico emitido pelos treinadores de Voleibol, é preferencialmente “Positivo Avaliativo”, sendo que na Dimensão Conteúdo Substantivo é privilegiado o “remate”; 2) o FB Pedagógico emitido pelos treinadores é preferencialmente individualizado; 3) Os treinadores de ambos os géneros privilegiam o FB Pedagógico da Dimensão Objectivo; 4) Dentro do Conteúdo Substantivo do FB Pedagógico, os treinadores dão grande ênfase às habilidades Técnicas; 5) os treinadores privilegiam o “ataque” como acção de jogo a incidir durante os treinos.In the formative stages of the athlete is essential that coaches not only issue frequent statements in order to make a fast learning to their students and athletes, but also in order to admire his performance, noting the small progress and effort shown, never despising the specific characteristics of the age group for that young athletes belong. In order to achieve this goal, we intend to analyze the information transmitted by the Volleyball training Coaches with issued information of Pedagogical feedback and to the characterization of educational interventions on the substantive content, being this related to the need to improve, diversify and promote relevant issued feedback on pedagogical training. From the present study, there were four coaches in Volleyball, female gender (Beginners, n = 1, and youth N = 1) males gender (Infant, n = 1, youth, n = 1). All teams were inserted into the Volleyball Club of School Sports from High School Latino Coelho, Lamego, in the academic year 2009/2010. The production of this study showed the following: 1) the Pedagogical FB issued by volleyball coaches, is preferably "positively assessed", being that, in the Substantive Contend Dimension the "shot" is privileged, 2) Pedagogical FB is preferentially emitted by individual trainers; 3) The coaches of both genders privilege FB Dimension Pedagogical Goal; 4) Within the Noun FB Pedagogical Content, coaches place great emphasis on Technical Skills; 5) Coaches emphasize the "attack" as the gameplay focus during workouts.2011-10-03T09:30:51Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/629porSantos, Marco António Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:12.472427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comparação da intervenção pedagógica do treinador de voleibol, em diferentes níveis de competição do desporto escolar
title Comparação da intervenção pedagógica do treinador de voleibol, em diferentes níveis de competição do desporto escolar
spellingShingle Comparação da intervenção pedagógica do treinador de voleibol, em diferentes níveis de competição do desporto escolar
Santos, Marco António Gomes
Intervenção Pedagógica
Feedback Pedagógico
Treinador
Voleibol
title_short Comparação da intervenção pedagógica do treinador de voleibol, em diferentes níveis de competição do desporto escolar
title_full Comparação da intervenção pedagógica do treinador de voleibol, em diferentes níveis de competição do desporto escolar
title_fullStr Comparação da intervenção pedagógica do treinador de voleibol, em diferentes níveis de competição do desporto escolar
title_full_unstemmed Comparação da intervenção pedagógica do treinador de voleibol, em diferentes níveis de competição do desporto escolar
title_sort Comparação da intervenção pedagógica do treinador de voleibol, em diferentes níveis de competição do desporto escolar
author Santos, Marco António Gomes
author_facet Santos, Marco António Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marco António Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção Pedagógica
Feedback Pedagógico
Treinador
Voleibol
topic Intervenção Pedagógica
Feedback Pedagógico
Treinador
Voleibol
description Nas etapas de formação do atleta é fundamental que os treinadores emitam frequentes instruções não só de forma a tornar a aprendizagem mais rápida aos seus alunos ou atletas, mas também de forma a elogiar a sua prestação, assinalando os pequenos progressos e o esforço demonstrado, nunca desprezando as características específicas do escalão a que os jovens atletas pertencem. De forma a concretizar este objectivo, pretendemos analisar a informação transmitida pelos Treinadores de formação do Voleibol, no que respeita à emissão de Feedback Pedagógico e à caracterização das intervenções pedagógicas sobre o Conteúdo Substantivo, sendo isto relacionado com a necessidade de aperfeiçoar, diversificar e promover a emissão pertinente de feedback pedagógico no treino. Do presente estudo fizeram parte 4 treinadores de Voleibol, do género Feminino (Iniciados, n=1, e Juvenis N=1) e do género Masculino (Infantis, n=1, Juvenis, n=1). Todas as equipas estavam inseridas no Clube de Voleibol do Desporto Escolar da Escola Secundaria Latino Coelho, de Lamego, no ano lectivo de 2009/2010. A produção deste estudo evidenciou o seguinte: 1) o FB Pedagógico emitido pelos treinadores de Voleibol, é preferencialmente “Positivo Avaliativo”, sendo que na Dimensão Conteúdo Substantivo é privilegiado o “remate”; 2) o FB Pedagógico emitido pelos treinadores é preferencialmente individualizado; 3) Os treinadores de ambos os géneros privilegiam o FB Pedagógico da Dimensão Objectivo; 4) Dentro do Conteúdo Substantivo do FB Pedagógico, os treinadores dão grande ênfase às habilidades Técnicas; 5) os treinadores privilegiam o “ataque” como acção de jogo a incidir durante os treinos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-10-03T09:30:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/629
url http://hdl.handle.net/10348/629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137117533634560