Os contos de fadas: um contributo para o desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luciana Isabel Martins de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6928
Resumo: No decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), foram realizados dois estágios: o estágio I em Educação Pré-Escolar e o estágio II no 1º CEB ambos numa Instituição Pública. Primeiramente, na parte I do relatório, caraterizamos o contexto, tanto do meio envolvente como de ambas as instituições onde ocorreram os estágios. A parte II aborda o tema por mim escolhido “Os contos de fadas: um contributo para o desenvolvimento da criança”. Optei pela escolha deste tema com base nas atividades que desenvolvi ao longo dos dois estágios, principalmente ao longo do estágio I no Pré-Escolar, pois verifiquei que o grupo prendia bastante a sua atenção às histórias que lhes contava e daí a minha curiosidade em tentar perceber melhor o papel dessas histórias no desenvolvimento das mesmas. Por último a parte III destina-se à atividade educativa, onde faço referência à gestão do tempo, à planificação e à avaliação, articulando sempre com o trabalho desenvolvido ao longo dos estágios.
id RCAP_f222b9fd243a5f795b95566b60032029
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os contos de fadas: um contributo para o desenvolvimento da criançaCriançasConto de fadasDesenvolvimentoNo decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), foram realizados dois estágios: o estágio I em Educação Pré-Escolar e o estágio II no 1º CEB ambos numa Instituição Pública. Primeiramente, na parte I do relatório, caraterizamos o contexto, tanto do meio envolvente como de ambas as instituições onde ocorreram os estágios. A parte II aborda o tema por mim escolhido “Os contos de fadas: um contributo para o desenvolvimento da criança”. Optei pela escolha deste tema com base nas atividades que desenvolvi ao longo dos dois estágios, principalmente ao longo do estágio I no Pré-Escolar, pois verifiquei que o grupo prendia bastante a sua atenção às histórias que lhes contava e daí a minha curiosidade em tentar perceber melhor o papel dessas histórias no desenvolvimento das mesmas. Por último a parte III destina-se à atividade educativa, onde faço referência à gestão do tempo, à planificação e à avaliação, articulando sempre com o trabalho desenvolvido ao longo dos estágios.During the masters of pre-primary and primary education, I did two internships: the first was in pre-primary education and the second was in primary education. Both were developed at public institutions. In the first part of the report I described the context, both background and the institutions, where the internships took place. The second part was about the subject that I chose for myself “ Fairy tales: an advantage for child development”. I chose this subject, mainly, because of the activities developed during the internships. Especially, when I noticed kids attention towards stories, that I told them. That was the moment that I knew, I wanted to do a research about the influence of those stories and tales in child development. For last, I wrote about educational activities. I refered about time management, planning and evaluation and always minding the work I had done in the internships.2016-11-29T09:33:39Z2016-11-29T00:00:00Z2016-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6928porSousa, Luciana Isabel Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:16.454620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os contos de fadas: um contributo para o desenvolvimento da criança
title Os contos de fadas: um contributo para o desenvolvimento da criança
spellingShingle Os contos de fadas: um contributo para o desenvolvimento da criança
Sousa, Luciana Isabel Martins de
Crianças
Conto de fadas
Desenvolvimento
title_short Os contos de fadas: um contributo para o desenvolvimento da criança
title_full Os contos de fadas: um contributo para o desenvolvimento da criança
title_fullStr Os contos de fadas: um contributo para o desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed Os contos de fadas: um contributo para o desenvolvimento da criança
title_sort Os contos de fadas: um contributo para o desenvolvimento da criança
author Sousa, Luciana Isabel Martins de
author_facet Sousa, Luciana Isabel Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Luciana Isabel Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Conto de fadas
Desenvolvimento
topic Crianças
Conto de fadas
Desenvolvimento
description No decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), foram realizados dois estágios: o estágio I em Educação Pré-Escolar e o estágio II no 1º CEB ambos numa Instituição Pública. Primeiramente, na parte I do relatório, caraterizamos o contexto, tanto do meio envolvente como de ambas as instituições onde ocorreram os estágios. A parte II aborda o tema por mim escolhido “Os contos de fadas: um contributo para o desenvolvimento da criança”. Optei pela escolha deste tema com base nas atividades que desenvolvi ao longo dos dois estágios, principalmente ao longo do estágio I no Pré-Escolar, pois verifiquei que o grupo prendia bastante a sua atenção às histórias que lhes contava e daí a minha curiosidade em tentar perceber melhor o papel dessas histórias no desenvolvimento das mesmas. Por último a parte III destina-se à atividade educativa, onde faço referência à gestão do tempo, à planificação e à avaliação, articulando sempre com o trabalho desenvolvido ao longo dos estágios.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-29T09:33:39Z
2016-11-29T00:00:00Z
2016-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6928
url http://hdl.handle.net/10348/6928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137096788606976