Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2405 |
Resumo: | O presente artigo descreve o aparecimento dos MOOC (massive open online courses, cursos abertos, online, maciços2), suas características e modelos, enquadrando-os no panorama do Ensino Superior (ES) contemporâneo, na sequência da investigação feita no âmbito de doutoramento (Maia e Carmo, 2015). Trata-se de um fenómeno recente no contexto do impacto das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no ES que, tendo aberto vários caminhos na investigação acerca de novas formas de ensino/aprendizagem no quadro de mundo globalizado, também questionou o próprio papel das Instituições de Ensino Superior (IES). A lacuna entre o que estas ensinam e o que o mercado de trabalho agora exige impele toda a comunidade de educadores a refletir sobre como aproveitar de forma relevante o potencial trazido pela revolução digital. Aqui se referencia o estado da arte para colocar as dúvidas, desafios e potenciais vantagens que este tipo de formação traz, na linha da agenda europeia (CE 2013, 1,2,3,4) e nacional (Portugal INCoDEe2030) de aposta no fortalecimento das competências digitais, tentando contribuir para o debate acerca do papel das tecnologias educativas no Ensino Superior. |
id |
RCAP_f223f36d65dda5f033cb4451d61f0a52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2405 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura?MOOCensino superior2.0Europa 2020agenda digitaltecnologias educativasaprendizagem ao longo da vidaaprendizagem baseada em TICelearmingcompetências digitaisempregabilidadeO presente artigo descreve o aparecimento dos MOOC (massive open online courses, cursos abertos, online, maciços2), suas características e modelos, enquadrando-os no panorama do Ensino Superior (ES) contemporâneo, na sequência da investigação feita no âmbito de doutoramento (Maia e Carmo, 2015). Trata-se de um fenómeno recente no contexto do impacto das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no ES que, tendo aberto vários caminhos na investigação acerca de novas formas de ensino/aprendizagem no quadro de mundo globalizado, também questionou o próprio papel das Instituições de Ensino Superior (IES). A lacuna entre o que estas ensinam e o que o mercado de trabalho agora exige impele toda a comunidade de educadores a refletir sobre como aproveitar de forma relevante o potencial trazido pela revolução digital. Aqui se referencia o estado da arte para colocar as dúvidas, desafios e potenciais vantagens que este tipo de formação traz, na linha da agenda europeia (CE 2013, 1,2,3,4) e nacional (Portugal INCoDEe2030) de aposta no fortalecimento das competências digitais, tentando contribuir para o debate acerca do papel das tecnologias educativas no Ensino Superior.Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo FerrãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMaia e Carmo, Teresa2019-01-09T23:56:54Z2018-112018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2405porMaia e Carmo, Teresa (2018). Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? in Mátria Ano VI, Número VI, Santarém: Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão2183-1467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:22Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:28.176518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? |
title |
Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? |
spellingShingle |
Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? Maia e Carmo, Teresa MOOC ensino superior 2.0 Europa 2020 agenda digital tecnologias educativas aprendizagem ao longo da vida aprendizagem baseada em TIC elearming competências digitais empregabilidade |
title_short |
Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? |
title_full |
Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? |
title_fullStr |
Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? |
title_full_unstemmed |
Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? |
title_sort |
Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? |
author |
Maia e Carmo, Teresa |
author_facet |
Maia e Carmo, Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia e Carmo, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MOOC ensino superior 2.0 Europa 2020 agenda digital tecnologias educativas aprendizagem ao longo da vida aprendizagem baseada em TIC elearming competências digitais empregabilidade |
topic |
MOOC ensino superior 2.0 Europa 2020 agenda digital tecnologias educativas aprendizagem ao longo da vida aprendizagem baseada em TIC elearming competências digitais empregabilidade |
description |
O presente artigo descreve o aparecimento dos MOOC (massive open online courses, cursos abertos, online, maciços2), suas características e modelos, enquadrando-os no panorama do Ensino Superior (ES) contemporâneo, na sequência da investigação feita no âmbito de doutoramento (Maia e Carmo, 2015). Trata-se de um fenómeno recente no contexto do impacto das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no ES que, tendo aberto vários caminhos na investigação acerca de novas formas de ensino/aprendizagem no quadro de mundo globalizado, também questionou o próprio papel das Instituições de Ensino Superior (IES). A lacuna entre o que estas ensinam e o que o mercado de trabalho agora exige impele toda a comunidade de educadores a refletir sobre como aproveitar de forma relevante o potencial trazido pela revolução digital. Aqui se referencia o estado da arte para colocar as dúvidas, desafios e potenciais vantagens que este tipo de formação traz, na linha da agenda europeia (CE 2013, 1,2,3,4) e nacional (Portugal INCoDEe2030) de aposta no fortalecimento das competências digitais, tentando contribuir para o debate acerca do papel das tecnologias educativas no Ensino Superior. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11 2018-11-01T00:00:00Z 2019-01-09T23:56:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2405 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Maia e Carmo, Teresa (2018). Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? in Mátria Ano VI, Número VI, Santarém: Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão 2183-1467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Ferrão |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Ferrão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137034409869312 |