A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Elisabete
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38348
Resumo: A metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL) apresenta caraterísticas interessantes para o desenvolvimento de competências que vão ao encontro dos desafios que hoje se colocam aos jovens. De modo a mostrar uma implementação desta metodologia o School Education Gateway apresentou um MOOC, em Junho 2016, com a duração de 5 semanas. O ambiente online permitiu diversos momentos de interação e partilha com locais para comentários e para revisão entre os participantes, professores e todos os interessados na educação, para além da participação nas redes sociais. Numa primeira parte, o curso, apresentou a metodologia e cinco aspetos chave para uma implementação eficaz. Os participantes foram, depois, questionados quanto a esta implementação. Este estudo procura apresentar as dúvidas e hesitações colocadas pelos participantes. Pode-se verificar que os professores sentem necessidade de uma melhor preparação e uma mudança de abordagem nos currículos para responder eficazmente a todas as exigências desta metodologia.
id RCAP_380e7c513bca6c60c27c4b67e053d524
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38348
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOCAprendizagem baseada em projetosPBLMOOC conectivistaFormação de professoresAprendizagem ativaCompetências para o século 21CurrículoPensamento críticoA metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL) apresenta caraterísticas interessantes para o desenvolvimento de competências que vão ao encontro dos desafios que hoje se colocam aos jovens. De modo a mostrar uma implementação desta metodologia o School Education Gateway apresentou um MOOC, em Junho 2016, com a duração de 5 semanas. O ambiente online permitiu diversos momentos de interação e partilha com locais para comentários e para revisão entre os participantes, professores e todos os interessados na educação, para além da participação nas redes sociais. Numa primeira parte, o curso, apresentou a metodologia e cinco aspetos chave para uma implementação eficaz. Os participantes foram, depois, questionados quanto a esta implementação. Este estudo procura apresentar as dúvidas e hesitações colocadas pelos participantes. Pode-se verificar que os professores sentem necessidade de uma melhor preparação e uma mudança de abordagem nos currículos para responder eficazmente a todas as exigências desta metodologia.The project-based learning methodology (PBL) presents interesting characteristics for the development of competencies that meet the challenges that young people face today. In order to exhibitan implementation of this methodology the SchoolEducationGateway presented a MOOC, in June 2016, with a duration of 5 weeks. The online environment allowed several moments of interaction and sharing, with places for comments and reviews among the participants, teachers and all those interested in education, as well as participation in social networks. In the first part,the course presented the methodology and five key aspects for an effective implementation. The participants were then asked about this implementation. This study tries to present the doubts and hesitations presented by the participants. It can be shown that teachers feel that they need a better preparation and a change of approach to thecurriculum to respond effectively to all the requirements of this methodology.Universidade de Aveiro2023-07-04T15:09:50Z2018-09-01T00:00:00Z2018-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38348por1647-730810.34624/ilcj.v8i1.1789Pires, Elisabeteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:52Zoai:ria.ua.pt:10773/38348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:49.217404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC
title A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC
spellingShingle A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC
Pires, Elisabete
Aprendizagem baseada em projetos
PBL
MOOC conectivista
Formação de professores
Aprendizagem ativa
Competências para o século 21
Currículo
Pensamento crítico
title_short A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC
title_full A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC
title_fullStr A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC
title_full_unstemmed A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC
title_sort A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC
author Pires, Elisabete
author_facet Pires, Elisabete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em projetos
PBL
MOOC conectivista
Formação de professores
Aprendizagem ativa
Competências para o século 21
Currículo
Pensamento crítico
topic Aprendizagem baseada em projetos
PBL
MOOC conectivista
Formação de professores
Aprendizagem ativa
Competências para o século 21
Currículo
Pensamento crítico
description A metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL) apresenta caraterísticas interessantes para o desenvolvimento de competências que vão ao encontro dos desafios que hoje se colocam aos jovens. De modo a mostrar uma implementação desta metodologia o School Education Gateway apresentou um MOOC, em Junho 2016, com a duração de 5 semanas. O ambiente online permitiu diversos momentos de interação e partilha com locais para comentários e para revisão entre os participantes, professores e todos os interessados na educação, para além da participação nas redes sociais. Numa primeira parte, o curso, apresentou a metodologia e cinco aspetos chave para uma implementação eficaz. Os participantes foram, depois, questionados quanto a esta implementação. Este estudo procura apresentar as dúvidas e hesitações colocadas pelos participantes. Pode-se verificar que os professores sentem necessidade de uma melhor preparação e uma mudança de abordagem nos currículos para responder eficazmente a todas as exigências desta metodologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01T00:00:00Z
2018-09-01
2023-07-04T15:09:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38348
url http://hdl.handle.net/10773/38348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
10.34624/ilcj.v8i1.1789
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137739770167296