A Inteligência Económica aplicada no Processo de Internacionalização. O Setor da Vinha e do Vinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro de Almeida, Luís Manuel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18037
Resumo: Tendo como premissa que a Internacionalização deve ser entendida como um processo, alicerçado em decisões de gestão estratégica, a presente investigação visa conhecer e compreender as práticas de Inteligência Económica que estão sendo utilizadas. A entrada em mercados dinâmicos, globalizados e altamente competitivos implica o conhecimento atempado da realidade envolvente, pelo que a Inteligência Económica, sendo uma ferramenta de gestão ao serviço da empresa, possibilita compreender o meio envolvente e desenvolver capacidades organizacionais que permitam antecipar, agir, reagir, identificar ameaças e oportunidades. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem mista de cariz qualitativo e quantitativo. Como técnicas de recolha de dados utilizou-se a entrevista e o inquérito por questionário concebido especialmente para o efeito. De acordo com a investigação desenvolvida a maioria das empresas inquiridas usa a informação existente no seu seio, privilegia a informação que lhe permite antecipar as alterações dos mercados, está disponível para frequentar ações de formação sobre a temática - Missões Empresariais, tem consciência da pertinência da Informação sobre os aspectos burocráticos e jurídicos dos diferentes países, investe na compreensão das necessidades dos seus clientes, divulga a Informação de modo orientado para os diferentes serviços e utiliza controlos de acesso e proteção dos suportes de informação.
id RCAP_f22573e4ddc87a05b6e31299d6f25ebe
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Inteligência Económica aplicada no Processo de Internacionalização. O Setor da Vinha e do VinhoInformação, Estratégia, Inteligência, Internacionalização e Decisão.Tendo como premissa que a Internacionalização deve ser entendida como um processo, alicerçado em decisões de gestão estratégica, a presente investigação visa conhecer e compreender as práticas de Inteligência Económica que estão sendo utilizadas. A entrada em mercados dinâmicos, globalizados e altamente competitivos implica o conhecimento atempado da realidade envolvente, pelo que a Inteligência Económica, sendo uma ferramenta de gestão ao serviço da empresa, possibilita compreender o meio envolvente e desenvolver capacidades organizacionais que permitam antecipar, agir, reagir, identificar ameaças e oportunidades. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem mista de cariz qualitativo e quantitativo. Como técnicas de recolha de dados utilizou-se a entrevista e o inquérito por questionário concebido especialmente para o efeito. De acordo com a investigação desenvolvida a maioria das empresas inquiridas usa a informação existente no seu seio, privilegia a informação que lhe permite antecipar as alterações dos mercados, está disponível para frequentar ações de formação sobre a temática - Missões Empresariais, tem consciência da pertinência da Informação sobre os aspectos burocráticos e jurídicos dos diferentes países, investe na compreensão das necessidades dos seus clientes, divulga a Informação de modo orientado para os diferentes serviços e utiliza controlos de acesso e proteção dos suportes de informação.Costa, SacramentoRepositório ComumPinheiro de Almeida, Luís Manuel2017-02-23T17:34:02Z2017-01-172017-01-26T00:00:00Z2017-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18037201616017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:52.335570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Inteligência Económica aplicada no Processo de Internacionalização. O Setor da Vinha e do Vinho
title A Inteligência Económica aplicada no Processo de Internacionalização. O Setor da Vinha e do Vinho
spellingShingle A Inteligência Económica aplicada no Processo de Internacionalização. O Setor da Vinha e do Vinho
Pinheiro de Almeida, Luís Manuel
Informação, Estratégia, Inteligência, Internacionalização e Decisão.
title_short A Inteligência Económica aplicada no Processo de Internacionalização. O Setor da Vinha e do Vinho
title_full A Inteligência Económica aplicada no Processo de Internacionalização. O Setor da Vinha e do Vinho
title_fullStr A Inteligência Económica aplicada no Processo de Internacionalização. O Setor da Vinha e do Vinho
title_full_unstemmed A Inteligência Económica aplicada no Processo de Internacionalização. O Setor da Vinha e do Vinho
title_sort A Inteligência Económica aplicada no Processo de Internacionalização. O Setor da Vinha e do Vinho
author Pinheiro de Almeida, Luís Manuel
author_facet Pinheiro de Almeida, Luís Manuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Sacramento
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro de Almeida, Luís Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Informação, Estratégia, Inteligência, Internacionalização e Decisão.
topic Informação, Estratégia, Inteligência, Internacionalização e Decisão.
description Tendo como premissa que a Internacionalização deve ser entendida como um processo, alicerçado em decisões de gestão estratégica, a presente investigação visa conhecer e compreender as práticas de Inteligência Económica que estão sendo utilizadas. A entrada em mercados dinâmicos, globalizados e altamente competitivos implica o conhecimento atempado da realidade envolvente, pelo que a Inteligência Económica, sendo uma ferramenta de gestão ao serviço da empresa, possibilita compreender o meio envolvente e desenvolver capacidades organizacionais que permitam antecipar, agir, reagir, identificar ameaças e oportunidades. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem mista de cariz qualitativo e quantitativo. Como técnicas de recolha de dados utilizou-se a entrevista e o inquérito por questionário concebido especialmente para o efeito. De acordo com a investigação desenvolvida a maioria das empresas inquiridas usa a informação existente no seu seio, privilegia a informação que lhe permite antecipar as alterações dos mercados, está disponível para frequentar ações de formação sobre a temática - Missões Empresariais, tem consciência da pertinência da Informação sobre os aspectos burocráticos e jurídicos dos diferentes países, investe na compreensão das necessidades dos seus clientes, divulga a Informação de modo orientado para os diferentes serviços e utiliza controlos de acesso e proteção dos suportes de informação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-23T17:34:02Z
2017-01-17
2017-01-26T00:00:00Z
2017-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18037
201616017
url http://hdl.handle.net/10400.26/18037
identifier_str_mv 201616017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130040197185536