Estratégia de internacionalização dos vinhos portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jorge Miguel dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6231
Resumo: Em 2003 a ViniPortugal contrata a Monitor Group, para desenhar uma estratégia que ative o cluster dos vinhos Portugueses, nomeadamente no que concerne às exportações. São apresentados vários documentos, que traçam um diagnóstico sobre a indústria, apontam metas de médio prazo e definem mercados prioritários. Passados 9 anos, as exportações portuguesas encontram‐se num patamar um pouco acima, em termos de valor, ao de 2003. No entanto a performance de outros países, em especial, alguns do denominado “Novo Mundo” é substancialmente diferente. As estratégias são bem diferenciadas, bem como os resultados. A caracterização do sector de produção de Vinhos em Portugal aponta para um grande problema de fragmentação, tanto ao nível da produção, bem como ao nível da promoção. Um sector extremamente pulverizado, com muitas entidades e agentes económicos envolvidos e sob uma apertada legislação, para garantir a origem dos produtos. Existe a sensação em alguns agentes económicos de que houve incapacidade de passar a estratégia desenhada para a prática. Existem simultaneamente ausências de resposta, sobre qual o caminho a percorrer e qual o posicionamento que deve ser desejável para os Vinhos Portugueses. Numa conjuntura atual em que os recursos são escassos e que se espera que as exportações possam contribuir com a dinamização da economia e do emprego em Portugal, estão reunidos mais que argumentos para construir um estudo de caso, que possa apontar uma estratégia de médio‐longo prazo para este sector, com tamanho potencial.
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