Estratégia de internacionalização dos vinhos portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6231 |
Resumo: | Em 2003 a ViniPortugal contrata a Monitor Group, para desenhar uma estratégia que ative o cluster dos vinhos Portugueses, nomeadamente no que concerne às exportações. São apresentados vários documentos, que traçam um diagnóstico sobre a indústria, apontam metas de médio prazo e definem mercados prioritários. Passados 9 anos, as exportações portuguesas encontram‐se num patamar um pouco acima, em termos de valor, ao de 2003. No entanto a performance de outros países, em especial, alguns do denominado “Novo Mundo” é substancialmente diferente. As estratégias são bem diferenciadas, bem como os resultados. A caracterização do sector de produção de Vinhos em Portugal aponta para um grande problema de fragmentação, tanto ao nível da produção, bem como ao nível da promoção. Um sector extremamente pulverizado, com muitas entidades e agentes económicos envolvidos e sob uma apertada legislação, para garantir a origem dos produtos. Existe a sensação em alguns agentes económicos de que houve incapacidade de passar a estratégia desenhada para a prática. Existem simultaneamente ausências de resposta, sobre qual o caminho a percorrer e qual o posicionamento que deve ser desejável para os Vinhos Portugueses. Numa conjuntura atual em que os recursos são escassos e que se espera que as exportações possam contribuir com a dinamização da economia e do emprego em Portugal, estão reunidos mais que argumentos para construir um estudo de caso, que possa apontar uma estratégia de médio‐longo prazo para este sector, com tamanho potencial. |
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Estratégia de internacionalização dos vinhos portuguesesEstratégias internacionalizaçãoVinhos portuguesesTendências de consumoComportamento do consumidor -- Consumer behaviorInternationalization strategiesPortuguese winesConsumer trendsEm 2003 a ViniPortugal contrata a Monitor Group, para desenhar uma estratégia que ative o cluster dos vinhos Portugueses, nomeadamente no que concerne às exportações. São apresentados vários documentos, que traçam um diagnóstico sobre a indústria, apontam metas de médio prazo e definem mercados prioritários. Passados 9 anos, as exportações portuguesas encontram‐se num patamar um pouco acima, em termos de valor, ao de 2003. No entanto a performance de outros países, em especial, alguns do denominado “Novo Mundo” é substancialmente diferente. As estratégias são bem diferenciadas, bem como os resultados. A caracterização do sector de produção de Vinhos em Portugal aponta para um grande problema de fragmentação, tanto ao nível da produção, bem como ao nível da promoção. Um sector extremamente pulverizado, com muitas entidades e agentes económicos envolvidos e sob uma apertada legislação, para garantir a origem dos produtos. Existe a sensação em alguns agentes económicos de que houve incapacidade de passar a estratégia desenhada para a prática. Existem simultaneamente ausências de resposta, sobre qual o caminho a percorrer e qual o posicionamento que deve ser desejável para os Vinhos Portugueses. Numa conjuntura atual em que os recursos são escassos e que se espera que as exportações possam contribuir com a dinamização da economia e do emprego em Portugal, estão reunidos mais que argumentos para construir um estudo de caso, que possa apontar uma estratégia de médio‐longo prazo para este sector, com tamanho potencial.In 2003 ViniPortugal hires the Monitor Group, to design a strategy for the Portuguese wine Cluster activation, with special emphasis on exports. According to this request, several documents were presented, whith a diagnosis on the industry, forecasting medium‐term targets and defining priority markets. After nine years, exports are a little bit higher in terms of value, comparing to 2003. However the performance of other countries, in particular, some of the so called "New World" are substantially different. The strategies are well‐differentiated as well are the results. The characterization of the portuguese wine sector indicates a major problem of fragmentation, convering production and promotion. This is a sector highly fragmented, with many authorities and economic agents involved and under a tight legislation to guarantee the origin of products. There is a sense in some economic agents that there was a failure on the implementation of the strategy designed. There is an absence of response, about which way to go and what positioning it should be desirable for Portuguese wines. Nowadays, when the resources are scarce and it is expected that exports would contribute to boosting the economy and employment in Portugal, we have gathered a reasonbly amount of arguments to build a case study, which can indicate and contibute with a medium – long term strategy for this sector, with such potential.2014-01-20T09:53:07Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6231porFerreira, Jorge Miguel dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:42Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:54.183821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Em 2003 a ViniPortugal contrata a Monitor Group, para desenhar uma estratégia que ative o cluster dos vinhos Portugueses, nomeadamente no que concerne às exportações. São apresentados vários documentos, que traçam um diagnóstico sobre a indústria, apontam metas de médio prazo e definem mercados prioritários. Passados 9 anos, as exportações portuguesas encontram‐se num patamar um pouco acima, em termos de valor, ao de 2003. No entanto a performance de outros países, em especial, alguns do denominado “Novo Mundo” é substancialmente diferente. As estratégias são bem diferenciadas, bem como os resultados. A caracterização do sector de produção de Vinhos em Portugal aponta para um grande problema de fragmentação, tanto ao nível da produção, bem como ao nível da promoção. Um sector extremamente pulverizado, com muitas entidades e agentes económicos envolvidos e sob uma apertada legislação, para garantir a origem dos produtos. Existe a sensação em alguns agentes económicos de que houve incapacidade de passar a estratégia desenhada para a prática. Existem simultaneamente ausências de resposta, sobre qual o caminho a percorrer e qual o posicionamento que deve ser desejável para os Vinhos Portugueses. Numa conjuntura atual em que os recursos são escassos e que se espera que as exportações possam contribuir com a dinamização da economia e do emprego em Portugal, estão reunidos mais que argumentos para construir um estudo de caso, que possa apontar uma estratégia de médio‐longo prazo para este sector, com tamanho potencial. |
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